ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A QUÍMICA DO PRÉ-SAL COMO AGENTE MOTIVADOR PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR

AUTORES: MONTEIRO, L.G. (UFF) ; FILHO, A.P.N (UFF) ; FARIAS, F.M.C. (UFF)

RESUMO: O tema pré-sal pode ser trabalhado nas escolas de ensino médio de maneira a unir
conhecimentos de química, biologia, geografia e história. Esta interdisciplinaridade
tem como finalidade ampliar a noção do aluno sobre as substâncias químicas atuantes
neste contexto, sua importância econômica, como estão presentes no seu cotidiano e qual
é o risco que a exploração dos campos de petróleo pode causar ao meio ambiente. A base
didática deste trabalho está fundamentada no uso de exemplificação com base no
cotidiano do aluno e jogos.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, pré-sal, interdisciplinaridade

INTRODUÇÃO: Por ser um tema atual e em constante discussão nos meios de comunicação o pré-sal
pode ser um excelente agente motivador para as aulas de química, pois torna possível
o enlace de concepções anteriormente fixadas pelo aluno, por meio de noticiários,
propagandas, revistas ou jornais, a novos conhecimentos em várias áreas (AGUIAR,
2002). Esse “novo conhecimento” obtido pela expansão das idéias anteriormente
estabelecidas é a essência da aprendizagem significativa , teoria defendida pelo
psicólogo da educação David Paul Ausubel (MOREIRA, 1982). Além disso, o pré-sal
correlaciona conhecimentos de história, geografia, física e química, o que acarreta
no aluno uma concepção mais geral da ciência, tornando-o capaz de aplicar este
conhecimento em seu cotidiano, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio, PCN+. Ressaltar a importância financeira do pré-sal permite uma
ligação com várias disciplinas da área de ciências humanas, econômicas e da biologia.
O processo de refino do petróleo pode se usado como tema motivador de uma aula de
separações físicas devido às destilações envolvidas e os derivados obtidos por este
processo podem ser utilizados para uma aula de química dos hidrocarbonetos e
polímeros. A solubilidade do óleo em água possibilita uma ponte com temas ambientais,
no risco que a exploração dos campos pode causar ao meio ambientes. Junto a todo
processo interdisciplinar, este trabalho também se apóia no uso de jogos como agente
facilitador do aprendizado.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia deste trabalho tem como base a investigação (por meio de pesquisa
bibliográfica): dos fenômenos geoquímicos que ocorrem no desenvolvimento da camada de
pré-sal; das influencia da química na exploração dos campos; dos produtos para
consumo que podem ser gerados a partir do petróleo; da formação de combustíveis e de
danos que estes podem trazer ao meio ambiente. E, a partir destes dados, foram
elaboradas aulas para escolas de ensino médio. Estas aulas têm como base utilizar o
pré-sal como objeto de pesquisa, apresentando a turma os aspectos positivos e
negativos de sua exploração e a influência disso em várias áreas da ciência e
principalmente na vida do aluno. Utiliza-se para facilitar o processo o filme O
refino, um jogo de tabuleiro colorido chamado “os caminhos do pré-sal” e para
avaliação dos conceitos um “quiz” com participação de toda turma. No jogo “Os
Caminhos do Pré-sal”, são apresentados aos alunos uma série de problemas
relacionados: à exploração do petróleo, aos danos ao meio ambiente, mistura de
substancias química, nomenclatura e classificação de hidrocarbonetos. Para saber que
pergunta terá que responder o aluno deverá jogar um dado e o número obtido no dado
será o número de casa que ele terá que percorrer para chegar a uma determinada
pergunta. A cada erro o aluno deve voltar duas casas e ganhará o aluno que conseguir
chegar ao fim do percurso primeiro. Este jogo é aplicado depois de duas aulas que têm
como objetivo relacionar todos estes assuntos por meio de textos, figuras e
exemplificações relacionadas ao pré-sal. Derivados de petróleo utilizados no
cotidiano também são utilizados como exemplo neste contexto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto foi aplicado no colégio estadual Manuel de Abreu, localizado na cidade de
Niterói - Rio de Janeiro. Nesta ocasião, os alunos demonstraram já ter algum
conhecimento sobre a definição de pré-sal, perguntaram sobre o processo de formação
geológica, aprenderam a classificar e nomear hidrocarbonetos e entenderam como
funciona uma destilação fracionada. O uso de exemplos relacionados a hidrocarbonetos
utilizados no dia-a-dia e a importância econômica dos derivados de petróleo
aumentaram o interesse dos alunos sobre a química orgânica envolvida no assunto.
Também foi possível desenvolver no aluno, o espírito científico, aumentando sua
curiosidade sobre os assuntos e ajudando-lhes a propor soluções a partir do conteúdo
aplicado. O método desenvolvido junto aos discentes para além ampliar o interesse dos
mesmos demonstrou a dimensão interdisciplinar da ciência, que é fundamental para o
desafio de compreender as questões que envolvem o mundo atual.

CONCLUSÕES: Com este trabalho foi possível observar o comportamento dos alunos com relação ao tema
pré-sal e com isto foi possível iniciar uma pesquisa com novos experimentos e técnicas
de aula para que possa ser feito um trabalho valioso e interdisciplinar. Também foi
possível conhecer mais sobre o processo de formação de petróleo, o refino e seus
derivados que contribuem para diversas atividades do dia-a-dia. E com este conhecimento
criar textos que podem ser usados em aulas em diversos tipos de escolas.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pela concessão das bolsas PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- AGUIAR, M. R. M. P; MARIA, R. C. S.; AMORIM, M. C. V. ; SANTOS, Z. A. M.; GOMES, P. S. C. B.; BALTHAZAR, R. G. Petróleo: um tema para o ensino de química. Química Nova na Escola, 2002.n. 15, p. 19.
2- MOREIRA, M.A.; MASINI, E.F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.
3- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN +: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2002. p. 41