ÁREA: Ambiental

TÍTULO: AÇÕES INTERDISCIPLINARES E CONTEXTUALIZADAS NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE: COM APORTE NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SUBSIDIADA PELO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Dias, R.R. (UNIVASF) ; Negreiros, C.R.S. (UNIVASF) ; Dias, M.K.R. (UNIVASF) ; Souza, R.P. (UNIVASF) ; Andrade, K.C. (UNIVASF) ; Cleophas, M.G. (UNIVASF) ; Nóbrega, M.L.S. (UNIVASF)

RESUMO: O município de São Raimundo Nonato está localizado no Sudeste do estado do Piauí, o qual possui o Parque Nacional Serra da Capivara. Embora o município possua um grande atrativo turístico, a infraestrutura é bastante precária, principalmente no que se diz respeito ao saneamento básico, pois a cidade não possui coleta seletiva de materiais recicláveis, tal como, o óleo de cozinha que é descartado diretamente nos esgotos ou em terrenos baldios. Diante dessa problemática, os alunos do curso Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF implantaram o projeto RECICLÓLEO, sensibilizando os moradores a terem hábitos sustentáveis quanto ao destino correto do óleo de cozinha.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Reciclagem do Óleo; Sabão caseiro

INTRODUÇÃO: O projeto RECICLÓLEO foi desenvolvido no município de São Raimundo Nonato devido possuir um baixo grau de desenvolvimento no que se refere ao saneamento básico e qualidade da água. O município é cercado de problemas ligados a sua infraestrutura, pois não existe acesso a um saneamento básico de qualidade, nem tão pouco uma estação de tratamento de esgoto (ETE), além é claro, de existir inúmeros lixões. É comum encontramos vários urubus circulando entre as ruas de maneira explicitamente normal, isto porque, existem vários esgotos a céu aberto, o que faz com que a população se acostume e passe a achar esse tipo de situação comum. Diante desta problemática, foi implantado um projeto de reciclagem do óleo de cozinha, intitulado de RECICLÓLEO. Mesmo sabendo que a reciclagem do óleo de fritura é um assunto comum nos dias atuais, este trabalho visou demonstrar que tal assunto ainda não é tão peculiar entre os moradores da cidade de São Raimundo Nonato. O projeto foi pioneiro nesta cidade e visou implantar uma consciência ambiental nos moradores, buscando solucionar ou amenizar problemas corriqueiros, mostrando que através de simples gestos é possível transformar hábitos ruins em perspectivas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pautadas, no bem comum social. Com a execução do projeto, os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza tiveram a oportunidade de construir uma aprendizagem significativa, pois foram capazes de atrelar o conhecimento Químico adquirido em sala de aula com a problemática em questão.

MATERIAL E MÉTODOS: A implantação do projeto foi realizada em etapas, desde o levantamento da problemática que seria trabalhada, até a fabricação do sabão caseiro. Inicialmente foi realizado um diagnóstico de caráter exploratório sobre a problemática do tema em questão nos principais estabelecimentos locais que trabalham com a preparação e manipulação de alimentos; com donas de casa e escolas da rede pública. Foram levantadas informações a respeito de como descarte do óleo de cozinha vinha sendo empregado. O grupo de estudantes orientou os personagens da pesquisa, a armazenarem de maneira correta o óleo de fritura, ensinando-os a uma prática consciente sobre a coleta seletiva. Os passos ensinados pelo grupo foram os seguintes: • Óleo de fritura quente; • Deixa-se em repouso para esfriar; • Faz-se uma simples peneiração para retirada dos resíduos; • Acondicionamento em garrafa PET de 2 Litros com tampa; Para a fabricação do sabão, o grupo utilizou os seguintes reagentes: 6 litros de óleo; 1000 g de soda cáustica (NaOH); 1 litro de água; 20 ml de essência de lavanda e corante solúvel. Para a execução da rota de síntese alternativa, o grupo usou materiais simples e de fácil obtenção, como pedaço de madeira e balde de tinta, além de um funil adaptado de garrafa PET. A preparação foi feita seguindo-se os seguintes passos: 1. Diluição da soda cáustica (hidróxido de sódio) em água; 2. Adição da soda cáustica diluída em um balde contendo 6 litros de óleo de fritura; 3. A mistura foi mantida sob agitação manual constante durante vinte e um minutos; 4. Adição do corante e essência; 5. Produto final adicionado numa fôrma plástica; 6. Repouso total do material por 24 horas; 7. Corte do sabão em pedaços e aplicação na limpeza de roupa e panelas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo REIGOTA (2004) é por meio da Educação Ambiental em todos os níveis sociais, intelectuais, técnicos e científicos que podemos atingir a meta do desenvolvimento sustentável, criando condições para a sobrevivência futura. Este trabalho promoveu uma ação interdisciplinar e contextualizada com o lócus da pesquisa. O Projeto RECICLÓLEO demonstrou a comunidade que o fato de não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania. De acordo com CALDERONI , quando óleo é descartado em ambientes aquáticos impede a entrada de luz, além de atrapalhar a troca de oxigênio (O2) com a água, ocasionando a morte dos seres aquáticos como, peixes, plantas e micro-organismos (CALDERONI, 2003). Durante a produção do sabão caseiro foi possível, concomitantemente, fazer conexões entre os conteúdos de Química Orgânica, Geral e até Inorgânica, fortalecendo assim, o aprendizado pela união da teoria e prática. O grupo identificou os diferentes processos Químicos que ocorreram durante a mistura dos reagentes, observando ainda dois efeitos distintos, mediante os produtos obtidos. Na primeira rota de síntese, foi misturada a soda cáustica no óleo e durante um período de aproximadamente vinte minutos, já na segunda tentativa de produção, foi adicionado o óleo de fritura na soda cáustica diluída, o tempo de agitação manual foi reduzido a 1/2 do tempo usado na primeira rota de preparação. Em ambos os processos foram agitados manualmente e ininterruptamente, obtendo assim como melhor produto o sabão caseiro produzido na primeira rota. Posteriormente, o grupo pretende fazer pesquisas comparativas sobre os diferentes métodos testados durante a rota de preparo do sabão, levantado assim, respostas sólidas sobre as observações químicas empiricamente citadas acima.

CONCLUSÕES: A Educação Ambiental vêm se tornando essencial para a população na medida em que ela reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza (BOFF, 2004). A execução deste projeto foi enriquecedora para o grupo e a população em geral. A partir da demanda gerada pelo problema ligado ao descarte do óleo de fritura usado, foi possível atrelar conhecimento científico, consciência ambiental e ética. A ação coletiva motivou a população em mudar suas ações e com isso, termos um ambiente pautado na sustentabilidade.

AGRADECIMENTOS: Ao Grupo de Pesquisa NESA (Núcleo de Estudo em Sustentabilidade e Ambientalização), que vem promovendo mudanças sustentáveis no semiárido Piauiense.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 11ª ed. Petrópolis - RJ:Vozes, 2004.
CALDERONI, S. Os Milhões Perdidos no Lixo. 1° Edição. São Paulo: Humanistas Editora, 2003.
REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. 6ºed. São Paulo: Cortez, 2004