ÁREA: Ambiental

TÍTULO: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO PROGRAMA 5S E P+L, APLICADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO, IFMT, CAMPUS BELA VISTA – CUIABÁ/MT

AUTORES: Teixeira, D.A. (UNESP) ; Alves, J.A. (IFMT) ; Santos, V.L. (SEDUC-MT)

RESUMO: Resíduos sólidos é algo comum em tempos atuais, pois é resultado do consumismo desenfreado e falta de percepção de muitos agentes da população. Contudo, diversas instituições estão de forma prática, aplicando a gestão ambiental dentro de seus campus, como por exemplo, o uso de programas para facilitar trabalho, mudar os hábitos da comunidade acadêmica e ainda ser sustentável, como é o caso do do gerenciamento de resíduos por meio de programas como o 5S e a Produção Mais Limpa (P+L). Assim, o trabalho visa propor metodologicamente, baseado na experiência das instituições aqui tratadas, a implementação destes programas no IFMT – Campus Bela Vista, Cuiabá/MT para gerenciar seus resíduos sólidos e trazer maior eficiência nas atividades desenvolvidas na instituição nos seus diversos setores.

PALAVRAS CHAVES: Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; 5S e P+L

INTRODUÇÃO: O agente humano e suas ações cotidianas têm como produto final a geração de resíduos, estes podem receber classificações diversas, no entanto, no que diz respeito a algo não mais utilizado, descartado, inviável ao uso comum, entre outros, por esse agente é classificado como resíduo sólido. Dentro desse processo há muitos atores, coadjuvantes não há, todos são responsáveis pelo resíduo final descartado (MONTEIRO, 2001). Dentro desse contexto diversas ações devem ser tomadas por todos para obter-se um bom gerenciamento ambiental, bem como do resíduo sólido. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos art. 19, inciso III, parágrafo 6º expressa: (...) o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos contemplará ações específicas a serem desenvolvidas no âmbito dos órgãos da administração pública, com vistas à utilização racional dos recursos ambientais, ao combate a todas as formas de desperdício e à minimização da geração de resíduos sólidos. Devido à importância do gerenciamento dos resíduos sólidos, o presente projeto pretende levantar, diagnosticar, bem como orientar quanto à gestão destes resíduos no IFMT - Instituto Federal do Mato Grosso, campus Bela Vista, uma vez que se trata de uma instituição federal, possuindo entre outros, cursos voltados às áreas ambientais. A hipótese aqui levantada é a de que o Programa 5S e Produção Mais Limpa (P+L), bem como as demais formas de se aplicar a gestão ambiental dentro do campus podem ser grandes aliados ao gerenciamento de Resíduos Sólidos dentro no IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Assim, este trabalho surge com este tema de se gerenciar os resíduos sólidos através de uma proposta metodológica do programa 5S e P+L, aplicado no IFMT, campus Bela Vista.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada no IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, localizado na Av. Juliano Costa Marques, s/n, Bela Vista, Cuiabá-MT, CEP: 78050-560. Sua estrutura atende aos cursos de educação Profissional e Tecnológica no nível médio: Técnico nível Médio Integrado em Meio Ambiente, Técnico nível Médio Integrado em Química; técnico: Técnico subseqüente em Química, Técnico subseqüente em Alimentos; no nível superior: Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Engenharia de Alimentos. A metodologia utilizada para elaboração e conclusão deste trabalho, baseia-se na revisão bibliográfica através de literaturas específicas e em normas técnicas publicadas, levantamento de dados, estes, realizados diante da observação dos resíduos no campus e pela realização de um questionário estruturado qualitativo. O desenvolvimento desta metodologia propiciará estabelecer uma proposta aplicável de políticas e práticas sustentáveis dentro desta Instituição de Ensino. Apesar das diferenças regionais e até mesmo culturais, as instituições de ensino em todo o país possuem metodologias semelhantes de trabalho, desta forma apresenta-se o que está sendo aplicado em algumas instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, esperando assim, que as informações e experiências vividas, possam trazer uma visão do que pode ser implantado de modo positivo para o campus do IFMT – Bela vista. As práticas de gerenciamento ambiental compreendem o gerenciamento de resíduos sólidos, processos de coleta seletiva, utilização de tecnologias mais limpas em seu processo de gestão e toda forma de estruturar o ensino superior.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Traçando um panorama geral, pode-se observar que o senso de utilização, é preocupante ao administrativo, devido a 40% não devolver o material que não está utilizando ao seu local de origem. Quanto ao senso de ordenação, o ponto em desequilíbrio está na dificuldade em encontrar rapidamente um material quando lhe é solicitado. O senso de limpeza ou zelo há uma homogeneidade quanto ao processo, pois existe um conhecimento sobre coleta seletiva e separação de rejeitos. O senso de asseio ou higiene apresentou resultados favoráveis, pois há uma preocupação com o descartar corretamente os resíduos. O senso de autodisciplina também apresenta bom desempenho por boa parte dos envolvidos, pois há um conhecimento razoável do programa 5S e até, em alguns setores, da adoção de medidas compatíveis, conhecimento também sobre a realização de coleta seletiva (a qual podemos observar, dentro do campus, a existência de lixeiras devidamente reservadas para este fim, com coloração e etiquetas adequadas) e a busca por solução dos problemas gerados. Enfim, ainda existem pontos que apresentam deficiências, onde é necessário estratégias de enquadramento e esclarecimento, mas já demonstra um começo para a realização e posterior implantação do programa 5S na instituição. Assim, a pesquisa demonstrou a existência de um conhecimento razoável em coleta seletiva, mas ainda há pontos insatisfatórios. Quanto ao processo de P+L (Produção Mais Limpa) ainda há resistência, até mesmo, falta de conhecimento por parte de muitos envolvidos, conforme a pesquisa realizada, 67% do setor administrativo não ouviu falar a respeito e consequentemente, não adota medidas compatíveis (também 67%), o desconhecimento da técnica atinge 75% dos docentes e 54,5% dos discentes. Veja os gráficos:

