ÁREA: Química Inorgânica

TÍTULO: Síntese e caracterização de novos complexos de platina e paládio com 2-Tenoiltrifluoracetona

AUTORES: Nunes Fernandes, J. (UFU) ; A. Rodrigues, M. (UFU) ; E. Fernandes, L. (UFU) ; Guerra, W. (UFU)

RESUMO: Devido ao sucesso de alguns complexos metálicos na clínica médica, compostos de paládio e platina têm sido preparados visando à obtenção de fármacos para o tratamento de câncer1. Considerando a importância das drogas à base de metais, este trabalho descreve a síntese de potenciais fármacos.Os complexos de platina e paládio com 2-Tenoiltrifluoracetona (HTTA) foram isolados e caracterizados por técnicas espectroscópicas.

PALAVRAS CHAVES: Platina; Paládio; câncer

INTRODUÇÃO: Muita atenção tem sido centrada na concepção de novos complexos de platina e paládio com melhores propriedades farmacológicas e uma variedade maior de atividade antitumoral[1,2]. As propriedades do composto orgânico 2- Tenoiltrifluoracetona são de interesse devido à sua utilização como agente de metal extração e na concepção de compostos luminescentes. Além disso, o 2- Tenoiltrifluoracetona é um inibidor clássico do fluxo de elétron mitocondrial, e as mitocôndrias parecem desempenhar um papel importante nos mecanismos de atividade antitumoral dos complexos[3]. Estas observações nos encorajam a sintetizar novos complexos contendo Tenoiltrifluoracetona como possíveis agentes antitumorais. Assim, este trabalho relata a síntese e caracterização de complexo contendo 2 Tenoiltrifluoracetona, que foi caracterizado por IV, UV-Vis, TG / DTA e análise elementar.

MATERIAL E MÉTODOS: Este complexo de paládio foi sintetizado pela primeira vez usando um método diferente. Neste trabalho, o sal de paládio, K2PdCl4 (0,5 mmol) previamente dissolvido em água foi adicionado a 5 ml de uma solução etanólica de 2- Tenoiltrifluoracetona (1,0 mmol) e a mistura foi agitada durante 48h. O sólido formado foi separado por filtração, lavado com água, etanol e seco sob vácuo. Para o complexo de platina previamente foi sintetizado o precursor do sal de platina K2PtCl4 (0,5mmol)e uma solução de DMSO(dimetilsulfóxido)(1mmol) em temperatura controlada entre 50-60°C após agitação de 24 hrs o precursor foi filtrado e lavado com água. Após a secagem do precursor foi adicionado ao mesmo uma solução etanólica de de 2-Tenoiltrifluoracetona e ficou sob agitação por 24hrs o complexo foi isolado por filtração e lavado com água e etanol.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os complexos (PtTTA e PdTTA), Figura 1, foram obtidos de acordo com o esquema abaixo e caracterizados por espectroscopia de infravermelho, UV-Vis, TG/DTA e análise elementar: Figura 1 Os resultados de análise elementar estão condizentes com as estruturas propostas. As curvas TG/DTA para os complexos obtidos revelam uma série de eventos de perda de massa, que podem ser atribuídos à decomposição térmica dos complexos (saída dos ligantes). A partir de 500°C, observa-se um resíduo que foi identificado por difração de raios-X de pó como Pd elementar (PdTTA) ou Pt elementar (PtTTA). A porcentagem de metal encontrada corrobora com as estruturas propostas. Os resultados espectroscópicos para os complexos obtidos foram semelhantes e iremos discutir apenas os resultados referentes ao complexo PdTTA. No espectro de infravermelho deste complexo observa-se que a banda de absorção referente ao νC=O, que no ligante livre ocorre em 1655cm-1, encontra-se deslocada (1590 cm- 1), indicando que o metal coordena-se ao sistema β-dicetona. Figura 2 A fim de confirmar a ligação de metal ao ligante, analisamos os espectros de absorção nas regiões do UV-visívell e os resultados concordaram com a análise por infravermelho. O espectro do ligante (1x10-5molL-1/acetonitrila) revela três absorções intensas. A banda centrada em 292 nm é atribuída à transição eletrônica n-π* envolvendo os grupos que sofrem tautomerismo ceto-enólico. No espectro do complexo observa-se para esta banda um grande deslocamento (365 nm). A mudança de posição e intensidade da banda se deve a complexação que impede o tautomerismo, aumentando a conjugação e deslocalização de todo sistema eletrônico, resultando numa mudança de energia da transição.

Figura 1: Síntese dos complexos

Esquema de síntese das reações dos complexos de paládio e platina.

Figura 2: espectro de infravermelho

Espectro de infravermelho do complexo de platina

CONCLUSÕES: Os complexos contendo 2-Tenoiltrifluoracetona foram preparados e caracterizados, e as técnicas espectroscópicas mostraram que o ligante está coordenado a platina pelo grupo beta-dicetona. Tendo em vista a estrutura dos complexos obtidos, estes poderão apresentar atividade antitumoral.

AGRADECIMENTOS: À FAPEMIG e a Universidade Federal de Uberlândia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1],[2] C. X. Zhang, S. J. Lippard, Curr. Opin. Chem. Biol. 2003, 7, 481-489.
[3] W. Geary, J. Coord. Chem. Rev. 1971, 7, 81-122.