ÁREA: Química Inorgânica

TÍTULO: Síntese e caracterização de um novo complexo de cobre(II) contendo os ligantes tenoiltrifluoroacetona e 2,2-bipiridina

AUTORES: Guerra, W. (UFU) ; Guilardi, S. (UFU) ; Paixão, D. (UFU) ; Lopes, P. (UFU)

RESUMO: Um novo complexo de Cu(II) contendo os ligantes: 2,2-bipiridina (bipy) e tenoiltrifluoroacetona (HTTA)foi obtido. A estrutura do complexo foi determinada por difração de raios X. Além disso, os espectros de infravermelho, UV-Vis e EPR foram obtidos. Os dados de difração de raios-X mostram que íon metálico está coordenado a dois ligantes bidentados (HTTA e bipy) e a um íon perclorato fracamente ligado na posição axial, em acordo com os dados espectroscópicos. Como resultado o composto apresenta uma estrutura piramidal quadrada distorcida.

PALAVRAS CHAVES: complexos de cobre; síntese; EPR

INTRODUÇÃO: O papel central do DNA na replicação, transcrição e regulação dos genes levou a busca de nucleases artificiais, catalisadores capazes de quebrar a molécula de DNA. O desenvolvimento de pequenas moléculas capazes de catalisar a hidrólise do DNA em condições fisiológicas é de grande importância para aplicações biotecnológicas e para o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos1. Neste aspecto, sabe-se que complexos CuII podem promover a formação de radicais livres via reação de Fenton e Haber-Weiss ocasionando quebra da molécula de DNA. Neste sentido, obteve-se neste trabalho um novo complexo de CuII contendo os ligantes: 2,2-bipiridina (bipy) e tenoiltrifluoroacetona (HTTA). A estrutura do complexo foi determinada por difração de raios X.

MATERIAL E MÉTODOS: Materiais: Tenoiltrifluoracetona (HTTA), perclorato de cobre(II) e 2,2- bipiridina (bipy) foram adquiridos da Sigma-Aldrich. Todos os outros produtos químicos foram adquiridos da Vetec utilizados sem purificação adicional. Síntese:O complexo [Cu(bipy)(TTA)(ClO4)] foi preparado pela reação envolvendo o perclorato de cobre(II) hexaidratado com bipy em acetonitrila. Depois de alguns minutos, o ligante TTA foi adicionado in situ e a mistura mantida à temperatura ambiente para evaporação lenta do solvente. Após alguns dias, cristais azuis foram obtidos, filtrados e separados para posterior análise. Os espectros de infravermelho foram registados em pastilha de KBr num espectrômetro Shimadzu FTIR-Irprestige-21. Espectros de EPR foram registrados em um instrumento Bruker EMX, operando na freqüência de banda-X (9,49 GHz) com tubos padrão Wilmad de quartzo, a 77 K. DPPH (α, α'-difenil-β-picrilhidrazilo) foi utilizado como calibrador de frequência (g = 2,0036). Os espectros foram registados para o complexo no estado sólido, e em solução de DMSO congelada, utilizando 15G modulação de amplitude. Os dados de difração de raios X foram coletados em um difratômetro Nonius KappaCCD, à temperatura ambiente, usando radiação MoKα (0,71073 Å). Os dados de intensidade foram corrigidos pelos fatores de Lorentz e polarização. A estrutura foi resolvida por métodos diretos e refinada por mínimos quadrados (F2), utilizando matriz completa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O complexo [Cu(bipy)(TTA(ClO4)] foi caracterizado por análise elementar (C, N e H) e os resultados encontrados estão condizentes com a fórmula proposta (Os resultados encontrados estão entre parêntesis). % C = 39,97 (39,58), % H = 2,22 (2,08), % N = 5,18 (5,06). Os dados de difração de raios-X mostram que íon metálico está coordenado a dois ligantes bidentados (HTTA e bipy) e a um íon perclorato fracamente ligado na posição axial. Como resultado o composto apresenta uma estrutura piramidal quadrada distorcida. O espectro de infravermelho do ligante livre foi realizado apenas para comparação com o do complexo correspondente isolado. Para o ligante livre, uma absorção em 1663 cm-1 correspondente ao grupo C=O. No espectro de infravermelho do complexo, a observação mais importante é que a banda localizada em 1663 cm-1 muda para uma frequência mais baixa confirmando que a coordenação do íon metálico ocorre através grupo β-dicetona. Os espectros de absorção dos compostos orgânicos e do complexo correspondente em DMSO foram realizados. HTTA em DMSO exibe uma banda centrada em 342 nm que pode ser atribuída a transição π → π* que envolve toda a deslocalização eletrônica do ligante. Por outro lado, 2,2-bipiridina exibe uma banda centrada em 283 nm. No complexo, todas as absorções mostram um deslocamento batocrômico, indicando que os ligantes estão coordenados ao íon cobre através dos oxigênios do grupo β-dicetona e através dos dois nitrogênios heterocíclicos da bipy. Os desdobramentos observados no espectro do complexo também são consistentes com a coordenação dos ligantes ao metal. Os dados de EPR corroboram com a estrutura proposta.

CONCLUSÕES: Monocristais de um novo complexo de cobre(II) contendo bipiridina e tenoiltrifluoroacetona como ligantes foram obtidos e devidamente caracterizados. Tendo em vista o potencial biotecnológico de complexos de cobre, estudos de atividade citotóxica e de interações com DNA estão sendo realizados.

AGRADECIMENTOS: À UFU, à FAPEMIG e a Rede Mineira de Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Silva, Priscila P. ; Guerra, Wendell; Silveira, Josiane N.; Ferreira, Ana Maria da C.; Bortolotto, Tiago; Fischer, Franciele L.; Terenzi, Hernan; Neves, Ademir; Pereira-Maia, Elene C., Inorganic Chem. 2011, 50, 6414.