ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Proposta de uma nova WebQuest para o Estudo de Química da Atmosfera

AUTORES: Lima, M.B. (UFPB) ; Moreira Sá, A. (IFPB) ; Tavares, M.R.S. (UFPB) ; Barreto, I.S. (UFPB)

RESUMO: O uso da ferramenta didática WebQuest vem sendo cada vez mais difundida nas aulas de Química. Nesse trabalho é proposta uma nova WebQuest para o ensino de Química Ambiental enfatizando a relevância da temática Química da Atmosfera. Essa atividade apresenta aos alunos do ensino médio os fenômenos químicos relacionados à problemática da poluição atmosférica e o seu impacto na saúde humana e no meio ambiente. A WebQuest desenvolvida enfatiza os problemas da camada de ozônio e do efeito estufa, temas atuais, debatidos em todo o mundo. Dessa forma, foi possível alcançar o conhecimento através de um processo de pesquisa orientada, onde se estimulou as capacidades de interação, pesquisa, análise e síntese dos estudantes.

PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Química da Atmosfera; WebQuest

INTRODUÇÃO: Em 1995, Bernie Dodge e Tom March pensaram numa forma de “auxiliar” os seus alunos a transformarem a informação disponível na internet, em conhecimento potencialmente útil (B. DODGE, T. MARCH, 1995). Assim, eles criaram um modelo didático para tentar administrar essa informação, gerando transformação e conhecimento através da internet, criaram a WebQuest (web: Rede, e quest: procurar), que consiste em uma atividade de investigação orientada onde as informações necessárias para a execução de uma determinada atividade provém de recursos da internet. Uma WebQuest bem definida deve apresentar de uma forma simples e coerente: Introdução, Tarefa(s), Recursos e Avaliação. Abordando questões que requeiram que os estudantes levantem hipóteses ou resolvam problemas relacionados com o mundo real e não apenas com o cotidiano da sala de aula, fugindo da abstração das aulas teórico-práticas. Dessa forma, o uso da WebQuest apresenta uma boa solução de apoio ao ensino de uma maneira geral. Permitindo a não aquisição de conhecimento através da memorização, mas sim através de um processo evolutivo em que se estimulam as capacidades de análise, síntese e pesquisa (B. DODGE, 1998). Portanto, o presente trabalho tem como objetivo planejar, desenvolver e experimentar a utilização de uma nova WebQuest como ferramenta metodológica para o ensino de Química da Atmosfera numa escola pública, na perspectiva necessária para o ensino médio, observando nos estudantes o desenvolvimento da sua aprendizagem com a aplicação dessa nova forma de atividade.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesse trabalho foi proposta uma nova WebQuest com o tema: Química da Atmosfera, aplicado a turmas do 2º e 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Nessa proposta por meio de textos de vídeos da própria internet (http://www.youtube.com/) os estudantes foram apresentados aos conceitos básicos da Química da Atmosfera, com ênfase na composição do ar, chuva ácida e camada de ozônio, os seus fundamentos, importância e impacto na sociedade ao qual eles estão inseridos. Essa atividade permite apresentar aos estudantes do ensino médio a problemática da poluição atmosférica, os problemas a saúde humana e ao meio ambiente, e como o os fenômenos químicos estão relacionados a essa problemática. Inicialmente, foi planejado e construído o site, para montagem da WebQuest intitulada: Introdução a Química da Atmosfera. O site desenvolvido foi hospedado em um servidor gratuito, o google.sites, ferramenta que permite ao usuário criar a sua própria página na internet sem a necessidade de conhecimento prévio em linguagem de programação. A WebQuest desenvolvida para Química da Atmosfera está disponível no seguinte endereço: https://sites.google.com/site/quimicatomosfera/. Além do google sites, onde o usuário pode criar o seu próprio site, existem outros serviços que disponibilizam ferramentas gratuitas para confecção e edição de modelos de WebQuest, a exemplo: http://www.webquestbrasil.org/.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De modo convencional, as pesquisas escolares realizadas pela internet demonstram que poucos estudantes do ensino básico, conseguem organizar e transformar as informações advindas desse meio. Os estudantes leem e “pesquisam”, em mais de um site, entretanto, na maioria das vezes copiando e colando as informações nos trabalhos escolares. Assim, na maioria das vezes, os alunos repetem as informações disponíveis na internet, não compreendendo apropriadamente os conhecimentos que deveriam ser adquiridos. Os resultados obtidos em sala de aula com o uso da WebQuest de Química da Atmosfera foi bastante positivo e promissor, demonstrando a sua viabilidade para o uso em temas mais específicos e de interesse socioambiental, gerando uma melhor inclusão da temática proposta nas aulas teórico-expositivas de química para o ensino médio. O modelo de WebQuest desenvolvido foi avaliado pelos estudantes como uma forma de abordagem satisfatória e menos abstrata, permitindo que esses realizassem uma investigação mais esclarecedora e direcionada. O formato autêntico da WebQuest proposta estimulou um enfoque no tema relacionado a Química Ambiental de uma maneira singular, voltada a investigação, encorajando os estudantes a uma experiência de aprendizagem utilizando recursos da internet de uma maneira mais motivadora e eficiente, viabilizando ainda uma aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento do pensamento crítico de forma significativa, além de estreitar os laços professor-aluno, encorajando uma maior interatividade e confiança em sala de aula.

CONCLUSÕES: O uso da ferramenta metodológica WebQuest aplicada a temática Química da Atmosfera apresenta uma boa oportunidade de interação professor-aluno com uma pesquisa bem orientada através da internet. Permitindo, dessa forma, a aquisição de conhecimento através de um processo gradativo onde se estimulam as capacidades de análise, de síntese e de pesquisa. Portanto, como argumentado e averiguado nesse trabalho o uso da WebQuest surge proporcionando uma nova ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de uma maneira geral.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Capes e ao CNPq pelo auxílio financeiro as pesquisas realizadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: B. DODGE, WebQuests: A Technique for Internet - Based Learning. The Distance Educator, (1995) 1, 2.
B. DODGE, WebQuests: A Strategy for Scaffolding Higher Level Learning Why WebQuests? (1998) 22-24.