ÁREA: Ambiental

TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS PRODUZIDOS EM PRÁTICAS LABORATORIAIS DO ENSINO SUPERIOR

AUTORES: Viriato, L. (UFRB) ; Silva, C. (UFRB)

RESUMO: A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais presente nas discussões e proposições no cotidiano da sociedade. Nesse sentido, sabendo que além das indústrias, as universidades também são fontes geradoras de resíduos químicos, pois utilizam reagentes químicos nos laboratórios de ensino e pesquisa e acabam gerando um número elevado de resíduos, esse trabalho objetiva minimizar os danos provocados pelo descarte incorreto ao meio ambiente com a criação e implantação de programa de gestão e gerenciamento dos resíduos a fim de garantir a segurança, o bom funcionamento dos laboratórios e não degradar o meio ambiente. Desta forma, notou-se que é possível fazer o tratamento dos resíduos, e principalmente reutilizá-los com total credibilidade.

PALAVRAS CHAVES: Gestão e gerenciamento; resíduos químicos; práticas laboratoriais

INTRODUÇÃO: Encontrar soluções para os problemas gerados pelo processo de desenvolvimento da sociedade humana é uma tarefa difícil, demorada e o meio ambiente é o mais prejudicado. Problema semelhante ocorre com os resíduos químicos produzidos nas atividades práticas desenvolvidas em laboratórios de química, pois muitas Universidades não possuem um programa de gestão e gerenciamento. Mas, com a preocupação com a sustentabilidade, os principais centros de ensino e pesquisa na área da química vêm estudando alternativas de forma a garantir a continuidade dos trabalhos sem degradar o meio ambiente. Existem dois tipos de resíduos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa: o ativo, que é fruto das atividades rotineiras da unidade geradora e principal alvo de um programa de gerenciamento, e o passivo, que compreende o resíduo estocado, geralmente não caracterizado, aguardando o descarte final (JARDIM, 1998). A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é uma Instituição nova e ainda não possui um programa de gestão e gerenciamento de seus resíduos em nenhum dos seus cinco Centros de Ensino. Desta forma, vê-se a necessidade e a importância de criar e implantar um programa de gestão e gerenciamento dos resíduos, de acordo com os 5R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar e recusar), produzidos nas aulas práticas da instituição, principalmente os produzidos pelo curso de Licenciatura em Química, que está locado no Centro de Formação de Professores (CFP) – Amargosa/Bahia, a fim de diminuir os danos causados pelo descarte incorreto desses resíduos ao meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente, foram coletados, organizados e analisados os roteiros das aulas práticas do curso de Licenciatura em Química. Em seguida foi feito o estudo e análise das técnicas para o tratamento dos resíduos produzidos nas práticas laboratoriais por área.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como ação inicial, foi realizado o levantamento e a catalogação dos resíduos gerados pelas práticas laboratoriais (Tabela 1), identificando os componentes químicos presentes, o volume gerado, os processos e as reações responsáveis por sua geração. A partir das informações coletadas, pode-se buscar e pesquisar as metodologias a serem realizadas desde a identificação, características químicas e físicas (tais como: pH, toxicidade, reatividade, inflamabilidade e compatibilidade das substâncias químicas), coleta, tratamentos, armazenamento e/ou descarte dos produtos tratados – considerando o quanto é produzido e a periodicidade da produção de cada resíduo. Com o diagnóstico dos problemas laboratoriais quanto aos seus resíduos, procurou-se medidas para que pudesse ser feito da melhor maneira possível o tratamento até o descarte final de acordo com os 5R’s.





CONCLUSÕES: Os resultados são esperançosos, indicando a viabilidade da criação de um programa de gestão e gerenciamento dos resíduos químicos na UFRB/CFP nos Laboratórios de Química. E que através de procedimentos de fácil execução, é possível a caracterização e destinação final adequada para os resíduos, tendo em vista a preocupação com o meio. Mas, vale salientar que a atuação de professores, técnicos e alunos que fazem uso do laboratório, são de extrema importância de forma a contribuir para a solução da disposição, tratamento, recuperação, reaproveitamento e principalmente a conscientização.

AGRADECIMENTOS: À CAPES pela bolsa concedida, à tutora do PET – Educação e Sustentabilidade. Profa. Dra. Rosineide Mubarack e aos Servidores Técnicos da UFRB/CFP.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBERGUINE, L. B. A.; SILVA, L. C.; REZENDE, M. O. O. Tratamento de resíduos químicos: Guia prático para a solução dos resíduos químicos em instituições de Ensino Superior. São Carlos: RiMa, 2005.
JARDIM, W. F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova, São Paulo, v. 21, p. 671-673, 1998.
MACHADO, A. M. R; SALVADOR, N. N. B.; Gestão de Resíduos Químicos: Normas de Procedimentos para segregação, identificação, acondicionamento e coleta de resíduos químicos. Disponível em: http://www.ufscar.br/~ugr/Norma%20UGR%20-%20NR%2001(1).pdf . Acesso em: 02 abril 2012.
NOLASCO, F. R.; TAVARES, G. A.; BENDASSOLLI, J. A.; Implantação de programas de gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais em universidades: Análise crítica e recomendações. Eng. Sanit. Ambient., v. 11 – n. 2, p. 118-124, abr/jun 2006.