ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Educação ambiental em uma escola no município de Esperança PB.

AUTORES: Alves, H.G. (UFCG) ; Santos, J.C.M. (UFCG) ; Sales, E.M. (UFCG) ; Silva, V.M. (UFCG) ; Costa, A.B. (UFCG) ; Oliveira, F.S. (UFCG)

RESUMO: A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolvem conjunto de fatores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar(JACOBI, 2003). Medidas sociais podem ser tomadas para a existência e prática da educação ambiental como higiene pessoal, coleta seletiva e cuidados com o ambiente. Assim, o presente trabalho trata da educação ambiental em uma escola no município de Esperança PB. Viu-se que medidas já foram tomadas por um dos docentes da escola, porém por falta de conscientização dos alunos, as práticas não foram seguidas, assim seria necessária uma conscientização de toda a escola para depois inserir medidas ambientalistas

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental; meio ambiente; município de Esperança

INTRODUÇÃO: A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolvem conjunto de fatores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental. (JACOBI, 2003)Mediadas sociais podem ser tomadas para a existência e prática da educação ambiental, dentre elas, a higiene pessoal, coleta seletiva, limpeza e cuidados com o ambiente em que a pessoa se encontra diariamente. Diante desta temática vê-se a grande importância do estudo e conscientização para os seres humanos de práticas ambientais.Diante do exposto e da relevante importância da educação ambiental o presente trabalho tem a finalidade de apresentar uma escola no município de Esperança PB, onde se fez uma pesquisa de campo e questionaram-se alguns funcionários a cerca do assunto. Notou-se uma total ausência de educação ambiental, tanto por parte dos alunos como de alguns docentes, que mesmo com uma proposta ambiental feita por um professor docente da escola a educação ambiental ainda é ausente e não vem sendo praticada, nem ensinada na escola.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização de nosso estudo, foi primeiramente feita uma revisão bibliográfica a cerca das questões ambientais, além de uma visita a escola do município de Esperança onde foram feitas perguntas a professores e alunos a cerca de como o meio ambiente é tratado na escola.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados levantados na escola apontam para uma falta de interesse dos alunos e professores, uma vez que o Professor Graduado em Geografia pela UEPB teve a iniciativa de motivar a prática de educação ambiental, propondo uma coleta seletiva e também propondo com lixo orgânico, fazer adubo e utilizar em uma pequena horta que poderia ser criada em alguns locais da escola que encontram inutilizados. Nota-se, portanto, que a falta de educação ambiental na escola é uma questão de a falta de conscientização, uma vez que algumas medidas iniciais para ambientalização já foram implementadas na escola, porém não foram praticadas, assim seria necessária uma conscientização para os alunos, onde a mesma poderia ser tratada em sala de aula.

CONCLUSÕES: Apesar de um dos professores que trabalha na escola, já ter feito uma proposta para iniciar a educação ambiental na mesma, uma falta de conscientização impediu que a mesma fosse realizada, assim necessita-se antes de implementação de qualquer que seja a medida ambientalista, uma conscientização em toda a escola, esta poderia ser realizada através de palestras, ou até mesmo em sala de aula.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JACOBI, P. EDUCAÇÃO AMBIENTAL,CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003.
MUNHOZ, Tânia. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental.