ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

AUTORES: Silva, A.C.A.D. (CRQ XIV) ; Lages, A.S. (UNINORTE) ; Silva, F.R. (CIEAM) ; Assis, P.C.J. (UNINORTE/SEDUC) ; Souza, A.P. (UNINORTE)

RESUMO: O presente trabalho foi realizado no Centro Integrado de Educação da Amazônia no bairro de Manaus, com o intuito de incentivar o Ensino da Química no Ensino Fundamental, visando a interdisciplinaridade entre as disciplinas de História e Química onde trabalhamos temas da Pré-História e a evolução da Química através das pinturas. Foi demonstrado alguns experimentos de química com cores que podem ser feitos com materiais utilizados no cotidiano. Os participantes apresentam idades variadas, que vão de 9 a 14 anos, mostrando que podemos trabalhar com o ensino da química em todas as faixas etárias. Os resultados demonstraram que os alunos demonstram um maior interesse pela disciplina quando demonstramos em que ela esta presente em nosso cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA ; HISTÓRIA; CORES

INTRODUÇÃO: Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Os primeiros relatos do uso de tintas remontam a períodos anteriores há 30.000 anos, geralmente associadas a pinturas em paredes rochosas realizadas por sociedades nômades primitivas, as quais são chamadas de pinturas rupestres. É difícil de precisar com exatidão a formulação das tintas utilizadas. Acredita-se que os nossos antepassados usassem como pigmentos partículas inorgânicas minerais finamente moídas. Por exemplo, para a coloração vermelha era usada a hematita, para a coloração amarelo a Goethita. Foi através da Química que o homem conseguiu reproduzir os magníficos tons e cores gerados pela natureza, além de criar novas e infinitas tonalidades.E através deste trabalho demonstramos que a química esta presente desde os nossos antepassados.

MATERIAL E MÉTODOS: A exposição foi elaborada em uma escola do ensino fundamental em Manaus, com orientação de um professor de química e um professor de história. Montando grupos de alunos para fazer a exposição de ciências através de cartazes, apresentações e uma sala decorada com a temática as Cavernas e Pinturas Rupestres. Os assuntos foram estudados nas aulas de arte e história na semana, onde foram confeccionados os materiais para a exposição,fazendo as pinturas rupestres no papel madeira para montar a caverna, e aos sábados ministradas aulas sobre a química e os experimentos abordados com apresentação de vídeos para melhor entendimento dos alunos.As aulas foram abordados sobre o que é a química?O que são tintas? As pinturas Rupestres e a Química. A sala para exposição foi decorada e os alunos reproduziram uma Caverna com folhas de papel madeira.Os experimentos realizados com matérias do cotidiano, demonstrando de maneira lúdica a química, os experimentos realizados pelos alunos foi a produção de corantes naturais, água colorida, pintando no leite.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi elaborado um questionário com 5 perguntas, sendo respondidas antes do projeto e depois da elaboração do mesmo. Onde participaram 14 alunos, para estes alunos foi feita a seguinte pergunta, o que é química para você? 4 responderam que é a ciência dos elementos, 1 respondeu que é a ciência que transforma os materiais, e 9 não souberam responder. Dentro desse contexto analisamos a dificuldade que temos na educação do Ensino Fundamental, quanto o estudo das Ciências. O trabalho interdisciplinar é fundamental para que o ensino seja contextualizado com o meio em que estamos inseridos e a ciência.

FIGURA 1. QUESTIÓNARIO

Questionário realizado com os alunos do CIEAM

FIGURA 2. EXPERIMENTO REALIZADO

Experimento realizado pelo aluno do CIEAM

CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir a importância de divulgar a química através da interdisciplinariedade, usando a história como base para descrever a evolução da química e sua importância dentro da sociedade . O mais importante deste trabalho é vivenciar a expressão de cada participante, e plantar a semente da ciência, do ensino e da aprendizagem, seja no discente ou docente.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao Centro Integrado de Educação da Amazônia pela oportunidade de trabalhar junto aos seus alunos. E ao CRQ XVI Região.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAMPOS, D. M. S. – Psicologia da Aprendizagem , 19º ed., Petrópolis: Vozes,
1996.

Carneiro, M.A, LDB Fácil, 17 ed.- Petrópolis, RJ, editora Vozes, 2010.
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/206/aviao-magnetico/?searchterm=avi%C3%A3o%20de%20cartolina Acesso em: 17 de maio de 2012.