ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM PROCEDIMENTO PARA DETERMINAÇÃO DE CETOCONAZOL EMPREGANDO METAVANADATO E DETECÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA

AUTORES: Fonseca, C.C. (UFGD) ; Alencar, L.M. (UFGD) ; Ferreira, G.F.T.M. (UFGD) ; Vieira, H.J. (UFGD)

RESUMO: O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um procedimento espectrofotométrico para determinação de cetoconazol empregando metavanadato de amônio. A influência da concentração do ácido sulfúrico e metavanadato sob a formação do cromóforo foi estudada. Uma relação linear entre absorbância e concentração do cetoconazol é observada no intervalo de 1,6x10-5 a 3,3x10-4 mol/L. O método proposto foi aplicado na detecção de cetoconazol em amostras farmacêuticas, foram obtidas recuperação no intervalo de 90 a 110%.

PALAVRAS CHAVES: cetoconazol; metavanadato; espectrofotometria

INTRODUÇÃO: Cetoconazol é um agente antifúngico imidazólico que apresenta alguma propriedade bactericida. É um agente antifúngico de amplo espectro empregado na formulação de diversos produtos farmacêuticos de aplicação tópica ou oral. O cetoconazol é uma base fraca e apresenta duas constantes de equilíbrio: pKa1 = 2,94 e pKa2 = 6,51 (SKIBA et al., 2000). Este princípio ativo pode sofrer degradação como oxidação e hidrólise em formulações farmacêuticas, caso não formulados de maneira apropriada (SKIBA et al., 2000). . Neste contexto, desenvolveu-se um procedimento espectrofotométrico para determinação de cetoconazol em formulações farmacêuticas empregando metavanadato de amônio e detecção espectrofotométrica. O método baseia-se na reação entre o cetoconazol e o metavanadato, em meio de ácido sulfúrico, com a formação de um cromóforo que apresenta um máximo de absorção em 500 nm.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi utilizado para obtenção dos espectros um espectrofotômetro Cary, modelo 50 CONC Cary e cubetas de poliestireno de 2,0 mL. As reações foram desenvolvidas em tubos de eppendorf de 2,0 mL, adicionando-se na sequência, 1,0 mL de solução de amostra contendo cetoconazol, 0,5 mL de solução contendo metavanadato de amônio e 0,5 mL de solução de ácido sulfúrico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente, verificou-se a influência da concentração de ácido sulfúrico sob a formação do cromóforo, na faixa de concentração variando entre 2,8x10-2 mol/L a 0,22 mol/L. Verificou-se um aumento do sinal analítico até a concentração de 5,6x10-2 mol/L, permanecendo constante para concentrações superiores Avaliou-se, na seqüência, a influência da concentração de metavanadato de amônio sob a formação do cromóforo entre 3,41x10-3 a 1,8x10-2 mol/L. Na Figura 1 verifica-se um aumento significativo da absorbância até a concentração de 1,8x10-2 mol/L. Selecionou-se esta concentração considerando-se a relação magnitude do sinal analítico e consumo do reagente. A curva analítica (Figura 2) apresentou uma linearidade na faixa de concentração entre 1,6x10-5 a 3,3x10-4 mol/L (A = 0,0104 + 331,55 x[CET], r = 0,999; na qual A é absorbância e [CET] concentração de cetoconazol em mol/L. Não se verificou interferência significativa dos principais concomitantes (ácido benzóico, EDTA, citrato de sódio) nas concentrações comumente encontradas nas formulações farmacêuticas. A recuperação variou entre 90 a 110% (n = 3), indicando que não há interferência significativa da matriz das amostras avaliadas pelo método proposto. O procedimento foi empregado para determinação de cetoconazol em comprimidos e shampoo. Os resultados obtidos com o procedimento proposto foi comparado com os resultados obtidos com um método comparativo (VOJIC et al., 2005). Aplicando-se o teste-t pareado para os resultados obtidos utilizando-se os dois procedimentos, verificou-se que não há diferença significativa entre os resultados encontrados a um nível de 95% de confiança, indicando a exatidão do procedimento proposto.

FIGURA 1

Estudo da influência da concentração de metavanadato de amônio sob o sinal analítico de uma solução padrão de cetoconazol 1x10-3 mol/L.

FIGURA 2

Curva analítica para determinação de cetoconazol empregando o procedimento espectrofotométrico proposto.

CONCLUSÕES: O procedimento proposto é simples, exato, evita o problema de tratamento das amostras e pode ser empregado para quantificação de cetoconazol em amostras farmacêuticas.

AGRADECIMENTOS: CAPES, PROEX-UFGD

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SKIBA, M.; SKIBA-LAHIANI, M.; MARCHAIS, H.; ARNAUD, D. P. 2000. Stability assessment of ketoconazole in aqueous formulations. International Journal of Pharmaceutics, 198: 1-6.
VOJIC, M. P.; POPOVIC, G. V.; SLADIC, D. M.; PFENDT, L. B. 2005. Protolytic equilibria in homogeneous and heterogeneous systems of ketoconazole and its direct spectrophotometric determination in tablets. J. Serb. Chem. Soc, 70:1 67-68.