ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS VISCERAIS DO ABATE DE JACARÉ DO PANTANAL VISANDO À PRODUÇÃO DE BIODIESEL.

AUTORES: Santos, M.C. (IFMT - CÁCERES) ; Costa, T.M. (IFMT - CÁCERES) ; Vendruscolo, T.P.S. (IFMT - CÁCERES) ; Nascimento, J.C. (IFMT - CÁCERES) ; Vicente Neto, J. (IFMT - CÁCERES)

RESUMO: Objetivou com esse trabalho estudar e avaliar as características dos resíduos viscerais do abate de jacaré do pantanal do zoocriadourodo município de Cáceres – MT visando à produção de biodiesel. Para esse fim as amostras foram processadas e transformadas em farinha de vísceras, posteriormente as amostras foram analisadas conforme metodologia AOAC (2005) para a determinação da composição centesimal. Após as análises dos resultados encontrados obtiveram-se os seguintes valores umidade (14,16 %), cinzas (3,70%), proteínas (55,35%) e lipídeos (23,73%). Em síntese conclui-se que os resíduos viscerais do abate de Jacaré do Pantanal constituem-se como uma matéria prima com alto potencial para a produção de biodiesel.

PALAVRAS CHAVES: matéria-prima; composição centesimal; produção de biodiesel

INTRODUÇÃO: Desde a descoberta do petróleo na Pennsylvania em 1859, este tem sido um dos principais produtos utilizados na matriz energética mundial, junto com outros combustíveis fósseis como o carvão e o gás natural, o que promoveu alterações significativas no desenvolvimento da sociedade. No entanto, alguns aspectos devem ser considerados, pois apesar dos combustíveis fósseis possuírem uma alta taxa energética e ser de fácil processamento, esses apresentam algumas desvantagens como não ser renováveis, liberarem alta taxa de poluentes na atmosfera durante a sua queima e oscilações constantes no preço. Nesse contexto o biodiesel aparece como sendo uma alternativa muito viável, já que é um combustível renovável que pode ser produzido a partir de diversas matérias-primas oriundas da agricultura ou resíduos animais (VENDRUSCOLO, SANTOS, VICENTE NETO, 2011). Apesar do uso de gorduras residuais não serem considerados por muitos como uma alternativa vantajosa devido à complexibilidade do processo, em especial as características da matéria prima (índice elevado de acidez). Atualmente seu uso tem ganhado grande destaque, principalmente devido ao fato que o descarte inadequado desse material gera grande impacto ambiental. Segundo KRAUSE muitos resíduos de frigoríficos podem causar problemas ambientais graves se não forem gerenciados adequadamente, isso ocorre principalmente devido ao fato que o gerenciamento desses resíduos serem críticos. Por essas razões que o uso desses resíduos para a produção de biodiesel é uma alternativa importante para erradicação dos impactos ambientais causados por eles. Isto posto, esse trabalho tem por objetivo estudar e avaliar as características dos resíduos vísceras do abate do Jacaré do Pantanal visando a produção de biodiesel.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras necessárias para a realização dessa pesquisa foram recolhidas no Frigorífico de Jacaré do Pantanal da Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal – CROOCRIJAPAN, devidamente registrado no IBAMA sob n. 1/51/92/0197-0 e levadas para o Laboratório de Bromatologia e Análise de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres. Após a coleta as amostras foram processadas e transformadas em farinha de vísceras. Etapas do processamento: cozidas por duas horas e meia em forno industrial; dessecadas em estufa de circulação de ar forçado a 60° C por 3 (três) dias; moagem utilizando disco de moagem 5 mm; e armazenadas em potes para as posteriores análises. Para a realização das análises da composição centesimal foi utilizada a metodologia AOAC (2005). Para maior confiabilidade dos resultados foram realizadas triplicatas para todas as análises.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os valores médios obtidos na determinação de umidade, cinzas, proteínas e lipídeos são 14,16 %; 3,70 %; 55,35 %; 23,73 % respectivamente. Alguns autores como MILLER et. al. observam que o aumento da gordura e seguida do decréscimo da umidade, por essa razão é tão importante às etapas de dessecamento dos resíduos viscerais na estufa antes das análises, assim obtém-se melhores resultado na determinação de lipídeos bem como de proteína. O percentual alto de lipídeos nos resíduos viscerais evidencia o potencial desse material para a produção de biodiesel. Atualmente a matérias primas mais utilizada na produção de biodiesel é a soja e algodão, oleaginosas essa com teor de óleo em torno de 18 % a 20 %. Além de possuir alto de teor de lipídeos, o uso desse material na produção de biocombustíveis evitaria que esses resíduos fossem descartado no meio ambiente.

CONCLUSÕES: Com base nos resultados obtidos conclui-se que os resíduos viscerais do abate de Jacaré do Pantanal constituem-se como uma matéria prima com alto potencial para a produção de biodiesel, já que os valores encontrados são superiores ao de algumas oleaginosas consolidadas, como soja e algodão. Em síntese, no cenário atual da produção de biodiesel, a gordura extraída das vísceras do Jacaré do Pantanal, apresenta-se como sendo uma fonte com alto potencial energético além de ser ecologicamente viável sua utilização como fonte de energia renovável.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a cooperativa de criadores de Jacaré do Pantanal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Association of oficial Analytical Chemists (AOAC). 2005. Offial Methods of Analysis of the AOAC. 18 th ed. Gaithersburg, M. D, USA.
KRAUSE, L.C. Desenvolvimento do processo de produção de biodiesel de origem animal. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
MILLER, G. J.; FIELD, R. A.; RILEY, M. L.; WILLIAMS, J. C. Lipids in wild ruminant animals and steers. Journal Food Quality, Wastport, v. 9, p. 331-343, 1986.
VENDRUSCOLO, T.P.S.,SANTOS, M.C., VICENTE NETO, J. Avaliação do rendimento de lipídeos e perfil de ácidos graxos dos resíduos viscerais do abate de jacaré do pantanal (caiman yacare) para utilização na produção de biodiesel. Simpósio Nacional de Biocombustíveis. Canoas, RS.