ÁREA: Ambiental

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA NA CONSCIENTIZAÇÃO PARA A RECICLAGEM DE LIXO

AUTORES: Ribeiro, R.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Barbosa, M.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Bastos, J.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Feitosa, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Sousa, L.F.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Almeida, J.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)

RESUMO: A discussão sobre a produção de lixo é tema muito atual na sociedade. Diante dessa problematização surge a ideia do projeto Cimba Recicla na Universidade Federal do Tocantins, que visa desenvolver ações de conscientização ambiental e formas de reciclar o lixo produzido no Campus Universitário de Araguaína. Em pouco mais de um ano de atividades (2011 e 2012) foram feitas várias ações dentro e fora da Universidade: ações solidárias, palestras, mesas redondas, seminários, oficinas e divulgação via internet e nos murais do Campus. Essas ações mostraram ao grupo, a Universidade e a comunidade de seu entorno formas de contribuir com a preservação do meio ambiente através da reciclagem de materiais.

PALAVRAS CHAVES: Materiais recicláveis; Universidade; Meio ambiente

INTRODUÇÃO: As questões ambientais estão cada vez mais presentes nos temas discutidos pela sociedade. Um dos pontos centrais dessa discussão trata da produção de lixo. Com o aumento da população há consequentemente o aumento na quantidade de lixo (MUCELIN, 2008). Esse crescimento é percebido em diversos locais, sendo um deles a própria Universidade onde se observa uma grande quantidade de papéis e plásticos nas lixeiras. Seria muito interessante se essa produção de lixo, da Universidade, fosse encaminhada para empresas que fazem a reciclagem desses materiais. Dentro desse contexto, a educação pode ser uma importante ferramenta. É nesse sentido que Gazzinelli (2001) sugere que: “[...] Por meio dela [a educação], torna-se possível reconstruir uma idéia do lixo mais compatível com a nova tendência mundial, pelo menos em discurso, de atuar sobre a produção do lixo. Para tanto, torna-se necessário que cada um comece com uma reflexão sobre a produção de lixo em sua casa; fique atento ao desperdício tão comum em nossa cultura e desenvolva a capacidade de julgar as razões pelas quais determinado método de tratamento do lixo é escolhido em detrimento de outro.” A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando a inserção dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. (JACOBI, 2003). Dentro dessa perspectiva, um grupo formado por alunos e professores da Universidade Federal do Tocantins criou o projeto Cimba Recicla com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental e buscar a solução para o lixo produzido dentro do Campus Universitário de Araguaína.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto Cimba Recicla é formado por um grupo de estudantes dos cursos de Biologia, Física e Química do Campus Universitário de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins e coordenado por uma professora do curso de Biologia. É executado desde o início do ano de 2011. As suas ações são desenvolvidas tanto dentro do Campus como também em escolas e cooperativas de catadores da comunidade. O projeto compreende três fases: 1. Planejamento: no qual são realizadas reuniões sistemáticas com o grupo e se defini as estratégias e ações a serem executadas na fase seguinte; 2. Estudos de Caso: são feitas visitas direcionadas a entidades de reciclagem de materiais; 3. Ação e Divulgação: nesta fase são realizadas ações solidárias, palestras, mesas redondas, seminários, oficinas e divulgação via internet e nos murais do Campus.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em pouco mais de um ano de atividades visitamos uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis da cidade. Observamos que tipo de materiais eles coletam, como são separados e processados e conhecemos diversos produtos oriundos do reaproveitamento dos materiais coletados pela cooperativa. Realizamos quatro palestras apresentando o projeto e discutindo a temática reciclagem de lixo. Organizamos um seminário no dia do meio ambiente, em 2011, que contou com uma mesa-redonda na qual foram ministradas palestras sobre como reduzir o consumo de materiais nocivos ao meio ambiente, como reutilizar e reciclar materiais, qual o papel da Universidade e dos estudantes no processo de indução da reciclagem no Campus. Durante o seminário fizemos a arrecadação de alimentos para doar a cooperativa de catadores, que é formada por pessoas carentes da comunidade. Nesse mesmo dia, realizamos no Campus, duas oficinas com o objetivo de induzir a reutilização de materiais. A primeira com crianças duma escola da comunidade, onde garrafas PET foram utilizadas para confeccionar brinquedos. A segunda, com adultos, garrafas PET foram reaproveitadas para a confecção de móveis. Em 2012 realizamos, no dia do meio ambiente, duas oficinas em uma escola da cidade que atende crianças carentes. Repetimos a oficina de confecção de brinquedos com garrafas PET e aplicamos uma segunda que consistiu numa conversa sobre meio ambiente com os alunos e na exibição de dois filmes de temática ambiental. Após a exibição dos filmes pedimos às turmas que expressassem através de gravuras como gostariam que fosse o meio ambiente. Além dessas ações temos um blog e um perfil em redes sociais onde divulgamos nossas ações e outras na área ambiental e fazemos a divulgação do projeto com cartazes nos murais do Campus.

CONCLUSÕES: As ações desenvolvidas até o momento nos mostraram ser possível realizar a reciclagem de materiais. Essa visão nos foi proporcionado pelas palestras, oficinas e visitas à cooperativa de catadores. Ao mesmo tempo essas ações também nos proporcionaram mostrar a Universidade e a comunidade de seu entorno formas de contribuir com a preservação do meio ambiente, por exemplo, reutilizando garrafas PET’s para confeccionar brinquedos e móveis. O próximo passo será criar um modelo de reciclagem e reutilização de papel que possa ser aplicado na Universidade e futuramente em outros locais.

AGRADECIMENTOS: A Universidade Federal do Tocantins A Cooperativa Maxi Mundi

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GAZZINELLI, M.; LOPES, A.; PEREIRA, W.; GAZZINELLI, A. Educação e participação dos atores sociais no desenvolvimento de modelo de gestão do lixo em zona rural em Minas Gerais. Educ. Soc. [online]. 2001, vol.22, n.74, pp. 225-241. ISSN 0101-7330. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a13v2274.pdf>. Acesso em: Julho de 2012.
MUCELIN, C.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Soc. nat. (Online) [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 111-124. ISSN 1982-4513. < http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1.pdf>. Acesso em: Julho de 2012.

JACOB, P. Educação ambiental,cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/ 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso em Julho de 2012.