ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Elaboração do Catálogo de Estágio Supervisionado dos Cursos de Bacharelado em Química e Química Industrial do Instituto de Química da UFU.

AUTORES: PRADO, F.S. (UFU) ; NASCIMENTO, N.D. (UFU) ; CRUZ, W.O. (UFU)

RESUMO: O trabalho teve como objetivo catalogar os estágios supervisionados, identificando-os,
para a obtenção do título, discentes e docentes envolvidos e o resumo do trabalho. Será
realizada a organização destes estágios no laboratório de Ensino e a confecção do
catálogo, tendo como intuito a publicação do mesmo em meios, como por exemplo, a
internet. Tem-se como objetivo também que seja utilizado por discentes e docentes do
Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia em suas pesquisas.

PALAVRAS CHAVES: catálogo, estágio e currículo.

INTRODUÇÃO: O Projeto Pedagógico do Curso de Química Industrial contempla as Diretrizes dos
cursos de química e definiu o Estágio Supervisionado como componente curricular
obrigatório, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma(1).
Ficou estabelecido também, que o mesmo devera ser realizado exclusivamente na
indústria,garantindo aos discentes a permissão de atuarem como químicos ao possuírem
o diploma oficializado e registrado no Ministério do Trabalho, Indústria e
comércio(2). Baseado nestes preceitos entende-se que o estágio tem uma extrema
importância para o Curso e para o antigo Bacharelado, visando ao aprendizado de
competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular,
objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho(1).
Este trabalho se baseia na criação de um catálogo de Estágios Supervisionados que
constará o nome do discente/orientado e do docente/orientador, título do trabalho,
palavras-chave, ano da defesa e o resumo. Este projeto terá como um dos seus
impactados a recuperação do histórico do Estágio Supervisionado nos Cursos do
Instituto de Química e contribuirá não somente para o conhecimento, visando atender
as necessidades atuais(3), mas também para nortear outros tipos de estágios,
pesquisa e extensão na unidade acadêmica, capacitando ainda mais a habilidade
profissional do discente. Os discentes terão em mãos uma ferramenta importantíssima
para balizar o seu trabalho e sua pesquisa. Este catálogo será uma fonte de
informação das atividades desenvolvidas pelos discentes em sua trajetória pelo curso.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizadas pastas contendo defesas de estágios supervisionados, planilhas
contendo todos os discentes que já concluíram ou estão em termino do extinto curso de
Química Bacharelado e dois computadores (para que o trabalho fosse realizado). Todos
esses materiais foram cedidos pelas coordenações dos cursos de Química Bacharelado e
Licenciatura e de Química Industrial e de órgãos da Universidade Federal de Uberlândia
responsável pelo armazenamento de dados sobre os discentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa se voltou para o levantamento de dados, através de arquivos, pastas e
mídias antigas (disquetes) com informações de todos os discentes matriculados na
disciplina de Estágio Supervisionado (QLI030). Estes arquivos foram obtidos através
do atendimento ao aluno, da própria coordenação do curso, da sala do NEPEQ (Núcleo de
Estudos e Pesquisa em Química) no Instituto de Química e de um departamento da UFU,
denominado "Arquivo Inativo". Para encontrar os discentes foi utilizada uma lista com
todos os alunos pertencentes ao Curso de Química, esta lista foi pedida ao CTI
(Centro de Tecnologia e Informação) da Universidade Federal de Uberlândia.
Como, não havia o arquivamento das monografias e nem de arquivos de estágios por
parte das antigas Coordenações do Curso de Química Bacharelado, resultou como um
empecilho para a pesquisa. Consequentemente, somente algumas monografias, porém a
lista adquirida com o CTI também apresentava um resumo bem simples sobre o Estágio
Supervisionado de cada discente.
Foram identificados os docentes que orientaram cada um dos discentes e o título do
trabalho. Isto foi possível devido à solicitação de um órgão da universidade
responsável por arquivar dados sobre discentes inadimplentes que já havia concluído o
curso. A partir da posse dos dados de resumos e monografias encontrados nos arquivos
(obtidos no Arquivo Inativo, Coordenação do Curso de Química e principalmente no CTI)
e algumas pastas (obtidos na sala do NEPEQ - Instituto de Química), as informações
puderam ser cruzadas. Dessa forma, pode-se elaborar um pré-catalogo de estágios
supervisionados dos cursos do IQ-UFU. Neste está constando o nome do discente, nome
do orientador, título do trabalho, palavras-chave, ano da defesa, observações do
estágio e objetivo.

CONCLUSÕES: Algumas atividades ainda estão em desenvolvimento e planeja-se sua conclusão em breve.
Com isso, iniciou-se um levantamento dos alunos que constavam inadimplentes, a respeito
dos dados necessários para formulação do catálogo de estágio supervisionado e, portanto
houve uma mudança na execução do cronograma do trabalho. As atividades ficaram voltadas
somente a busca de dados que possam vir a completar as informações desses alunos.
Entretanto apesar dos imprevistos, a confecção do catálogo esta na fase final e
consequentemente a publicação desse trabalho no site vinculado ao Instituto de Química.

AGRADECIMENTOS: Funcionários das Coordenações do Curso de Química Industrial e Licenciatura, aos órgãos


vinculados a Universidade Federal de Uberlândia e

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasília, Lei n°11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes,... Brasília DF. (1)
Brasil. Decreto-lei n° 24.693, de 12 de julho de 1934. Lei de Regulamentação do exercício da Profissão de químico. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília DF, 31 dez. 1934.(2)
Rio de Janeiro, Lei n° 2.800, de 18 de junho de 1956. Cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sobre o exercício da profissão do Químico, Rio de Janeiro.
Zucco, C.; Pessine, F. B.T.; Andrade, J.B.. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química. Química Nova, v. 22, n°3, p. 454-461, 1999. (3)
Universidade Federal de Uberlândia. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Química Industrial. Uberlândia 2007.