ÁREA: Ambiental

TÍTULO: CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS DO 9° ANO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR AGROTÓXICO

AUTORES: Nascimento Alves, J.D. (UFRA) ; Martins Carvalho, M.B. (UFPA) ; Sousa Lima, K.N. (UEPA) ; Ribeiro Gil, L.S. (SEDUC) ; Oliveira Sousa, J. (SEDUC) ; Nascimento Alves, M.B. (IESF) ; Alves de Sousa, J.R. (UFPA) ; Alves, A.E. (UNIASSELVI) ; Barbosa Coutinho, R.J. (SEDUC)

RESUMO: O presente trabalho objetiva a investigação do conhecimento de alunos da educação básica sobre agrotóxicos. A pesquisa foi realizada com aplicação de um questionário composto de seis perguntas. Quando se perguntou sobre o termo agrotóxico, 65% dos entrevistados afirmaram ter ouvido falar neste termo, enquanto 35% afirmaram que não, perguntou-se também sobre a abordagem do tema na escola, onde apenas 20% responderam de maneira afirmativa enquanto 80% afirmou que o tema não havia sido trabalhado na escola; foi perguntado ainda, se os agrotóxicos causavam problemas ao meio ambiente, 70% respondeu que sim, enquanto 30% responderam que não. Concluímos que há a necessidade de se explorar o tema em questão, como alternativa de contextualização dos conteúdos.

PALAVRAS CHAVES: Defensivos agrícolas; meio ambiente; educação

INTRODUÇÃO: Segundo definição apresentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, designados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas, de culturas florestais e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cujo intuito seja alterar a composição da flora ou da fauna, de modo a preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. O agrotóxico pode induzir a uma intoxicação ou até a morte do indivíduo pela desinformação de seu efeito nocivo. Os efeitos danosos, resultantes do uso indiscriminado e incorreto dos defensivos agrícolas são desconhecidos pela maioria da população, ocasionando danos irreversíveis ao homem e ao meio ambiente. Muitos trabalhadores rurais já morreram envenenados ou tiveram distúrbios nervosos causados por pesticidas, principalmente devido ao desconhecimento de sua periculosidade (CARRARO, 1997). O objetivo deste trabalho é analisar o conhecimento dos alunos do 9º ano sobre o tema agrotóxicos, principalmente a questão ambiental envolvida.

MATERIAL E MÉTODOS: A investigação aqui relatada se deu recentemente, ainda no primeiro semestre de 2012 em uma turma do 9º ano da Escola Padre Vitaliano Maria Vari no município de Capitão Poço no estado do Pará, com um total de 20 estudantes entrevistados. A pesquisa teve por objetivo, investigar o conhecimento de alunos da educação básica acerca do tema agrotóxico, e impactos ambientais causado pelo uso indiscriminado destes. O recurso utilizado, para a investigação, foi um questionário, composto de seis perguntas sendo umas de múltipla escolha e outras discursivas onde os estudantes, de forma individual, registraram suas respostas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi perguntado aos alunos se já tinham ouvido falar no termo agrotóxico onde, 65% dos entrevistados afirmaram ter ouvido falar neste termo, enquanto 35% afirmaram que não; perguntamos então aos que responderam afirmativamente a pergunta anterior, onde ouviram falar sobre agrotóxicos, entre as opções: na escola, na televisão, no livro, na internet, através dos pais e outros, 61,5% responderam ter obtido a informação na escola, 15,3 % na internet, 7,7% através dos pais e 46,2% na escola. Quando questionados se os entrevistados sabiam o que era agrotóxico, 45% responderam que sabiam e 55%, não tinham este conhecimento, revelando assim, a necessidade de uma maior exploração deste tema, que pode se apresentar como alternativa na contextualização dos conteúdos; outro questionamento feito foi sobre a abordagem do tema na escola, onde apenas 20% responderam de maneira afirmativa enquanto 80% afirmou que o tema não havia sido trabalhado na escola, ficando assim evidente que é um assunto pouco discutido na escola; também foi perguntado aos alunos, se os agrotóxicos causavam problemas ao meio ambiente, solicitando que estes especificassem quais seriam estes problemas 70% dos entrevistados afirmou que estes causavam problemas como poluição dos rios e contaminação da água, enquanto 30% não soube responder ou respondeu de forma incorreta.

CONCLUSÕES: Concluímos que há a necessidade de explorar o tema agrotóxico, como forma de contextualização dos conteúdos durante as aulas, uma vez que este é um tema estreitamente relacionado à realidade dos alunos, podendo-se trabalhar tanto a composição destes materiais e aplicação na produção de alimentos (consumidos pelos estudantes), quanto os impactos ambientais decorrentes do uso indiscriminado destes produtos, sendo no caso uma forma de trabalhar a educação ambiental no ensino básico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANVISA. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/. Acessado em 20 de maio de 2012.
CARRARO, Gilda. AGROTÓXICO E MEIO AMBIENTE: Uma Proposta de Ensino de Ciências e Química. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Instituto de Química (Campus do Vale) Área de Educação Química, 1997. Disponível em: <httpwww.iq.ufrgs.braeqhtmlpublicacoesmatdidlivrospdfagrotoxicos.pdf>. Acesso em 23 de dezembro de 2011.