ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Produtos de sementes de oleaginosas – Fonte de energia renovável

AUTORES: G Fonseca, M. (INMETRO) ; N. Batista, L. (INMETRO) ; F. Silva, V. (INMETRO) ; C. G. Pissurno, E. (INMETRO) ; J. Daroda, R. (INMETRO) ; S. Cunha, V. (INMETRO) ; R. M. Silva, P. (INMETRO) ; C. Soares, T. (INMETRO) ; R. Jesus, M. (INMETRO)

RESUMO: Sementes de oleaginosas foram utilizadas para a obtenção de óleo através de um processo de extração por solvente, Soxhlet onde são dois obtidos dois produtos, óleo e torta de extração. A partir do óleo se obteve biodiesel metílico através de catálise básica. A torta de extração foi utilizada em um processo de conversão a baixa temperatura, onde são obtidos quatro produtos, óleo, carvão, água de pirólise e gás. Todos os produtos foram caracterizados segundo a resolução nº 14 da ANP.

PALAVRAS CHAVES: Biodiesel; Energia; pirólise

INTRODUÇÃO: Diversos grupos de pesquisa ao redor do mundo têm desenvolvido pesquisas na tentativa de desenvolver novas fontes de energias renováveis. Essas pesquisas foram impulsionadas devido à falta de produtos derivados de combustíveis fósseis e ao alto custo relacionado a esses. O Brasil sendo um país de tamanho continental é um grande consumidor de diesel, sendo este responsável por 19% da matriz energética brasileira , principalmente em relação à área de transportes, urbano, rodovias e rios (83%) e o restante utilizado em agricultura e eletricidade . O uso de biomassas têm se transformado em um atraente mercado para se obter fontes de energia renováveis alternativas . Biodiesel tem se destacado em meio às demais fontes de energia, devido ser menos poluente, sendo amplamente utilizado mundialmente. Biodiesel segundo a agência reguladora Brasileira, ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis é constituído por alquil ésteres de ácidos graxos de cadeia longa, derivados de óleos vegetais e óleos e gorduras animais. O biodiesel é obtido principalmente por reações químicas, denominadas transesterificação, exemplificada na Figura 1. Esta reação consiste na reação de óleos com alcoóis de cadeias curtas, auxiliados pela presença de um catalisador . A reação de transesterificação é realizada entre ésteres (RCOOR ') e um álcool (R''COH) originando um novo éster (R''COOR') e um álcool (RCOH). Na síntese de biodiesel o processo de transesterificação é realizado através da reação de triacilgliceróis encontrados nos óleos e etanol e metanol, sendo necessário o uso de catalisador para favorecer este tipo de reação. Além do uso de diferentes matérias primas para a obtenção de biodiesel, existem diversas técnicas para a obtenção do mesmo, destacando-se catálise homogênea, catálise heterogênea , uso de enzimas , entre outras.

MATERIAL E MÉTODOS: 2 – Objetivos e metodologia: O objetivo desse trabalho é a obtenção da maior quantidade possível de produtos através do uso de sementes de oleaginosas. Foram utilizadas duas metodologias distintas: Síntese de biodiesel e processo de Conversão a Baixa temperatura. • 2.1 – Metodologia de obtenção de biodiesel: A primeira etapa desse processo consiste na secagem das sementes, seguida pela extração dos óleos de oleaginosas através de prensa a frio ou através de extração por solvente, Soxhlet. Ao final do processo de extração são obtidos, um produto líquido, óleo e uma parte sólida, denominada torta de extração. O óleo obtido é transformado em biodiesel através da reação do mesmo com alcoóis de cadeia curta, utilizando um catalisador básico, por exemplo. Ao término da reação são obtidos dois produtos: Biodiesel e glicerina. • 2.2 - Metodologia do processo de Conversão a Baixa temperatura (LTC). A torta da extração é seca e acondicionada no reator do sistema LTC. Este é aquecido a 3800C por uma hora. O processo é realizado a atmosfera inerte. Ao término da pirólise são obtidos quatro produtos: Óleo e carvão de pirólise, água residual e gás. Figura 2: Esquema sintético do processo Uso Total de sementes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O biodiesel metílico de pinhão manso foi obtido em rendimento de 72%. A caracterização segundo as normas da ANP encontram-se na tabela 1 a seguir. Tabela 1: Resultados da caracterização do biodiesel de pinhão manso. Parâmetro Resultado obtido Índice de Acidez (mg KOH/g) 0,43 Teor de água (%) 0,18 Índice de Iodo (g I2/100g) 105,11 Estabilidade oxidativa (h.) 5,12 Massa específica (g/cm3) 0,87 Ponto de entupimento (0C) 0,13 Ponto de névoa (0C) 1,16 O processo de conversão a baixa temperatura forneceu os quatro produtos de pirólise (óleo de pirólise, carvão, gás e água residual) conforme descrito na figura abaixo. Figura 3: Produtos de pinhão manso por LTC. O óleo de pirólise obtido a partir do processo de conversão a baixa temperatura foram caracterizados segundo descreve a tabela 2, abaixo. Tabela 2: Óleo de pirólise do pinhão manso. Parâmetro Resultado obtido Ponto de fulgor (0C) 45,3 Índice de Iodo (g I2/100g) 113,83 Estabilidade oxidativa (h.) 0 Massa específica (g/cm3) 0,98

