ÁREA: Materiais

TÍTULO: Conforto térmico em uma Escola no município de Esperança PB e materiais que diminuem a ausência de conforto térmico na mesma.

AUTORES: Santos, J.C.M. (UFCG) ; Costa, A.B. (UFCG) ; Sales, E.M. (UFCG) ; Oliveira, F.S. (UFCG) ; Silva, V.M. (UFCG) ; Alves, H.G. (UFCG) ; Fernandes, C.B. (UFPB)

RESUMO: O problema do aquecimento em locais fechados é presente na maioria das empresas, escolas e casas.Além de causar problemas de saúde o aquecimento provoca perda de produção e rendimento para o ser humano. Diante do exposto, o presente trabalho analisou uma Escola no município de Esperança PB e através de um questionário aplicado com professores e alunos, assim como analise de todos os locais da escola, constatou-se uma ausência de conforto térmico na mesma. Tal conforto poderia ser alcançado através da troca do telhado, utilizando barro ou até um material mais eficiente como Poliestireno Expandido, também necessita-se de um reposicionamento de janelas. Com essas modificações seria possível um conforto térmico assim como melhoria na educação aumentando o rendimento dos alunos da escola.

PALAVRAS CHAVES: Conforto térmico; materiais isolantes; materiais para cobertura

INTRODUÇÃO: Trabalhos realizados por renomados cientistas apontam para um ganho de produtividade por parte do ser humano quando estes são expostos a um ambiente de trabalho termicamente confortável. Quando as trocas de calor entre o corpo humano e o ambiente ocorrem sem maior esforço, a sensação do indivíduo é de conforto térmico e sua capacidade de trabalho, desse ponto de vista, é máxima (FROTA e SCHIFFER, 2003 - pg. 17).Tendo em vista que o conforto térmico representa um aumento na produtividade humana, este é de grande importância em indústrias, casas e principalmente escolas, pois o rendimento tanto do educador como dos alunos chegaria ao seu máximo, melhorando desta forma a educaçãoSegundo ETERNIT apud SEVEGNANI et al. (1994), o forro é uma variável que influi no conforto térmico. O forro constitui uma barreira que obstrui o fluxo térmico originado pela insolação da cobertura e, deste modo, protege um indivíduo no interior da instalação. O forro tende a uniformizar as condições de conforto térmico nos ambientes, independentemente de qual tipo de telha se tenha utilizado. Diante do exposto, o presente trabalho avaliou uma Escola do Município de Esperança, Paraíba, e através da aplicação de questionário tanto com os professores como com alguns alunos e também de analises nos recintos da escola, constatou a ausência de conforto térmico, assim o trabalho tem por finalidade sugerir materiais para a cobertura do telhado a alcançar tal conforto e através dele maior rendimento.

MATERIAL E MÉTODOS: Um pequeno questionário foi realizado com sete professores se sete alunos, que trabalham e estudam na referida escola, a Escola do Município de Esperança PB, Além disto, fez-se uma pesquisa de campo em todos os recintos da escola a fim de apurar se o local contribui para um conforto térmico de quem nele se faz presente. As perguntas realizadas foram as seguintes: O que acham dos sistemas de refrigeração (ventilação) das salas de aula?O que pode melhorar?Como é a iluminação?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do questionário e da análise dos recintos da Escola, constatou- se um ausência significativa do conforto térmico, pois todos entrevistados sem exceção reclamaram da ventilação e principalmente do telhado que se encontra esburacado. Todos os entrevistados reclamaram ainda das janelas (sistema de ventilação utilizado), pois estas, quando abertas interferem na iluminação da sala e acústica, uma vez que ficam diretamente posicionadas para rua. O desconforto térmico na escola se dá principalmente em consequência do telhado, totalmente esburacado, pode-se notar que nas salas além do sistema de ventilação natural (janelas) usam-se ventiladores, porém muitos encontram quebrados tendo somente as janelas como sistema de ventilação. O telhado influencia diretamente no conforto térmico, trocando-se a cobertura da escola ou ainda pintando o teto com uma cor clara, onde absolvição do calor seria bem menor aperfeiçoando o conforto térmico na escola eliminaria parcela do problema. O telhado da escola é constituído por material feito de barro (telha vermelha) estas são as que oferecem maior conforto térmico, seguidas pelas telhas de alumínio e térmicas, porém esta é esburacada e em dias de chuva ou muito calor causa problemas, assim poder-se-ia trocar as telhas quebradas por novas e solucionar a problemática. Sugere-se ainda para diminuição das temperaturas internas, a utilização de Poliestireno Expandido, onde tal material é colocado abaixo das telhas, isolando o ambiente e assim não deixando passar a temperatura das telhas para tal ambiente.

CONCLUSÕES: Foi constatada a ausência de conforto térmico, principalmente me decorrência de buracos presentes no teto e também de mau posicionamento de janelas (sistema de ventilação utilizado). Para solucionar tal problemática o mesmo material já utilizado nas telas poderia ser utilizado, o barro, pois este já é eficiente para trazer conforto térmico, porém as telhas esburacadas devem ser trocadas. Se quiser ainda uma maior eficiência pode-se ainda utilizar Poliestireno Expandido, onde tal material é colocado abaixo das telhas e um reposicionamento das janelas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ETERNIT. Conforto térmico. São Paulo: ETERNIT. 1981. 12p. (Boletim, 110);FROTA, A. B.; SCHIFFER, S.R. Manual de conforto térmico: arquitetura, urbanismo. 7° ed.- São Paulo: Studio Nobel:2003;