ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Extração de metais de base a partir de sucata eletro-eletrônica utilizando microrganismos termófilos moderados.

AUTORES: Rocha, P.M. (FTESM) ; Oliveira, R.P. (CETEM/MTCI) ; Nascimento, P.F.C. (FTESM) ; Sobral, L.G.S. (CETEM/MCTI) ; Oliveira, D.M. (CETEM/MCTI)

RESUMO: O grande avanço tecnológico vem acelerando a obsolescência dos equipamentos eletrônicos, que são constituídos por uma gama de elementos químicos, que variam desde metais preciosos até elementos recalcitrantes causando um passivo ambiental. A extração desses metais podem ser realizadas através de distintos processos, a exemplo do pirometalúrgico, químico oxidativo, eletrolítico e o utilizado no presente estudo, o processo biotecnológico. O objetivo deste estudo foi estudar a viabilidade da utilização do processo biotecnológico na extração de metais a partir de sucata eletrônica, especificamente, placas de circuito impresso.

PALAVRAS CHAVES: Sucata eletrônica; bio-extração; Termófilos Moderados

INTRODUÇÃO: O número total de elementos químicos encontrados nos resíduos eletrônicos pode alcançar um número significativo de 60 elementos diferentes, com distintas características físico-químicas, variando entre metais de base, metais preciosos, elementos de terras raras e elementos recalcitrantes, a exemplo de cádmio, chumbo, selênio etc. (KOEHN, 2012).Diante desse cenário é imperativo que atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para a reciclagem desses bens metálicos sejam realizadas. Trata-se de recursos não renováveis que já foram extraídos do meio ambiente, que atualmente encontram-se disponíveis na superfície, na grande maioria dos casos de forma ainda mais concentrada quando comparado ao minério nativo. Para extrair metais de base a partir de sucata eletrônica pode ser empregado o processo bio-extrativo, considerado uma alternativa promissora, pois não requer elevado consumo energético e possui baixo custo de implementação e de operação, pois os micro-organismos são os responsáveis pela geração de agente oxidante no sistema reacional (Fe3+) a partir da oxidação de Fe2+ que pode ser adicionado no sistema tanto na forma solúvel ou insolúvel. Ilyas et al. (2007), Brandl et al. (2006) e Yang et al. (2009) demonstraram, em estudos nos quais foram empregados microrganismos acidófilos mesofílicos e termofílicos, que metais podem ser recuperados de placas de circuitos impressos através da lixiviação microbiana. O mecanismo de dissolução dos metais a contidos em sucata eletrônica é muito semelhante ao mecanismo de dissolução de sulfetos minerais, a exemplo da oxidação do cobre na qual o Fe3+ produzido biologicamente oxida o cobre metálico a Cu2+.O papel do microrganismo,nesse caso, é re-oxidar o Fe2+ produzido a Fe3+ estabelecendo,um ciclo reacional.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a prática da biolixiviação dos valores metálicos existentes nas sucatas é necessário realizar um desmanche mecânico dessas sucatas visando, não somente a liberação dos metais para a digestão eficaz dos mesmos como também a produção de partículas metálicas de tamanho reduzido visando aumentar a área superficial específica (m-1) para que haja uma aceleração do processo bio-oxidativo. Como etapa inicial de processamento, dois tipos de procedimentos laboratoriais estão sendo praticados, um deles trata da fragmentação da amostra da sucata eletrônica a ser submetida ao processo bio-extrativo, que consiste na utilização de um moinho facas, para a devida compartimentação grosseira desse material seguida de moagem, em moinho de anéis para que se obtenha uma amostra finamente dividida, que será utilizada no processo biológico. Uma amostra representativa da sucata em estudo foi digerida em água régia e a lixívia resultante submetida à análise dos constituintes metálicos por espectrometria de absorção atômica. Esse procedimento experimental teve por objetivo caracterizar a amostra de sucata em termos de teores dos metais majoritários componentes dessa amostra. O outro procedimento experimental em andamento consiste na adaptação de um consórcio constituído pelos microrganismos termófilos moderados Sulfobacillus thermosulfidooxidans, Acidithiobacillus caldus e Acidimicrobium ferrooxidans ao substrato em estudo (sucata eletrônica). Essa adaptação, que se encontra em andamento no laboratório de biohidrometalurgia do CETEM, está sendo realizada através de sub-culturas sucessivas, onde, a cada nova propagação, aumenta-se a concentração de sólidos no cultivo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise da amostra de sucata eletrônica, os teores dos metais componentes podem ser vistos na Tabela 1. Como pode ser observado, o cobre é o elemento majoritário na amostra em estudo, seguido de ferro, níquel chumbo e estanho, sendo esses dois últimos provenientes de liga fusível utilizada na confecção dos circuitos eletrônicos. Pretende-se com a continuidade do estudo utilizar os microrganismos, em processo de adaptação, em testes sistemáticos de bio-extração que ocorrerão, inicialmente, em frascos agitados e, posteriormente, em sistema estático em escala expandida.

Tabela 1.

Teor dos metais majoritários presentes na amostra de sucata eletrônica em estudo.

CONCLUSÕES: Estima-se com a continuidade desse estudo a geração biológica de espécies oxidantes no sistema reacional (Fe3+), a partir da oxidação dos íons Fe2+ adicionado, inicialmente, à esse sistema que se encarregará de oxidar os valores metálicos contidos na sucata, a exceção dos metais preciosos que permanecem no resíduo desse processo e que serão extraídos, posteriormente, por cianetação.

AGRADECIMENTOS: Ao CETEM pela infraestrutura laboratorial e ao PIBIC/CNPq pela concessão da bolsa de iniciação científica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRANDL, H., FARAMARZI, M. A. Microbe-metal-interaction for the biotechnological treatment of metal-containing solid waste. China Particuology, v. 4, n.2, p.93-97, 2006;

ILYAS, S., ANWAR, M. A., NIAZI, S. B., GHAURI, M. A. Bioleaching of metals from electronic scrap by moderately thermophilic acidophilic bacteria. Hidrome-tallurgy, v. 88, n.1-4, p.180-188, 2007;

KOEHN S., Urban Mining: Recycling as a Key to Ensure Raw Material Supply, Business Journal of the German Chamber of Commerce in China, 2012;

YANG, T., XU, Z., WEN, J., YANG, L. Factors influencing bioleaching copper from waste printed circuit boards by Acidithiobacillus ferrooxidans. Hydrometallurgy, v. 97, n.1-2, p. 29-32, 2009.