Gráfico 1

Coleta Seletiva

Gráfico 2

P+L

CONCLUSÕES: De modo geral ao programa 5S e P+L, os docentes foram os que mais apresentaram resultados satisfatórios. O setor administrativo ainda necessita de maiores esclarecimentos a respeito das técnicas. Um dado preocupante apresentado foi a respeito dos acadêmicos de Gestão Ambiental que, apesar de conhecer o programa 5S, são os que menos adotam medidas compatíveis. O programa 5S conjuntamente com a Produção Mais Limpa (P+L), promove mudanças de hábitos e atitudes dos indivíduos,refletindo na qualidade de vida, redução de desperdícios, redução de custos e aumento da produtividade.

AGRADECIMENTOS: UNESP, IFMT e SEDUC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001. Sistemas de Gestão Ambiental – Especificação e Diretrizes para o Uso. Rio de Janeiro. ABNT, 1997ª
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental – Diretrizes Gerais Sobre Princípios, Sistemas e Técnicas de Apoio. ABNT, 1997b.
BRASIL. Resolução CONAMA nº. 275, de 25 de abril de 2001. Estabelece O Código De Cores A Ser Adotado Na Identificação De Coletores E Transportadores, Bem Como Nas Campanhas Informativas Para A Coleta Seletiva De Lixo. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 19 jun. 2001.

CARVALHO, P. C. de. O Programa 5S e a Qualidade Total. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011. 5ª edição.

JULIATTO, D. L. et. al. Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para Instituições Públicas de Ensino Superior. Ver. GUAL., Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 170-193, set./dez. 2011.

MONTEIRO, J. H. P. et. al. MANUAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. Disponível em <http://www.resol.com.br/cartilhaa4/manual.pdf>. Acesso em 04 jan 2012, 16:15:15.