ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: QUÍMICA ORGÃNICA: TEORIA X PRÁTICA

AUTORES: Medeiros, B. (IFRN) ; Cruz, P. (IFRN) ; Cunha, A. (IFRN)

RESUMO: Neste trabalho é exposta uma nova abordagem para o ensino experimental em química orgânica básica.O trabalho experimental é paralelo às aulas teóricas que induzem a uma aplicação imediata dos conceitos teóricos incididos nele.Os experimentos são propostos como problemas a serem resolvidos,com analises e discussões;O estudante tem que deduzir a estrutura do produto com base em observações,os dados analíticos e seu conhecimento mecanicista.Ao todo são apresentadas sete experiências diferentes,divididas em sete capítulos temáticos.É garantida a segurança no laboratorio através da exclusão ou substituição de reagentes perigosos e tóxicos.Apenas o equipamento do laboratório padrão e vidrarias simples são obrigatórios.Todos experimentos incluem instruções para o tratamento dos residuos quimicos.

PALAVRAS CHAVES: PRÁTICA; EXPERIMENTAL; ORGÂNICA

INTRODUÇÃO: No ensino de Química,considera-se que as aulas práticas em laboratórios são de fundamental importância para uma aprendizagem significativa.Fazendo com que o conhecimento teórico trabalhe em conjunto com o pratico. Na maioria dos cursos de licenciatura em química das universidades brasileiras,é comum que as aulas experimentais sejam limitadas... Estudos realizados sobre o ensino de química revelam que muitas vezes as aulas práticas funcionam como mecanismo de motivação.MALDANER (2003) explica que “pensa-se nas aulas práticas como motivação para aceitar melhor esses conteúdos e,na relação com a vida diária para torná-los mais interessantes e,assim,guardá-los melhor na memória”. Na química orgânica,alvo de nosso estudo,a maior responsabilidade,a nosso ver,à ideia muito generalizada de que um curso experimental visa principalmente a um treinamento de procedimentos manuais,tradicionalmente relegados a técnicos e laboratoristas,e pouco acrescenta às atividades como o estudo teórico de estruturas e mecanismos.O que mais contribui para essa imagem é o fato de que as experiências mostradas são as velhas “receitas de cozinha”,ou seja,aquelas já preparadas que se deve seguir a risca onde qualquer deslize leva ao erro se assim não for feito,e antes mesmo da conclusão já é conhecido o resultado,dispensando assim o raciocínio próprio e a aplicação dos conhecimentos teóricos. Nosso trabalho tem como objetivo apresentar alguns experimentos de química orgânica que possibilitarão a interação com as aulas teóricas, e fazer com que os alunos apliquem o que fora aprendido, melhorando a compreensão de uma matéria que não é comum apresentação de aulas experimentais.

MATERIAL E MÉTODOS: Do ponto de vista da forma de elaboração, o trabalho classifica-se como qualitativo, pois não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. Quanto aos objetivos mais gerais, esta pesquisa é qualificada como exploratória. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, este estudo é classificado como bibliográfico, pois é elaborado, principalmente, por meio de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet. Com observação do seguinte parâmetro: Experimentos à Química Orgânica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: (RESUMO) -SUBISTITUIÇÃO E ELIMINAÇÃO Reação de Fenol com Brometo de Alila na Presença de Carbonato de Potássio -COMPOSTOS AROMATICOS Reação de naftaleno com sulfato de cério e amônio -SISTEMAS CONJUGADOS E REAÇÕES ELETROCICLICAS Reação de 3-dimetilamino-1-fenil-1-propanona com ciclo-hexanona -ADIÇÃO NUCLEOFILICA À DUPLA LIGAÇÃO Reação de benzaldeído (a) ou ciclo-hexanona (b) com brometo de alila e zinco -DERIVADOS CARBOXILICOS Reação de Glicose com Anidrido Acético sob Catálise Ácida (a) ou Básica (b) -ADIÇÃO A DUPLA LIGAÇÃO Reação de norborneno com ácido sulfúrico aquoso -ENÓIS E ENOLATOS Reação de acetoacetato de etila (a) ou malonato de dietila (b) com brometo de alila na presença de carbonato de potássio

CONCLUSÕES: Concluímos que o estudo da química orgânica não é considerado simples,porém,ao analisarmos atividades experimentais apropriadas,e que não sejam as antigas receitas prontas,podemos tornar tal estudo mais prazeroso... Os professores precisam ter em mente que os conteúdos com os quais trabalhem cheguem aos alunos de forma instigadora,de forma que eles percebam a sua utilidade,o seu significado... Espera-se assim,que as demonstrações aqui realizadas,possibilitem um auxilio a professores,alunos,pesquisadores,no que diz respeito a experimentação orgânica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIEBER, Lothar W. Departamento de Química Fundamental – UFPE – Química Orgânica Experimental: Integração de Teoria, Experimento e Análise. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1999/vol22n4/v22_n4_%20%2819%29.pdf . Acesso em: 08 de março de 2012.
FREIRE, P; SCHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
CHASSOT, A. MALDANER, O. A.Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2003. 3.ed.