ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS METAIS PESADOS ALUMÍNIO (Al), CHUMBO (Pb) e CÁDMIO (Cd) EM ÁGUA DE CONSUMO NAS COMUNIDADES DOS MUNICÍPIOS DE BARCARENA E ABAETETUBA, PARÁ.

AUTORES: Faial, K. (IEC) ; Alves, S. (IFPA)

RESUMO: Os municípios de Barcarena e Abaetetuba localizados no estado do Pará se destacam pela presença de diversas indústrias de grande porte, entre as quais a ALBRÁS,ALUNORTE e IMERYS RIO CAPIM CAULIM (IRCC). Estas empresas, em virtude de suas atividades produtivas, podem representar uma situação de risco aos ecossistemas aquáticos. Assim, foram determinadas a concentração dos metais pesados alumínio (Al), chum¬bo (Pb) e cádmio (Cd) pela técnica de Espectrometria de Absorção Atômica acoplada à Forno de Grafite nas comunidades de Vila do Conde, Vila do Beja, Vila de Itupanema, Maranhão e Laranjal.

PALAVRAS CHAVES: água de consumo; metais pesados; toxidade

INTRODUÇÃO: Os Igarapés Curuperê e Dendê estão localizados no Município de Barcarena/PA, ao Norte do Brasil a 30 quilômetros de Belém capital do estado do Pará, nas proximidades da área portuária e industrial de Vila do Conde, onde se encontra instalado uma indústria atuando no beneficiamento de Caulim (AMARAL, et al., 2002). A maior parte dos rejeitos gerados pela indústria do caulim é, em geral, descartada em campo aberto e em várzeas de riachos, rios e igarapés, o que causa vários danos ao meio ambiente, com agressão à fauna e flora da região e à saúde da população. Também no município de Barcarena localiza-se o rio Murucupi que recebe efluentes do processo de beneficiamento de bauxita, no qual em 2003 foram observados dois fenômenos, o primeiro deles que resultou na mortandade de peixes, sem identificação naquele momento de uma causa aparente (Santos et al., 2003), e o segundo decorrente do transbordamento de lama vermelha nas nascentes do rio Murucupi (Brabo et al., 2003) que culminou com a mudança total da coloração de suas águas passando da característica barrenta para vermelho e também ocasionando mortandade de peixes.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras coletadas foram filtradas em mem¬branas de celulose 0,45μm. Em seguida, retirada uma alíquota de 15 mL acidificadas com ácido nítrico (HNO3) 1% e mantidas sob refrigeração a 4ºC (BISINOTI et al, 2004). O armazenamento em frascos pré-lavados e descontaminados com HNO3 10%. As análises foram realizadas em duplicata, não sendo necessário um pré-tratamento térmico, devido a técnica de GFAAS possuir alta sensibilidade na detecção de pequenas concentrações em metais como Al, Cd e Pb.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O estudo está sendo realizado nas comunidades de Vila do Conde, Vila do Beja, Vila de Itupanema, Maranhão, Laranjal, Curuperê, Ilha de Trambioca, Bairro Industrial, Bairro Canaã e Ilha São João, localizadas nos municípios de Barcarena e Abaetetuba, no Estado Pará. A coleta de amostra no mes de Abril foi realizada, estabelecendo alguns valores de metais acima do permitido pela legislação as amostras de Agosto e Dezembro ainda serão realizadas fechando o ciclo em um período de 12 meses.

CONCLUSÕES: O projeto em parceria com o Instituto Evandro Chagas, na primeira coleta realizada em abril deste ano obteve níveis elevados dos metais Alumínio, superior a 0,01 mg, Chumbo, maior que 0,03mg e Cádmio maior que 0,001 mg em torno deste parque industrial, porém o trabalho ainda não foi finalizado e depende das coletas de agosto e dezembro deste ano para chegarmos a resultados mais concretos.A utilização destes metais acima do permitido pela legislação é prejudicial a saúde humana, podendo causar irritação gastrointestinal, atacando a medula óssea, consequentemente, reduzindo os glóbulos vermelhos

AGRADECIMENTOS: Ao IEC, Capes, CNPq e PIBID/IFPA pelo apoio financeiro e análises químicas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE, C.F.F. Avaliaçào IN SITU da especiação de metais traço no estuário da lagoa dos Patos utilizando o sistema DGT. Dissertação de Mestrado (Oceanografia – Física, Química e Geológica), UFRG, Rio Grande, 2005, 74 p.

BRABO, E.S.; LIMA, M.O., SANTOS. Relatório Técnico: Avaliação do Impacto no rio Murucupi em decorrência do Transbordo de Efluentes da Bacia de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE no Município de Barcarena-Pa. Instituto Evandro Chagas, Pará, 2003.

BISINOTI, M.C.; YABE, M.J.S.; GIMENEZ, S.M.N. Avaliação da influência de metais pesados no sistema aquático da bacia hidrográfica da cidade de Londrina-PR. Revista Analytica. n 28, 22-27 p., 2004.