Esquema sintetico do processo Uso total de sementes

Esta figura representa a metodologia de uso total de sementes. Produção de biodiesel e de óleo de pirolise, carvão e água por conversão a baixa temperatura.

Produtos de pinhão manso por LTC

Produtos obtidos por conversão a baixa temperatura da torta do pinhão manso

CONCLUSÕES: Os produtos obtidos por ambas as metodologias são utilizados como potenciais fontes de energia renovável. O biodiesel é misturado ao diesel, utilizado em motores com a finalidade de se diminuir o grau de poluição derivado da emissão da queima dos combustíveis no motor . O óleo de pirólise é misturado ao diesel na tentativa de melhorar a qualidade do biodiesel, o carvão de pirólise e o gás podem vir a ser utilizados como fonte de energia de caldeiras, alimentando o processo de secagem de sementes e também alimentando o sistema de aquecimento do processo LTC. A água de pirólise pode vir a ser utilizada no sistema de irrigação do solo, das culturas, plantação de sementes de oleaginosas, por esta ser rica em compostos nitrogenados.

AGRADECIMENTOS: CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Ministério de Minas e Energia, MME. Balanço Energético Nacional, Brasília. Ano base 2011. Disponível em www.ben.epe.gov.br; 2012. Consulta realizada em julho de 2012.
Queiroz, ; França, L.; Ponte, M.X.”The life cicle assessment of biodiesel from Palm oil (dendê) in the Amazon”; Biomass and Bioenergy 36, 50-59, 2012.
Romeiro, G.A.; Salgado, E.C.; Silva, R.V.S.; Figueiredo, M.K.-K.; Pinto, P.A.; Damasceno, R.N. “A study of pyrolysis oil from soluble coffee ground using Low Temperature (LTC) process” J. Anal Appl. Pyrolysis 93, 47-52, 2012.
Feng, G.; Zhi-Long, X.; Zhi-Xia, L. “Synthesis of biodiesel from acidified soybean soapstock using lignin-derived carbonaceous catalyst”; Applied Energy 98, 47-52,2012.
Pinto, A.C.; Guarieiro, L.L.N.;Rezende, M.J.C.; Ribeiro, N.M.; Torres, E.A.; Lopes, A.W.; Pereira, P.A.P.; Andrade, J.B. “Biodiesel: An overview”; J. Braz. Chem. Soc. 16, 6B-1313-1330, 2005.
Olguin, E.J.” Dual purpose microalgae–bacteria-based systems that treat wastewater and produce biodiesel and chemical products within a Biorefinery”; Biotechnology Advances”; In Press, Corrected Proof, May 2012.
Wang L, Yang J. Transesterification of soybean oil with nano-MgO or not in supercritical and subcritical methanol. Fuel 86 (3), 328-333, 2007.
Jang, M.G.; Kin, D.K.; Park, S.C.; Lee, J.S.; Kim, S.W.”Biodiesel production from crude canola oil by two steps enzymatic processes”; Renewable Energy 42, 99-104, 2012.