ÁREA: Ambiental

TÍTULO: EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: VALORES E POSTURAS SOCIAIS EM BENEFICIO DA LAGOA DO BEBEDOURO

AUTORES: Vieira, L. (IFPI) ; Dourado, T. (IFPI) ; Lima, L. (IFPI) ; Nunes, F. (IFPI) ; Prado, V. (IFPI) ; Rocha, C. (IFPI) ; Silva, R. (IFPI) ; Sousa, K. (IFPI)

RESUMO: O trabalho foi realizado na cidade de Parnaíba – PI,na Lagoa do Bebedouro localizada na estrada Rosápolis, com o objetivo de ressaltar o impacto ambiental da mesma. Para a coleta de dados foi aplicado um questionários de sondagem e exames físico-químicos de água provinda da Lagoa, essa foi analisada por meio comparativo das amostras do ano de 2011 e 2012. Assim como interpretar os resultados e demonstrar a importância da recuperação do ambiente, sob o eixo norteador de uma política de educação socioambiental para a cidade de Parnaíba, especificamente para a comunidade da Lagoa do Bebedouro. A partir da problemática de poluição, o presente trabalho auxilia na montagem de uma estratégia de gestão rumo ao desenvolvimento integrado do município de Parnaíba.

PALAVRAS CHAVES: Educação Socioambiental; Lagoa do Bebedouro; Parnaíba-PI

INTRODUÇÃO: O Parque municipal Lagoa do Bebedouro é um atrativo natural de rara beleza, assim como os outros pontos de Parnaíba-PI, no entanto não tem sido explorada racionalmente (GOMES, Fernando A. L.). Através das praticas excessivas de atividades piscícola, assim como pela visível deposição de resíduos residenciais e comerciais, inclusive químicos de alguns criadores de gado que realizam o processo inicial de lavagem do couro do gado, promovem a banalização do parque poluindo-o, desprezando assim a importância também econômica da Lagoa. Enquanto atrativo turístico não se encontra em roteiros de visitação promovido pelas agências locais; como área de lazer e entretenimento carece de estrutura adequada para tal; a atividade piscícola também é desprezada (GOMES, Fernando A. L.). Na execução da uma pesquisa, segundo OLIVEIRA(2002), depois de decidir as fontes de dados e o tipo de pesquisa, devemos selecionar as técnicas a serem empregadas para a coleta de dados, sobressaindo-se: questionários, entrevistas, observação, formulários e discussão de grupo. Neste trabalho foram escolhidos o questionário e análises por meio de exames físico-químicos de água provinda da Lagoa como instrumento de coleta de dados necessários a formulação do trabalho.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado em Parnaíba-PI, na Lagoa do Bebedouro, localizada entre os bairros Santa Luzia e São Vicente de Paula, na estrada Rosápolis, sendo assim desenvolvida no intervalo de maio de 2011 a maio de 2012. Para a coleta de dados foi utilizado como técnica, o questionário,que foi aplicado pelo grupo, ao qual se dividiu em duplas para a aplicação, atendendo assim 50 pessoas da comunidade local,este é composto de cinco perguntas objetivas,cujas respostas, sim ou não,de cunho quantitativo,cita-se:1-Você já te teve algum contato com o termo Educação Socioambiental?,2-É trabalhada a conscientização ambiental aqui no bairro?,3-Você acha suficiente as estratégias de gestão governamental em relação a poluição da Lagoa do Bebedouro?,4-Você reconhece ou conhece a excessiva deposição de resíduos residenciais e comerciais, inclusive químicos, na Lagoa do Bebedouro?,5-Em sua opinião a água da Lagoa do Bebedouro esta apta ao consumo direto ou indireto do homem?. Como forma de fundamentar o teor de poluição da Lagoa do Bebedouro foram realizados exames físico-químicos de água provinda da Lagoa, cujas captações de amostras da Lagoa foram realizada por um Técnico em química da AGESPISA (Águas e esgotos do Piauí S/A), sob a Coordenação de Controle de Qualidade - COQPA, Gerências de Negócios de Parnaíba - GENPA, Diretoria de Operação e Expansão do Interior – DOINT, que apoiaram o projeto de Educação Socioambiental do IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), campus Parnaíba, promovido pela disciplina Núcleos Temáticos 1 e 2, essa constituinte do curso de Licenciatura em Química, sendo o projeto desenvolvido pelos alunos e professores do curso. Ao qual devido à deficiência estrutural do IFPI, campus Parnaíba, sobretudo pôde contar a parceria da AGESPISA

