ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O acompanhamento in loco de aulas de química como integração Pibid e escola-participante

AUTORES: SILVA,A.G. (IFG) ; VARÃO,L.H.R. (IFG) ; ALVES,B.H.P. (IFG)

RESUMO: A monitoria é utilizada em curso de licenciatura procurar familiarizar os futuros docentes com a realidade escolar e além de proporcionar ao futuro professor o contato direto com os alunos. Neste trabalho buscou-se realizar o acompanhamento in loco das aulas de química como objetivo de interagir escola-universidade e promover a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação a fim de elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, pibid, monitoria

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o verdadeiro papel da escola é promover por meio de ações singulares ou compartilhadas com outros profissionais da educação projetos educativos de qualidade que busquem formar cidadãos capazes de interferir criticamente em sua realidade para transformá-la. E para que isso se concretize é necessário que os profissionais da educação estejam preparados para a realidade escolar a fim de alcançar o seu objetivo.
Com esta perspectiva, realizou-se uma atividade com o intuito de aproximar os discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) à realidade escolar. A atividade proposta compreendeu um acompanhamento in loco, por parte dos estudantes bolsistas do PIBID, das aulas da disciplina de química durante os meses de Abril, Maio e Junho de 2011. Com o objetivo de ofertar apoio pedagógico ao professor supervisor e monitoria aos alunos das turmas acompanhadas, auxiliando os estudantes quando estes apresentavam dúvidas em relação aos conteúdos trabalhados em sala, bem como propiciar aos bolsistas, e futuros docentes, interação e vivência com as questões que envolvem o exercício da profissão de professor. O pibidiano iria atuar como mediador, um facilitador da aprendizagem do aluno, ou procurando orientar nos momentos em que o professor não pudesse atendê-lo, seja, seria o pibidiano um intermediário entre o conhecimento e o aluno.
Foram acompanhadas três aulas por semana da disciplina de química na escola-participante Colégio Estadual Polivalente Dr. Menezes Jr (C. E. Polivalente), durante o período matutino.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização da atividade, inicialmente, a coordenadora responsável pelo PIBID-IFG campus Itumbiara, juntamente com as professoras supervisoras da escola-participante selecionou as turmas em que os pibidianos iriam realizar o projeto. Foram escolhidas 14 turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, tal decisão ocorreu de modo que cada um dos 14 discentes que participam do programa acompanhasse somente uma turma e foram repassados aos mesmos os horários das turmas de forma que pudessem seguir as aulas da disciplina de química. A dinâmica do acompanhamento na sala de aula ocorreu de forma que o bolsista auxiliasse o professor no atendimento às dúvidas dos alunos. Além disso, o pibidiano daria assistência na preparação de aulas práticas, bem como na realização de atividades extraclasse que envolvesse a disciplina de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se, na prática, que a utilização do acompanhamento das aulas pode ser uma ferramenta complementar do trabalho pedagógico e auxilia na aprendizagem dos conteúdos da disciplina. No início do desenvolvimento da atividade proposta, os alunos da escola-participante se mostraram acanhados com os bolsistas na sala de aula, não procurando auxílio para sanar dúvidas, o que dificultou a ação destes. Com a aproximação dos pibidianos e alunos da escola foi possível alcançar os objetivos propostos, principalmente no desenvolvimento de atividades extraclasse e em aulas práticas, pois, nestas aulas os alunos se estavam mais agitados e apresentavam mais indagações acerca do conteúdo e com assistência do pibidiano ao professor o desenvolvimento destas atividades citadas ocorreu de forma mais dinâmica. Um fato a ser levantado é que não houve procura por parte dos alunos às monitorias realizadas no contra turno em véspera de prova. Vale salientar também que a partir do acompanhamento in loco das aulas surgiram ideias de projetos de intervenção a serem executados na escola-participante com a finalidade de incentivar a monitoria em horários extraclasse.

CONCLUSÕES: O acompanhamento de turmas na escola-participante proporcionou aos pibidianos uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar e questões reais no exercício da docência, pois através do acompanhamento teve-se um maior contato com os alunos da escola-participante. Além disso, os pibidianos puderam contribuir com a melhoria do ensino de química na escola, acrescentando novas práticas pedagógicas que aproximaram o viés prático à teoria estudada pelos alunos.

AGRADECIMENTOS: CAPES, PIBID, IFG – C. Itumbiara, Colégio Estadual Polivalente “Dr. Menezes Jr.”.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MASETTO, M. T; MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica.
Campinas: Papirus, 2000.