ÁREA: Físico-Química

TÍTULO: Análise Conformacional do Herbicida Paraquat

AUTORES: Augusto, L. (IFAL-MACEIO) ; Ferreira, J. (IFAL-MACEIO) ; Bedor, C. (UNIVASF-PETROLINA) ; Pavão, A. (UFPE-RECIFE) ; Aquino, V. ()

RESUMO: Atualmente os cálculos computacionais tem possibilitado uma forte interação entre a química teórica e experimental. A aplicação destes cálculos é observada na interpretação de espectro molecular, na determinação de parâmetros geométricos, na obtenção de energias conformacionais e de barreiras de energias rotacionais para o estudo da estabilidade relativa de isômeros. Nesse trabalho, realizamos um estudo teórico computacional do paraquat, herbicida altamente tóxico, e muito utilizado na agricultura. Foram realizados cálculos utilizando o método da teoria do funcional da densidade (DFT), e avaliamos a estabilidade relativa dos isômeros conformacionais obtidos pela rotação em torna da ligação C4C3, a partir de variações sistemáticas do ângulo diédrico C17C4C3C2 do paraquat.

PALAVRAS CHAVES: PARAQUAT; CONFORMACÕES; DFT

INTRODUÇÃO: Uma análise conformacional é o estudo que é feito nas conformações moleculares e suas influências nas propriedades físico-químicas dessa molécula. Essa análise é geralmente feita realizando uma rotação em torno de uma ligação simples, variando o ângulo diedro das ligações. Esse estudo revela a estabilidade relativa dos isômeros, uma importante propriedade que caracteriza uma substância. Nesse trabalho, realizamos o estudo teórico computacional do Paraquat, um agrotóxico altamente tóxico. Pare esse estudo, utilizamos cálculos de química quântica, com o objetivo de: obter parâmetros geométricos e obter a estabilidade dos isômeros conformacionais do paraquat.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizados cálculos utilizando o método da teoria do funcional da densidade (DFT) com funcional B3LYP. Para este cálculo utilizou-se o conjunto de funções de base 6-31++G(d,p), através do programa Gaussian 2003, com a finalidade de avaliar a estabilidade relativa dos isômeros conformacionais obtidos pela rotação em torna da ligação C4C3, a partir de variações sistemáticas do ângulo diédrico C17C4C3C2 com incrementos de 30o. Além da estabilidade dos isômeros conformacionais, avaliamos também outros parâmetros, como o momento dipolar (µ) e a energia do orbital molecular ocupado de mais alta energia (HOMO).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A barreira de energia rotacional relacionada à rotação em torna da ligação C3C4 foi investigada. A curva da energia relativa mostrou a existência de uma estrutura de mínimo em 139 graus (figura 1), e uma estrutura de máximo em 181 graus (figura 2).

Estrutura de mínimo

Esta figura representa a estrutura molecular de mínimo encontrada para o paraquat.

Estrutura de máximo

Esta figura representa a estrutura de máximo para o paraquat.

CONCLUSÕES: Os cálculos mostraram a existência de isômeros conformacionais para o paraquat, e consequentemente a estrutura mais estável para essa molécula. Não há na literatura nenhum estudo teórico sobre os isômeros conformacionais do paraquat. Além do estudo conformacional, outros parâmetros eletrônicos do paraquat estão sendo obtidos, com o objetivo de melhor caracterizar essa molécula, e tentar futuramente associar sua ação aos seus parâmetros eletrônicos.

AGRADECIMENTOS: Ao IFAL-Maceió.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Pinho, A. P.; Matos, A. T.; Morris, L. A.; Costa, L. M. Atrazine and picloram adsorption in organic horizon forest samples under laboratory conditions. Planta Daninha, v.25, n.1, p.125-131, 2007.

Souza, A. E.; Echevarria, A.; Sant’Anna, C. M. R.; Nascimento, M. G.; Quím. Nova 2004,vol.27, n.1.