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com relação ao boletim de água, estes serviram de fundamentação para a realização do trabalho de identificação físico-química da visível poluição da Lagoa do Bebedouro, cujos resultados obtidos no processo de análise da água da Lagoa do Bebedouro são demonstrados na figura 1. As amostras analisadas não atende aos padrões de portabilidade físico-químicos, conforme a portaria 1469/2000 exarada pelo Ministério da Saúde. Alem das análises laboratoriais foi aplicado um questionário com perguntas objetivas de cunho quantitativo a população local, abrangendo desde a importância da utilização consciente da Lagoa, assim como a idéia de Educação Socioambiental, ressaltando que essa não era trabalhada na área antes do desenvolvimento do projeto, cujos resultados são demonstrados na figura 2. A partir do desenvolvimento do projeto, foi demonstrando a população local o índice de poluição da Lagoa do Bebedouro, e, por conseguinte a relação de suas praticas, sendo sugeridos assim meios alternativos, por exemplo; deposição de resíduos residenciais e comerciais, inclusive químicos de alguns criadores de gado que realizam o processo inicial de lavagem do couro. Foi sugerida uma parceria com a prefeitura em realizar o recolhimento diário do lixo local, assim como uma reforma no sistema de esgoto local, propiciando assim o declínio do índice de poluição da Lagoa do Bebedouro, melhorando as atividades piscícola.

Resultados das Análises de água da Lagoa do Bebedouro

Os resultados das análises demonstram o teor de poluição da Lagoa do Bebedouro, ao qual não atende aos padrões de portabilidade físico-químicos.

Resultados do questionário

As respectivas respostas dos moradores locais denunciam a problemática de poluição, assim como revela a falta de estratégias de gestão efetivas no local.)

CONCLUSÕES: O desenvolvimento de praticas consciente pode mudar todo um contexto de devastação e poluição ambiental e as ações de conscientização e promoção da Educação Socioambiental, propicia a mudança de valores e posturas sociais em beneficio da própria área incidente de degradação, a Lagoa do Bebedouro. Mediante os resultados apresentados a criação de estratégias de gestão rumo ao desenvolvimento integrado do município, sem duvidas deve ser realizadas, assinalando o compromisso constitucional com o meio ambiente e com a comunidade local propiciando a promoção de melhoria da qualidade de vida local.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual prático de análise de água. 3ª ed. rev. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2009.

BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.

EQUIPE ESA. ESA - Educação Socioambiental. Disponível em: http://www.educacaosocioambiental.com.br/, Acesso em: 11 de maio de 2012.

BERNA,Vilmar. A importância da educação socioambiental. Disponível em: http://rmai.com.br/v4/Read/299/a-importancia-da-educacao-socioambiental.aspx, Acesso em: 11 de maio de 2012.

Lei Nº 6938/1981 - Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências - Data da legislação: 31/08/1981 - Publicação DOU, de 02/09/1981.

GOMES, Fernando A. L. Aonde a Lagoa do Bebedouro pode nos levar?. Disponível em: http://www.proparnaiba.com/suanoticia/2009/03/09/aonde-a-lagoa-do-bebedouro-pode-nos-levar.html. Acesso em: 13 de abril de 2011.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thonson Learnin, 2002.320p.

PORTARIA No. 1469/2000 - Controle e Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade. Ministério de Saúde.

Santos, Elisa Soares; Zanello, Sonia. Análises Físico-Químicas das Águas e de Solos do Rio Canguiri. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1701-8.pdf. Acesso em: 11 de maio de 2012.