ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Diagnóstico das Condições dos Laboratórios de Ciências das Escolas Cearenses Estaduais - Os Casos dos Municípios de Caucaia e Fortaleza

AUTORES: Santos Santiago, M. (UFC) ; Castro Rios, I. (UFC) ; da Silva Ribeiro, A.A. (UFC) ; de Oliveira Castro, R.A. (UECE) ; da Silva Lima, A.M. (UFC) ; Sousa dos Santos, J.C. (UFC) ; Pereira Bezerra, D. (IFRN)

RESUMO: Os laboratórios de ciências das escolas são de grande importância para o estudo prático das disciplinas de química, física e biologia, com eles os alunos têm como por em prática o estudo teórico dessas disciplinas. Este estudo avaliou os laboratórios de ensino das escolas da região metropolitana do Estado do Ceará, tendo como foco as escolas nos municípios de Caucaia e Fortaleza. Para tal efeito foi utilizado um questionário objetivo para avaliar diversos aspectos. Verificou- se que vinte por cento das escolas apresentadas não possuem infraestrutura de laboratório e as demais escolas realizam aulas práticas periodicamente. As aulas teóricas acompanhadas de aulas experimentais ajudam ao aluno a fixar o conteúdo com maior facilidade tornando as aulas de ciências da natureza mais interativas.

PALAVRAS CHAVES: educação; ensino de ciência; laboratórios de ensino

INTRODUÇÃO: As ciências estão presentes em nosso cotidiano e exerce função importante na vida de todos os seres vivos. Aprende-la é ter a oportunidade de compreender melhor o que fazemos em nosso dia a dia (como por exemplo, entender porque a água pura ferve mais rapidamente, que água adicionada de sal) e ter uma consciência de suas ações. O ensino das disciplinas de química, física e biologia muitas vezes se torna cansativo para os alunos, pois o professor não relaciona o conteúdo ministrado com o seu cotidiano, pois os conteúdos são repassados apenas de forma teórica e metódica, com muitas fórmulas e conteúdos para memorizar. Desse modo, muitos alunos têm interesse e curiosidade em verificar experimentalmente o que é dito em sala de aula. Os laboratórios de ciência das escolas de nível médio e fundamental são de grande importância para a concretização destes conteúdos. Esta vivência dos fenômenos científicos torna o ensino mais atraente devido sua relação entre teoria e prática. O professor tem que aprimorar e intensificar o uso dos laboratórios, pois aproxima o aluno do estudo de ciências. Durante as atividades práticas o aprimoramento dos alunos é sempre importante. O estudante deve ser sempre instigado a buscar junto ao professor, a resolução de problemas propostos na sala de aula. Contudo, o estudante tem que saber contextualizar o seu ensino prático, sendo ele capaz de se aprofundar ao contexto geral da teoria estudada. No ambiente escolar, a realidade muda um pouco, pois muitas escolas não dão o devido valor no uso do laboratório de ciências. Este estudo tem como objetivo diagnosticar as condições dos laboratórios de ciências das escolas do Estado do Ceará nos municípios de Caucaia e Fortaleza.

MATERIAL E MÉTODOS: Procurou-se avaliar, por meio de questionário com os professores das escolas públicas estaduais dos municípios de Fortaleza e Caucaia, para verificar como esta sendo a utilização dos laboratórios de ciências e saber qual incentivo por parte das escolas para a utilização do ambiente para os estudos. Foram selecionadas as cidades de Fortaleza e Caucaia por serem as duas cidades de maior população no Estado do Ceará, com 2.452.185 e 325.441 habitantes (população residente), respectivamente (Censo/ IBGE 2010). Um questionário com questões objetivas foi aplicado como forma de avaliação quantitativa para saber como os professores estão utilizando os laboratórios para aulas experimentais. O questionário abordou a formação inicial e continuada dos professores, a frequência de aulas prática, a concomitância entre o conteúdo teórico e o prático, as condições de infraestrutura, se o incentivo por parte da escola se existe um profissional responsável pela a utilização e se há segurança na realização das atividades. Neste estudo foram avaliadas escolas de ensino médio básico, profissionalizante e E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos). Foram selecionadas 11 escolas públicas estaduais nas cidades de fortaleza e 6 escolas públicas estaduais na cidade de Caucaia, totalizando 17 instituições de ensino. O questionário foi aplicado entre os meses de março e maio de 2012, alguns foram respondidos na visitação da escola, outros por meio de questionário eletrônico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O questionário focou a formação dos professores na área de ciências exatas. Observou-se um total de 10 licenciados, 3 especialistas, 4 mestres e nem um doutor. A formação do professor é muito importante para a educação, pois impactará na forma de repassar o conhecimento. Sabemos que o professor da área de ciências tem como objetivo passar sua matéria teórica e fundamenta-la na prática. Das dezessete escolas pesquisadas, doze possuem laboratórios e cinco não os possuem. Nas escolas estudadas, observou-se que a maioria possuem laboratórios equipados e em funcionamento. Já as cinco escolas que não possuem laboratório, representam uma quantidade mínima. A realidade dessas escolas é refletida na formação de seus alunos sem preparo total em seus estudos. Alguns professores relataram que, mesmo sem espaço de um laboratório, consegue realizar práticas utilizando materiais alternativos na sala de aula. Também foi verificada a qualidade de reagentes e vidrarias do laboratório. Onze escolas apontaram qualidade entre boa e regular, apenas três escolas estão com reagentes fora da validade e três não os possuem. O material de uso experimental é o mais importante, pois caso esteja em mal estado poderá ocorrer acidentes e comprometer sua utilização.

CONCLUSÕES: As escolas apresentaram um bom nível de profissionais, pois todos tinham licenciatura e alguns com pós-graduação. Das escolas avaliadas, 5 não possuem infraestrutura de laboratório. Pode-se concluir há falta de estrutura física laboratorial em quase 30% das escolas na capital e interior. Nas escolas avaliadas, as aulas laboratoriais são realizadas com incentivo do núcleo gestor e seguindo as orientações de segurança. O estudo diagnosticou 17 escolas estaduais e deve servir de base em novas discussões sobre o tema como forma de priorização dos recursos na estrutura da educação pública.

AGRADECIMENTOS:

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