ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Verificação Simples da concentração de oxigênio em diferentes temperaturas do Rio Coxipó

AUTORES: Silva, P. (IFMT - BELA VISTA)

RESUMO: A poluição térmica ocorre principalmente com o despejo da água no rio, onde a mesma foi utilizada no resfriamento de turbinas ou caldeiras de indústrias. Infelizmente as indústrias não fazem o tratamento correto da água, porque quando despejada no rio ela esta em uma temperatura elevada, e com isso haverá uma diminuição do oxigênio, que acarretará vários problemas na flora e fauna aquática. O objetivo deste trabalho é pesquisar a quantidade de oxigênio na do rio Coxipó em diferentes temperaturas. Está quantificação e simples sem elevados valores podendo ser realizados em escolas públicas.

PALAVRAS CHAVES: Poluição térmica; Concentração de oxigênio; Temperatura

INTRODUÇÃO: De acordo com SÀNCHES(1999) a poluição e entendida como uma condição entorno do ser vivo que possam ser danosa a eles. São todas as atividades humanas que modificam sua estrutura natural. A poluição térmica é uma forma menos conhecida devida não ser diretamente visível ou audível. Consistem no aquecimento das águas dos rios, mares e lagos por despejo de água quente utilizadas na refrigeração das indústrias. Suas consequências são variadas como desaparecimento de espécie termossensível e aumento da sensibilidade de alguns poluentes, diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido na água, favorecimento bacteriano, perturbações na reprodução, morte por choque térmico, potenciação da eutrofização dos cursos de água e diminuição da diversidade da fauna e da flora aquático. O trabalho consiste apenas em uma analise simples onde pode ser desenvolvida sem o uso de recursos elevados de concentração de oxigênio do rio em varias temperaturas. Neste trabalho a concentração de oxigênio nas águas do rio Coxipó em diferentes temperaturas será para avaliar a interferência de água em temperatura acima do curso d’água. Analisando que o oxigênio é um gás indispensável para os seres vivos. Devido que o aproveitamento da energia contida em sua base alimentar só será aproveitado com o consumo do oxigênio através da respiração celular. A diminuição da concentração do oxigênio na água leva a óbito os seres daquela fauna.

MATERIAL E MÉTODOS: Material: Foram utilizada cinco garrafas pet de refrigerante de dois litros; • Cinco pedaços de palha de aço (usado para limpeza doméstica); • Água do rio Cuiabá; • Forno do fogão doméstico; • Papel de filtro (usado para coar café); • Bastão de vidro; • Termômetro; • Balança de supermercado. Método: Para execução do experimento devem-se pesar cinco pedaços de aço de aproximadamente 1,5g cada. Cada um dos cinco deve ser pesado e introduzido com um auxílio do bastão em cada garrafa devidamente identificadas e limpas. Na 1° amostra foi completado com água do rio, nas outras amostra colocara mL de água do rio em temperatura elevada a 50°C, 2° amostra 200 mL, na 3° amostra 400 mL, na 4° amostra 600 mL, na 5° amostra 800 mL. Aprofunda se a 10 cm da superfície do rio as garrafas e completar com a água do rio, para evitar uma oxigenação nesta etapa. As garrafas permanecem abertas por cinco minutos e depois fechadas e sendo observadas por cinco dias. Passados os dias as garrafas são abertas e o material formado ser retirado pelo processo de filtração com o papel filtro. O mesmo é secado a uma temperatura de aproximadamente 110°C há 60 minutos. Depois deixar resfriar a temperatura ambiente. Usando uma balança retira se o peso do filtro de papel e o solido é pesado. A massa final é subtraída pela massa inicial. E através da estequiometria da reação de formação da ferrugem pode se saber aproximadamente a quantidade de oxigênio dissolvido naquela água.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com SHRIVER & ATKINS(2008), a química da água natural pode ser compreendida pelo diagrama de Pourbaix. Onde a água que estiver em contato com a atmosfera estará saturada com O2. Devido a está oxidação presente nas águas do rio e nenhuma interferência que na primeira amostra a palha de aço foi quase totalmente oxidada (Tabela. 1). Pode-se inferir que um fator importante para a solubilidade do O² é a temperatura, quanto maior a temperatura menor será a solubilidade do gás na água (CONNELL, 1997). Ao colocar água do rio em temperatura não ambiente a mesma tem sua temperatura ambiente alterada, com isso sua quantidade de O² dissolvido e saturado na água será menor isto pode ser visualizado no gráfico abaixo. Conforme a quantidade de água em temperatura não ambiente menor foi à oxidação da palha de aço.

Tabela.1.Verificação da concentração de oxigênio de acordo com a quant

Obs. A concentração foi realizada através de calculo estequiométrico.

Concentração de Oxigênio

Obs. No eixo vertical se encontra a quantidade de água com temperatura elevada inserida em cada garrafa.

CONCLUSÕES: Apesar de a quantificação ser semi-quatitativa de concentração de oxigênio na água é modo fácil interpretação onde pode ser verificado por outras pessoas ser alto custo e onde os materiais estão ao seu alcance e desta forma divulgar a importância de se analisa a poluição térmica. Os resultados obtidos mostram que este desenvolvimento de metodologia de pesquisa pode ser usado, apesar de ter uma margem de erro alta, mas permite a disseminação do conhecimento. Em relação às outras aplicabilidades seu custo e elevado não estando ao alcance de um numero significativo de pessoas. Este trabalho haverá continuidade onde será verificado o método presente no neste trabalho e os métodos de analises laboratoriais.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a minha família por ter me apoiado no decorrer do meu caminho. Há todos um muito obrigado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CONNELL,D.W. Basic concepts of environmental chemistry. Boca Raton: Lewis, 1997.
SÁNCHEZ,Luis Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Médoto. São Paulo. Editora de Direito. 1999.
SHRIVER, Duward. ATKINS, Peter. Química Inorgânica. Porto Alegre, Bookmam, 2008.