ÁREA: Ambiental

TÍTULO: LEVANTAMENTO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFMG

AUTORES: Araújo, N.C.A. (UFMG) ; Duarte, F.V. (UFMG) ; Lacerda, I.L. (UFMG) ; Costa, E.A. (UFMG) ; Freitas, C.S. (UFMG) ; Oliveira, S.B. (UFMG)

RESUMO: Aumenta-se cada vez mais a geração de resíduos em todos os setores da sociedade, um fato que agrava os problemas ambientais. O melhor reaproveitamento, coleta e destinação destes resíduos atraem olhares de vários pesquisadores e cientistas. O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento qualitativo e quantitativo dos resíduos gerados em alguns laboratórios do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Durante a realização do trabalho foi observado que a Unidade não adota um sistema de coleta e/ou tratamento dos resíduos, e o destino final destes, infelizmente, ainda é a pia dos laboratórios e consequentemente, a rede de esgoto que não sofre tratamento algum. É importante tratar e reduzir os resíduos, pois os mesmos podem causar danos ao meio ambiente e à população.

PALAVRAS CHAVES: : tratamento de resíduos; efluentes de laboratórios; gestão de resíduos

INTRODUÇÃO: O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) é uma das unidades que compõem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) localizada em Montes Claros no norte de Minas Gerais. O Campus abriga vários laboratórios, dentre estes estão o de Química Analítica, Fundamentos de Química e o Laboratório de Análise de Solos, nos quais geram resíduos químicos, o que os tornam foco de estudo na tentativa de reduzir possíveis contaminações ambientais. O objetivo do trabalho é realizar o detalhamento qualitativo e quantitativo da destinação dos resíduos químicos gerados nos laboratórios, bem como realizar um trabalho de conscientização com docentes, funcionários e alunos, proporcionando uma nova visão para o destino desses resíduos, evitando o seu descarte por métodos não adequados. Nas instituições de ensino e pesquisa são geradas grandes quantidades de resíduos e a maioria destas não tratam os resíduos químicos de atividades laboratoriais. O não tratamento e a destinação incorreta destes resíduos químicos causa a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Infelizmente a cultura que ainda predomina é o descarte na pia do laboratório, já que a maioria das instituições não tem uma política institucional clara que permita um tratamento global do problema. (GERBASE; 2005). Apesar de algumas ações isoladas, esse problema tem que ser encarado coletivamente por toda comunidade, assumir a responsabilidade por esses rejeitos gerados e buscar o estabelecimento de uma política institucional. Gerenciar resíduos não é uma tarefa fácil, há de se trabalhar não só a questão de infraestrutura, mas também na conscientização das pessoas. (TOLEDO; LEO; 2008). As Universidades têm o papel de estimular a população com novas ideias para que se empenhe na busca de soluções para a problemática dos resíduos.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um levantamento qualitativo e quantitativo dos resíduos oriundos dos laboratórios de Química Analítica, Fundamentos de Química e Laboratório de Análise de Solos do Instituto de Ciências Agrárias, usando como base as apostilas das aulas práticas e entrevistas com os técnicos de cada laboratório. As informações solicitadas para o levantamento foram: • Tipos de resíduos; • A quantidade de resíduos gerados; • Destinação final; Foi, também, avaliado se o laboratório realizava aulas praticas ou era utilizado apenas para pesquisa. Realizou-se visitas aos laboratórios em questão, sendo observadas as formas de armazenamento e descarte.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A maioria dos resíduos gerados no Laboratório de Química Analítica são soluções de cátions e ânions, soluções ácidas e básicas, indicadores e outros compostos inorgânicos, proveniente das aulas práticas. Estes não tem uma destinação apropriada, sendo estes descartados nas redes de saneamento e alguns armazenados em garrafas PET. No entanto os resíduos gerados no laboratório de Fundamentos de Química são provenientes tanto de aulas práticas como de pesquisas realizadas no mesmo. Uma enorme quantidade de soluções ácidas e básicas é gerada no mesmo, mas esses valores podem variar dependendo da quantidade de alunos. Também, é gerado neste Laboratório um resíduo sólido composto por naftaleno e difenilamina cerca de 500g por ano. Os resíduos gerados no laboratório de Análise de Solos são provenientes das análises de solo realizadas no mesmo, lembrando que estes valores podem variar de acordo com a demanda de análises. De acordo com a Figura 1 é possível observar que a destinação final predominante, ainda é o descarte na pia do laboratório. Este fato é preocupante, já que muitos desses resíduos podem causar danos ao meio ambiente. Na Tabela 1 estão os resultado do levantamento realizado nos laboratórios, durante um semestre letivo.

Figura 1:

Forma de descarte dos resíduos químicos citados, feita pelos laboratórios avaliados.

Tabela 1:

Resíduos produzidos nos laboratórios Instituto de Ciências Agrárias da UFMG durante um semestre letivo.

CONCLUSÕES: Através dos resultados obtidos do levantamento qualitativo e quantitativo realizado nos laboratórios do Instituto de Ciências Agrárias, podemos concluir que a criação de um sistema de coleta e tratamento destes resíduos é de fundamental importância, objetivando, assim, uma melhor destinação dos mesmos. Existe, também, a necessidade da Instituição elaborar campanhas de conscientização de funcionários e alunos sobre a estocagem, o tratamento e descarte e reutilização dos resíduos mais comuns, assim todos poderão contribuir, evitando maiores impactos.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e a professora Francinete Veloso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GERBASE, A. E.; COELHO, F. S.; MACHADO, P. F. L.; FEREIRA, V. F. Gerenciamento de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa. Química Nova. São Paulo. v. 27, n. 1, p.3, 2005.
TOLEDO, A. C. T. ; LEO, V. M. M..Resíduos Químicos: Uma experiência de aprendizado em aulas de laboratório em ensino superior. In: XIV Eneq – encontro nacional de ensino de química, 2008, Curitiba. Apresentação de trabalhos acadêmicos de experimentação no ensino, 2008.