ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO DIESEL B S1800 EM UM PERÍODO CURTO DE ESTOCAGEM

AUTORES: Stachack, F.F.F. (UFMT) ; Oliveira, J.C.M. (UFMT) ; Silva, E.J. (UFMT) ; Terezo, A.J. (UFMT) ; Trevisan, N.M. (UFMT) ; Farinon, P.A.M. (UFMT) ; Nogueira, A.M. (IFMT) ; Vicari, R.G. (UFMT) ; Silva, G.R. (IFMT)

RESUMO: Devido à grande demanda de combustíveis e a incorporação do biodiesel na matriz energética brasileira, torna-se imperioso o conhecimento das formas de transporte, armazenamento e consumo do óleo diesel e suas misturas com biodiesel para que o consumidor obtenha esses combustíveis com a qualidade expressa na legislação inerente. É recomendado a estocagem do óleo diesel B por um período de tempo não superior a um mês. Com esse objetivo, a qualidade desse combustível foi avaliada quanto à estocagem por um período de tempo em torno de dois meses. Este estudo não detectou variação significativa, estatisticamente, quanto às propriedades físico-químicas verificadas

PALAVRAS CHAVES: Óleo diesel; Biodiesel; Estocagem

INTRODUÇÃO: O consumo de combustíveis no Brasil em 2011 atingiu 121 bilhões de litros, sendo que o óleo diesel B representou mais de 40% deste cenário (ANPa,2012). Este combustível é uma mistura de óleo diesel mineral e biodiesel. A Adição deste biocombustível aumentou significativamente de 2005 até 2012, passando de 2 %(V/V) para 5 %(V/V) e há expectativas de que haja um aumento para 10 %(V/V) em 2020. O óleo diesel B requer alguns cuidados especiais para que sua qualidade possa ser mantida durante o manuseio, transporte e armazenamento e, portanto sejam minimizados os efeitos de formação de borra. Segundo orientações da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) o óleo diesel B deve ser estocado preferencialmente pelo prazo de até um mês, haja vista que dependendo das condições de armazenamento, pode deteriorar-se, apresentando formação de material insolúvel (ANPb, 2012). O biodiesel adicionado ao óleo mineral pode remover ou dissolver resíduos depositados nos tanques e possui a capacidade de degradar certos tipos de borracha utilizados na fabricação de mangueiras, gaxetas e anéis de vedação que são componentes dos motores do ciclo diesel. Além disso, é um composto higroscópico e esta característica tende a favorecer a incorporação de água e consequentemente acelerar a sua degradação (TREVISAN et al., 2012). Diante disso, avaliaremos a qualidade do óleo diesel B S1800 estocado por oito semanas em condições ambientais não controladas, mas que se assemelham as condições de armazenagem numa situação real em que o tempo de estocagem é maior do que aquele sugerido pela ANP.

MATERIAL E MÉTODOS: Duas amostras de óleo diesel B S1800(OBF e OBG) foram formuladas pela mistura de 5 %(V/V) de biodiesel metílico de soja, provenientes de usinas distintas do Estado do Mato Grosso, em óleo diesel A S1800(OBA). Cada amostra foi acondicionada em frasco de vidro âmbar de 1 litro e permaneceu em contato direto com correntes de ar por oito semanas, simulando uma situação real da estocagem do combustível. Monitorou-se a temperatura e a umidade relativa do ar durante o estudo, reportando-se valores médios de 25,6 °C e 80 %, respectivamente. Coletou-se semanalmente alíquotas das amostras e analisou-se o teor de biodiesel(EN14078:2010), teor de água(ASTM D6304:2007), massa específica a 20 ºC(ASTM D4052:2009) e viscosidade cinemática a 40 ºC(ASTM D445:2011).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base na Tabela 1 infere-se que a amostra de partida, óleo diesel mineral A, está conforme e que as amostras de estudo, OBF e OBG, mantiveram suas propriedades físico-químicas durante o período de estocagem dentro dos limites estabelecidos pela ANP mesmo em condições severas de armazenamento. Não foi observada a formação de borra em nenhuma das amostras durante o experimento e a água absorvida permaneceu dissolvida no combustível. A variação observada para todos os parâmetros de estudo foi avaliada estatisticamente pelo método ANOVA de fator único, onde para confirmar-se a hipótese não-nula (H1) - variabilidade significativa - o valor de Fcalculado deve ser maior que o valor de Ftabelado e para confirmar-se a hipótese nula(H0) - variabilidade não-significativa - o valor de Fcalculado deve ser menor que o valor de Ftabelado. A Tabela 2 confirma a hipótese nula para ambas amostras em todas as características analisadas.

Tabela 1

Resultados experimentais

Tabela 2

Avaliação estatística ANOVA

CONCLUSÕES: O estudo do armazenamento do óleo diesel B mostrou que não houve degradação deste combustível, nem do biodiesel a ele adicionado. Não foi observada formação de borra e o produto permaneceu homogêneo. Os resultados encontrados não apresentam variações estatisticamente significativas (ANOVA, α = 0,05) e no final do experimento, o óleo diesel B permaneceu dentro dos limites de qualidade especificados pela legislação vigente.

AGRADECIMENTOS: SECITEC/FINEP (01.08.0651.00), CNPq e ANP (7.026/10-ANP-014837)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEISa. Anuário Estatístico 2011. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/?pg=57890#Se__o_3>. Acesso em: 4 de julho de 2012.

AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTIVEISb. Manuseio e armazenamento de óleo diesel B – Orientações e procedimentos. 2011. Disponível em: < http://www.anp.gov.br/?id=472>. Acesso em: 04 de julho de 2012.

TREVISAN, N.M.; OLIVEIRA, J.C.M.; SILVA, E.J.; TEREZO, A.J.; STACHACK, F.F.F. 2012. A influência da hidratação do biodiesel na estocagem por um curto período.In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8 º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.