ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: Avaliação da atividade citotóxica e antioxidante das espécies: Costus Spiralis Rosc. e Citrus Limonum

AUTORES: SILVA, L.M. (IFES) ; SILVA, L.C.D. (IFES) ; MARÇAL, M.A. (IFES) ; FONSECA, R.M. (IFES) ; NASCIMENTO, I.A. (IFES) ; CLAUDINO, G.P. (IFES)

RESUMO: Duas plantas consideradas medicinais foram objeto de estudo. As espécies Costus spiralis Rosc. conhecida popularmente como cana de macaco e as folhas de Citrus limonum (limão)que foram submetidas a avaliação de suas atividades citotóxicas utilizando o ensaio de letalidade com microcrustáceo Artemia salina, prospecção fitoquimica através de testes qualitativos e a dosagem de atividade antioxidante pelo método fotocolorimétrico da redução do radical livre estável DPPH, onde foi utilizado o flavonoide rutina como padrão de atividade antioxidante. O extrato que apresentou maior atividade citotóxica e antioxidante foi os extrato etanólico do caule verde de Costus spiralis. A prospecção fitoquímica deste extrato apontou a presença de cumarinas, flavonóides, taninos e triterpenos.

PALAVRAS CHAVES: citotoxidade, antioxidante, prospecção

INTRODUÇÃO: Culturas dos mais distintos lugares, desenvolvidas ou não, conhecem e utilizam o potencial terapêutico dos vegetais no tratamento de doenças, práticas estas que acompanham o homem desde a pré-história e que evoluíram com ele ao longo dos anos (Coutinho, et. al., 2003). As plantas são os principais componentes da medicina tradicional, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora indústrias químicas e farmacêuticas tenham produzido uma imensa variedade de diferentes medicamentos, nos últimos tempos, cada vez mais tem se observado a necessidade de novos fármacos com eficácia no combate a doenças associadas a produção de radicais livres, queda de imunidade, neoplasia, bactérias e fungos resistentes aos medicamentos já conhecidos. Deste modo, além do estudo fitoquímico das plantas é importante que se investigue também atividades biológicas dos extratos brutos, frações e substâncias puras. Neste contexto as espécies Costus spiralis e Citrus limonum foram alvos de estudo. Costus piralis Rosc. pertence a família Costaceae sendo conhecida popularmente como cana-de-macaco. É uma espécie nativa encontrada em locais úmidos do sul do México, Yucatan, Costa Rica, norte da Colômbia e Brasil. A espécie é uma planta perene e suas folhas, hastes e rizomas são empregados na medicina tradicional de longa data, principalmente na região Amazônica (Lorenzi e Matos, 2002). A espécie Citrus limonum é conhecida popularmente como o limão, pertence à família Rutaceae, com ramos curtos, cheios de espinhos curtos e agudos (sem espinhos na variedade tahiti).

MATERIAL E MÉTODOS: Material vegetal
Um espécime de Costus spiralis e Citrus limonum foram coletadas em Aracruz-ES. Foram separados em folhas e caules. Uma porção do material vegetal foi seco à temperatura ambiente, moído e submetido à maceração exaustiva com etanol. A outra porção foi utilizada para preparar os extratos verdes em etanol. Os extratos obtidos foram concentrados sob pressão reduzida em evaporador rotatório, pesados e identificados.
Os extratos brutos das folhas e do caules verdes e secos foram submetidos a avaliação de suas atividades citotóxicas utilizando larvas de Artemia salina. A metodologia utilizada no bioensaio consistiu em diluir as amostras e o controle positivo e negativo pelo método de diluições aritméticas em solução aquosa de água do mar (artificial) com 1% de DMSO (V/V). Os ovos de A. salina foram colocados para eclodir em água do mar artificial por um período de 48 horas. Em tubos de ensaio foram acondicionados a solução aquosa, 10 larvas de A. salina e os extratos brutos nas concentrações: 50, 100, 200, 300 e 500 ppm, e solubilizados em H2O:DMSO (3:2) totalizando um volume de 5,0 mL. Após 24 horas de contato o número de organismos mortos e sobreviventes foi contabilizado e os dados obtidos foram submetidos à análise estatística através do programa Probit para obtenção da DL50. Os extratos brutos foram avaliados quanto ao seu potencial antioxidante utilizando-se o radical livre DPPH. Os extratos brutos e do flavonóide rutina nas concentrações de 25, 50, 125 e 250 ppm foram reagidos com DPPH 0,3 mM, após 30 minutos de repouso à temperatura ambiente foram realizadas leituras das absorbâncias a 518 nm. Os extratos brutos foram também submetidos a uma marcha de prospecção fitoquimica de acordo com Matos (1997).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os extratos brutos em etanol foram submetidos à prospecção fitoquímica o que permitiu através de testes qualitativos observar a presença de cumarinas, flavonóides, taninos e esteróides dentre os metabólios especiais testados.
Os extratos brutos dos caules e folhas verdes e secas de Costus spiralis foram avaliados quanto ao seu potencial citotóxico os resultados obtidos mostraram que seus extratos brutos em etanol de caules verdes apresentaram maior potencial citotóxico e antioxidante quando comparado aos extratos brutos de folhas e caules secos. As folhas verdes e secas de Citrus limonum também foram avaliadas quanto ao seu potencial citotóxico e antioxidante o que permitiu observar que os extratos das folhas secas apresentaram maior potencial.





CONCLUSÕES: Das espécies analisadas o extrato etanólico do caule verde de Costus spiralis Rosc. apresentou resultado mais relevante, uma vez que o mesmo apresentou maior potencial citotóxico e antioxidante. Provavelmente devido a presença de cumarinas, flavonóides, taninos e triterpenos.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao Instituto Federal do Espirito-Santo pela oportunidade de realizar este projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 - Coutinho, H.D.M.; Bezerra, D.A.C.; Lobo, K.; Barbosa, I.J.F. 2003/2004, Conceitos.
2 - Matos,A.G.J. Introdução à Fitoquímica Experimental. Fortaleza, UFC, 1997. 141 p.