ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ENSINO DA TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO JOGOS DIDÁTICOS

AUTORES: SANTOS, L.V.; CASTRO, S.S. (UFU)

RESUMO: RESUMO: É de grande importância aplicar o conteúdo propriedades periódicas utilizando
novas metodologias e estratégias de ensino, para que possa facilitar o aprendizado dos
conceitos e também despertar um maior interesse aos alunos.
Por isso a aplicação de jogos educativos pode ser de grande valia, pois desenvolvem
habilidades cognitivas importantes tais como, resolução de problemas, criatividade,
raciocínio rápido, dentre outras.
Neste trabalho observou-se que a aplicação de jogos didáticos em sala de aula torna o
ensino mais atrativo e interessante para os alunos tendo grande importância para se
obter bons resultados em sala de aula.


PALAVRAS CHAVES: tabela periódica, jogos didáticos

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A Tabela periódica é a forma mais coerente de organização dos elementos
químicos onde são observadas semelhanças entre suas propriedades físicas e químicas,
sendo assim o estudo da Tabela Periódica tem grande importância no ensino médio.
Quando se fala em propriedades periódicas imagina-se um conteúdo difícil de ser
abordado dentro da sala de aula, de modo que este causa desconforto para o professor
e para o estudante que na maioria dos casos, não sabem como utilizar a tabela
periódica e acabam por decorar as informações ali contidas. Aulas com uma metodologia
de trabalho diferenciada, partindo de exemplos conhecidos dos estudantes e realizando
atividade utilizando jogos educativos, mostra-se uma boa alternativa, pois esse
método desperta o interesse dos alunos e isso reflete em um aumento no rendimento
escolar e na disciplina.
O jogo educativo deve ter suas funções bem definidas, devendo proporcionar função
lúdica – que esteja ligada a diversão, e a função educativa – que tem por objetivos a
ampliação de conhecimentos, e adicionalmente os jogos educativos contribui para
relação aluno-professor e aluno-aluno.
Diante do assunto tabela periódica e as propriedades periódicas, a proposta deste
trabalho foi desenvolver um jogo sobre este tópico. A atividade aqui proposta foi
preparada de modo que os alunos pudessem se familiarizar com a Tabela Periódica
podendo identificar e correlacionar às propriedades periódicas dos elementos
químicos. Cabe ressaltar que o jogo não se trata de sorte e sim de estratégia, ou
seja, quanto mais o aluno conhecer os elementos e suas propriedades, maior será sua
chance de sair campeão.


MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: O material desenvolvido foi baseado no jogo de cartas Super
Trunfo, que é um jogo clássico com motos carros e aviões.
O jogo foi desenvolvido com 98 elementos químicos e as propriedades trabalhadas
foram: massa atômica, número atômico, raio atômico, grupo, período, energia de
ionização, eletronegatividade, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e
elétrons na camada de valência.
Inicialmente foi realizada uma pesquisa nos livros didáticos para saber quais eram as
propriedades periódicas e aperiódicas mais, ou menos abordadas por estes. Após a
obtenção desses dados, optou-se por colocar no jogo algumas das mais abordadas e
algumas das menos abordadas.
Primeiramente as cartas foram confeccionadas de forma artesanal, utilizando-se de:
- Cartolina
- Cola
- Régua
- Tesoura
- Canetas
- Material para pesquisa
Após ter-se uma idéia sobre como ficariam as cartas, utilizou-se do programa
computacional INKSCAPE, onde foi proposto que os alunos também participassem da
confecção das cartas. Dividiu-se então igualmente a quantidade de cartas que cada um
faria.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Melhoras significativas foram observadas nos alunos, eles se mostraram mais estimulados
pelas atividades com o jogo didático realizadas em sala de aula, além de poderem
associar os conteúdos vistos em sala de aula com o cotidiano de forma mais clara.
O jogo didático também fez com que o aluno compreendesse que conhecendo bem as
propriedades dos elementos a probabilidade de armar uma estratégia e ganhar o jogo é
maior.

Modelo das cartas do Jogo Super Trunfo de Química





CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: De acordo com o que podemos observar o assunto Tabela Periódica e
propriedades periódicas é visto pelos alunos simplesmente como uma tabela que trás
algumas informações que eles têm que estudar e decorar.
A utilização do jogo Super Trunfo da Tabela Periódica, para ensinar as propriedades
periódicas, quando aplicado de uma forma descontraída em um ambiente favorável mostrou-
se uma ótima alternativa visto que para os alunos favorece o processo de aprendizagem,
o acesso a conteúdos científicos de forma lúdica e educativa.


AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Agradecemos a professora Nicéa Quintino, aos alunos David Luiz e
Fernando Silva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS:
CUNHA. M. B. Química: jogos didáticos. Santa Maria: Grafos, [s.n.] 2000
GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; CODOGNOTO, L.; Tabela periódica – um
super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, v.
32, n. 1, p. 22-25, fev. 2010.
SOARES. M. Jogos Didáticos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicação.
Guarapi: Ex Libris, 2008. 169 p.