ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DE MULTIMÍDIA COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA BASEADO NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS

AUTORES: PINHEIRO, O. C. (IFMA) ; CIDREIRA, I. A. (IFMA) ; SILVA, I. F. A. (IFMA) ; SOUSA, F. G. (IFMA) ; OLIVEIRA, M. M. (IFMA)

RESUMO: Diante do mundo repleto de mídias e novas tecnologias inseridas no cotidiano dos alunos, os vídeos associados às HQs podem ser utilizados para despertar curiosidade e o interesse dos alunos pelas disciplinas taxadas de difíceis, criando uma atmosfera de caráter cômico e familiar, sendo um recurso pedagógico excelente para atrair os alunos e despertar competências que vão além de informações científicas, mas de interdisciplinaridade. Este trabalho teve por objetivo analisar a relevância da elaboração de materiais alternativos de multimídia na formação de alunos de Licenciatura em Química, no seu próprio processo de ensino-aprendizagem, bem como para facilitar o processo de abstração dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: físico-química, multimídia, aprendizagem

INTRODUÇÃO: Estimular crianças e adolescentes a gostar das ciências tem sido um grande desafio para pais e educadores nos últimos anos. Disciplinas como Química, Física, e Matemática, são consideradas difíceis de compreender, devido à dificuldade de abstração e a aulas maçantes, incapazes de despertar o interesse dos alunos. Em função dessa dificuldade, surgiu a alternativa de utilizar uma metodologia de ensino que aborde essas disciplinas de modo a chamar a atenção dos alunos e auxilie no processo ensino-aprendizagem, como um material de multimídia baseado em histórias em quadrinhos e vídeos. Segundo Parra (1985 apud GOUVEIA et. al.) “se bem produzidos e utilizados, os auxiliares audiovisuais podem criar uma atmosfera que envolve emocionalmente o aluno, quase um pré-requisito para conseguir levá-lo a um trabalho ativo e auto-iniciado”. Para Passos e Melo (1992, apud GOUVEIA et. al.), “o grande atrativo das imagens e do som é o poder de persuasão e o imediatismo das mensagens, que constituem força que, sem dúvida, fascinam o espectador”. Ou seja, trata-se de um material de apoio excelente.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente, foram realizadas as práticas laboratoriais na disciplina de físico-química experimental II pelos alunos da Licenciatura em Química cujos temas abordavam soluções, equilíbrio químico, cinética química e eletroquímica, com registros de filmagens e fotografias de todo o processo. Após as práticas, elaboravam-se os relatórios convencionais, os quais eram convertidos em quadrinhos. Em seguida se partia para a edição dos vídeos com a colocação das legendas dos reagentes, reações, produtos e áudio, de acordo com o roteiro dos quadrinhos, na parte experimental. Por fim, era discutido o resultado final do material com o acompanhamento das histórias em quadrinhos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o processo de elaboração do recurso didático, os alunos demonstraram interesse em criar condições necessárias para inserir tal ferramenta em disciplinas de química de caráter experimental. Isso também facilitou a assimilação dos conteúdos relativos à disciplina, pois os experimentos eram analisados cuidadosamente durante sua edição. O problema mais comum era na manipulação dos programas editores de vídeos, que muitas vezes não ofereciam os recursos desejados na confecção do material, bem como a acústica e iluminação dos laboratórios que prejudicava o áudio a nitidez das imagens. Contudo, o resultado foi um material lúdico, que buscou melhorar a compreensão das práticas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

CONCLUSÕES: O material de multimídia, dos quadrinhos associados aos vídeos pode alcançar um alto nível de compreensão devido à presença de elementos que possam não ser parte do cotidiano dos alunos, mas que a visão das reações e do procedimento prático no laboratório auxiliam no entendimento das figuras das HQs ou mesmo dos livros didáticos, com o objetivo de facilitar a aquisição de informações permitindo a abstração.

AGRADECIMENTOS: Ao IFMA, DAQ, aos amigos do GEQ e ao Professor Marcelo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOUVEIA, Clarisse de Paula; et. al. O vídeo no processo ensino-aprendizagem: Produção e Aplicação de Um vídeo sobre o aquecimento global em duas escolas de Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema5/TerxaTema5Artigo13.pdf. > Acesso em: 15 jul. 2011.