ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA QUÍMICA E DA MATEMÁTICA.

AUTORES: SILVA, C.R.S. (UFMA) ; COELHO JUNIOR, J.B. (UFMA) ; MARTINS, S. C. (UFMA) ; SILVA, L.M.S (UFMA) ; MARQUES, C.V.V.C.O (UFMA)

RESUMO: O atual contexto educacional requer um ensino de Ciências que desenvolva competências e habilidades diferenciadas, visando principalmente o exercício da cidadania. Atividades interdisciplinares vêm se apresentando eficazes no Ensino de Ciências, quando empregadas como estratégias que possibilitam aprendizagem significativa por parte dos alunos, pois integram de forma contextualizada vários saberes de diferentes áreas de conhecimento, como a química e a matemática. O presente trabalho descreve uma metodologia aplicada aos alunos da Licenciatura de Matemática, como meio de desenvolver saberes docentes aplicados no Ensino de Eiências. Os resultados comprovam a eficiência da metodologia e demonstram que foi desenvolvida uma postura reflexiva essencial para o início do exercício da carreira.

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade, química, matemática

INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, as discussões sobre formação de professores vêm sendo muito recorrente nas pesquisas científicas de cunho educacional, pontualmente sobre professores para atuarem nas disciplinas das Ciências da Natureza, devido aos elevados índices de fracasso escolar por parte dos alunos nestas disciplinas (PAVÃO, 2008). Entre os motivos que causam este patamar, pontuam-se as dificuldades enfrentadas pelos professores em início de carreira em planejar e aplicar estratégias diferenciadas que despertem motivação nos alunos e promovam mudanças e aplicação dos conceitos de ciências no cotidiano particular. É neste sentido que se vem delineando novas trajetórias para professores que atuam nesta área, como o trato interdisciplinar no planejamento de aulas de ciências para efetiva contribuição no desenvolvimento da construção do conhecimento dos alunos, assim como a introdução de aulas experimentais como forma irrefutável de associar o conhecimento teórico do prático, que tradicionalmente é dicotomizado pelos planejamentos de ensino (MARSULO, 2006). As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), orientam que a organização curricular de cada instituição de ensino atente para a integração e articulação dos conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo, propor estratégias de cunho interdisciplinar destinadas ao Ensino de Ciências, entre as disciplinas de Química e Matemática a fim de promover saberes docentes para professores em formação do curso de Licenciatura de Matemática, através da contextualização dos conceitos da matemática dentro da linguagem química, proporcionando o estreitamento da relação interdisciplinar para entendimento significativo de ambos os conhecimentos.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido com alunos da Licenciatura de Matemática, durante o primeiro semestre letivo, através da disciplina de Química Geral e Inorgânica, a qual é oferecida regularmente como parte da matriz curricular do projeto político pedagógico deste curso. Inicialmente, buscou-se discutir alguns artigos que envolvem pesquisa em Ensino de Ciências, aproximando os alunos da perspectiva dos novos paradigmas educacionais, que orientam o professor desenvolver sua práxis docente de maneira reflexiva, como também introduzir novas percepções a respeito do universo de ensino da ciências. Na seqüência, aplicaram-se seis experimentos básicos, cujo conteúdo inter-relacionado contemplam o que é disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências, entre eles: números inteiros e decimais, fração e proporção, média aritmética, desvio-padrão, regra de três simples, exatidão e precisão, entre outros. As práticas realizadas nesta disciplina, foram: Normas de Segurança em Laboratório, Equipamentos e Vidrarias de Laboratório, Medidas de Volumes, Pesagem de substâncias Sólidas e Líquidas, Preparo de Soluções e Processos Físicos de Separação de Misturas. Durante as atividades, foi trabalhado os valores numéricos obtidos nas atividades fazendo as relações possíveis com assuntos do conteúdo programático de matemática da Educação Básica. Trabalhou-se também, a elaboração e interpretação de gráficos, uma vez que esta linguagem se apresenta cada vez mais comum nos livros didáticos e vem sendo necessária em vários setores da vida cotidiana dos alunos. Como etapa final, foi pedido que os alunos fizessem a simulação de um plano de aula que contemplasse estratégia interdisciplinar, para que sirva de material de apoio para seu futuro profissional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após as discussões dos artigos, iniciaram-se os trabalhos práticos com a apresentação do laboratório através das Normas de Segurança de Laboratório e Apresentação das vidrarias e equipamentos de Laboratório, possibilitando assim a percepção e reconhecimento da linguagem instrumental, como também das possibilidades de práticas de trabalho. Havia um certo receio por parte alunos da licenciatura de Matemática, ratificando a falta de intimidade e o distanciamento perceptivo com a área de ciências. Após esta etapa de interação, passou-se para a prática que contemplava a atividade Medidas de Volumes, Pesagem de substâncias Sólidas e Líquidas, onde buscou-se o trato interdisciplinar. Os alunos do curso de matemática puderam imaginar e desenvolver suposições de conteúdo matemático das disciplinas da Educação Básica com dados obtidos a partir de linguagem química de dados de laboratório. Vários volumes de água destilada foram medidos em diferentes vidrarias de uso rotineiro de laboratório, e a partir da verificação da precisão das vidrarias, os volumes obtidos foram plotados em gráficos, onde se desejava trabalhar questões matemáticas de interpretação e cálculos como desvio padrão, função matemática, plano cartesiano, etc. Da mesma forma foi trabalhado os valores obtidos nas pesagens de reagentes sólidos, como também da pesagem de vidrarias que se utiliza em laboratório para executar este procedimento de pesagens. A forma como os alunos de matemática interpretaram as possibilidades de interação dos dados obtidos no laboratório de química com os conteúdos matemáticos impressionou e motivou em trabalhar de forma aprofundada com a ciência química. Também se pontua desenvolvimento progressivo de desenvoltura em laboratório, além de interesse pela didática das ciências.

CONCLUSÕES: Estas atividades interdisciplinares proporcionaram aos alunos de matemática, a inter-relação com as outras ciências da natureza, além de proporcionarem criticidade e criatividade nas várias possibilidades de realizarem contextualização da matemática que com certeza facilitarão o início da carreira docente. A receptividade destes alunos aos trabalhos desenvolvidos ratificou a necessidade que se faz em direcionar atividades para o professor em formação, que lhes garantam informações de aplicação de metodologias diferenciadas para o estreitamento com sua prática pedagógica.

AGRADECIMENTOS: UFMA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, LDB .
LORENZETTI, L; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v.3, n.1, 2001.
MARSULO, M.A.G. SILVA, R.M.G. Os métodos científicos como possibilidades de construção de conhecimentos no ensino de ciências. Revista eletrônica de Enseñanza de las ciencias. Barcelona, v.4, n.3, 2005.
PAVÃO, A.C, FREITAS, D. Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos, EDUFSCar, 2008.