ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Aprendendo sobre resíduos de forma lúdica e divertida: uma proposta de sensibilização ambiental.

AUTORES: Crizel, L.E. (IFRS - CÂMPUS FELIZ) ; Musa, C.I. (IFRS - CÂMPUS FELIZ) ; Portes, E.V.S. (IFRS - CÂMPUS FELIZ)

RESUMO: O projeto de extensão denominado “Clube Ambiente Feliz” é desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Feliz. A proposta do projeto é de cunho interdisciplinar e tem como tema central o meio ambiente. Os encontros deste projeto de extensão aconteceram quinzenalmente no ano de 2011, no período de março a novembro. Uma das atividades desenvolvidas neste projeto foi o estudo sobre a reciclagem e o ciclo de vida dos produtos.

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade; sensibilização; meio ambiente

INTRODUÇÃO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Feliz, desenvolve um projeto de extensão denominado “Clube Ambiente Feliz”. A proposta é de cunho interdisciplinar e tem como tema central o meio ambiente. Este projeto é direcionado para alunos do 2º ciclo do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e privada de ensino, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Ciências Naturais e Artes, trabalhadas nas relações paralelas e transversais que as envolvem com o tema central, o ambiente. Os encontros aconteceram quinzenalmente no ano de 2011, no período de março a novembro. Uma das atividades desenvolvidas neste projeto foi o estudo sobre a reciclagem e o ciclo de vida dos produtos. No âmbito do ensino de ciências, a abordagem desse ciclo se mostra como articuladora entre o contexto ambiental e os aspectos do conhecimento químico. Neste contexto, foi discutida a importância de reduzir o consumo e o motivo pelo qual o descarte inadequado de embalagens passou a configurar um problema ambiental sério (MATEUS et al, 2009). O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados obtidos a partir da produção de painéis confeccionados com embalagens escolhidas pelos estudantes para serem usados posteriormente nas suas escolas como materiais didáticos para o ensino na área ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: As atividades foram desenvolvidas em dois encontros, sendo que o primeiro foi destinado para a apresentação de conceitos referentes aos resíduos, coleta seletiva e reciclagem, no qual foram debatidos e construídos coletivamente com os estudantes de forma interligada e contextualizada. Os estudantes trouxeram vários tipos de embalagens que consideravam relevantes e, principalmente, aquelas que despertavam sua curiosidade com relação à constituição. A partir das embalagens trazidas discutiram-se coletivamente os seguintes aspectos: a origem de cada material que constitui a embalagem; processos de transformação envolvidos desde a matéria prima (ou matérias-primas) até a obtenção da embalagem em sua forma final; propriedades dos materiais que constituem a embalagem e relações das propriedades com seu uso, reutilização e reciclagem das embalagens. No segundo encontro, todos os alunos participaram da produção de painéis com os materiais escolhidos, abordando os itens discutidos no decorrer dos encontros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebemos que durante o desenvolvimento da atividade, os estudantes estavam motivados e interessados. Observamos também que à medida que os estudantes foram construindo conhecimentos a partir das problemáticas abordadas, foram debatendo de uma forma mais segura as questões levantadas e passaram a apontar possíveis maneiras de evitar os impactos ambientais causados pelas mais diversas embalagens que utilizamos/adquirimos diariamente. Os depoimentos expressados pelos alunos foram animadores e demonstraram sinais de amadurecimento e de sensibilização frente aos problemas ambientais, principalmente na minimização da geração de resíduos (LEFF, 2007).

CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, acreditamos que a proposta dinamizou a percepção e sensibilização ambiental dos estudantes. Neste sentido, as atividades possibilitaram aos alunos a reflexão e compreensão da necessidade de ações proativas em relação ao ambiente e, neste caso, em especial a redução na geração de resíduos. Além disso, acreditamos que os estudantes são multiplicadores destas ideias trabalhadas na sociedade, dessa forma, conscientizarão seus familiares, amigos, colegas. Assim, podemos inferir que o Projeto de Extensão Clube Ambiente Feliz vem atingindo seus objetivos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1.MATEUS, A. L. M. L.; MACHADO, A. H. e BRASILEIRO, L. B.. Articulação de Conceitos Químicos em Um Contexto Ambiental por Meio do Estudo do Ciclo de Vida de Produtos. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 4, nov. 2009.
2. LEFF, Enrrique. Saber Ambiental. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.