ÁREA: Ambiental

TÍTULO: APROVEITANDO O QUE IRIA PELOS RALOS

AUTORES: Silva Vasconcelos, R. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Arantes do Carmo, C. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Gonçalves Borges Junior, A. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Barros Miguel, T. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)

RESUMO: A idéia do aproveitamento da água que e descartadas pelos ar condicionados da instituição surgiu após varias discussões sobre o assunto, pois em pleno século XXI, a água é um caos total em todo nosso ecossistema, principalmente para nós que quase nunca temos água disponível em nosso campus no período de estiagem. Resolvemos unir nossos conhecimentos implícitos nesta ação com o propósito de escolher a melhor idéia para se aplicar na capitação desta água que é produzida e não se tem serventia, pois a todo o momento estamos deixando que seja jogada fora sem a captação. Sem contar que esta foi uma aula de gestão de recursos disponíveis, pois não tínhamos finalidade para aquela água, acreditamos que não sirva para uso humano.

PALAVRAS CHAVES: ÁGUA; AR CONDICIONADO; REAPROVEITAMENTO

INTRODUÇÃO: Uma das teorias para o surgimento da água no planeta foi quando a Terra, até então uma bola incandescente, liberou gases de seu interior. Alguns desses gases eram compostos de amônia, hidrogênio, metano e o vapor d’água. “A água foi liberada através do vulcanismo há bilhões de anos atrás quando o planeta se resfriou”, explicou Waverli Neuberger, doutora em Ciências Biológica e coordenadora da Agência Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo. A água desde o surgimento da vida na Terra é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos, a terra é composta de 70% de água e apenas 2,49% são de água doce. Um bem tão importante assim vem sendo desperdiçado pela humanidade, dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável. “Temos pouca água para o nosso consumo nos rios e lagos, sendo que a maior parte está nas geleiras e aquíferas (água subterrânea)”, disse Waverli. Segundo ela, países árabes têm levado icebergs içados de navio para suprir a escassez de água em seus territórios, causando um grave impacto ambiental. O mau uso da água tem causado preocupação em alguns países (em sua maioria europeia), e vários estudos tem sido realizado para tentar sanar o problema. “A revolução industrial não aconteceria sem a água. O ser humano não consegue ver que todos os itens industrializados precisam de água para ser produzidos, para fabricar cada quilo de aço são necessários 600 litros de água, um litro de cerveja precisa de três a quatro litros, a maior produtora de cerveja do Brasil gasta por ano 30 bilhões de litros d‘água. Para fazer uma folha de papel sulfite se gasta 380 litros”, disse Haushahn, inclusive dinheiro”, afirmou o jornalista Roberto Haushahn.

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizamos 2 baldes de 50 litros comuns para coletar amostras de água dos ar condicionados, 15 metros de mangueira de jardim e canos, algumas conexões para fazer as encanações necessárias, 1 caixa d’água de mil litros para coletar água de ar condicionados e destilador. O projeto está sendo desenvolvido primeiramente captando a água dos setes ar condicionados de 42 mil BTU’S. A amostra foi coletada em baldes comuns e levada para o laboratório de microbiologia para ser medido em becker. Em seguida foi realizado cálculos estatísticos para obter a média da captação da água. Esses cálculos estatísticos foram realizados da seguinte forma: Quantidade total de água dividido pela quantidade de ar condicionado, o resultado obtido foi a media total de água por ar condicionado. Em seguida realizaremos a coleta de água dos demais ar condicionados separadamente, e realizaremos o mesmo calculo para cada um. Após a obtenção de todos os resultados realizamos todas as instalações da tubulação necessária para a captação e distribuição nas plantas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através deste, verificamos que água retirada dos ambientes, ar condicionados e destilador são suficientes para manutenção de um pequena plantação de maracujá em nosso campus e contabilizar quantos litros de água se perde por ano, assim mostrar a importância de se aproveitar os recursos disponíveis em nosso campus preservando os recursos naturais, garantindo um futuro mais sustentável. Tendo em vista também que o objetivo principal do projeto não e uma grande produção, sim mostrar para os alunos que pode se aproveitar os recursos que se perdia todo dia, assim despertando na sociedade um espírito de preservação dos recursos naturais.

CONCLUSÕES: Este sendo um projeto de baixo custo visa reaproveitar a água que seria desperdiçada, empregando esta, em vasos, plantas e uma plantação de maracujá. Mostrando e conscientizando os alunos com necessidade de aproveitar melhor os recursos de mossa comunidade. Estudos mostram que a cada ano os recursos naturais vêm diminuindo gradativamente, fontes segura evidenciam estes acontecimentos, assoreamento de rios em algumas regiões rios secando em outras, dilúvios devastando tudo pela frente, tornados surgindo do nada onde menos se espera acontece.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARTHOLO JR.; RIBEIRO, Heloisa; N. Bittencourt José. Ética e sustentabilidade. Rio de Janeiro: e-papers Servi’cos editoriais
MATARAZZO-NEUBERGER; HASHAHN, Roberto; PEREIRA, Osmar. Falta de água será problema mundial para o século XXI. São Paulo, [2007?]. Disponível em <http://www.metodista.br/cidadania/numero-41/falta-de-agua-sera-problema-mundial-para-o-seculo-xxi> Acesso em 13 nov. 2011.
RICARDO, B. Água: o risco da escassez. São Paulo, Mar. 2005. Disponível em <http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/> Acesso em 13 nov. 2011.