ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: QUÍMICA DO COTIDIANO - A PRÁTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Silva, K.B. (UNEAL) ; Santos, J.A.S. (UNEAL) ; Sena, T.J.O. (UNEAL) ; Santos, A.F. (UNEAL)

RESUMO: O presente trabalho visou realizar práticas de química relacionada ao cotidiano como ferramenta facilitadora do ensino de química. Foram realizadas práticas de química com metodologia já descrita na literatura com modificações, com assuntos de química do ensino médio em aulas práticas contextualizadas, as aulas ocorreram no laboratório multidisciplinar de química da Universidade Estadual de Alagoas para alunos das Escolas Públicas de Arapiraca-AL. Foi visto nas aulas a dificuldade e crescimento dos alunos na realização das práticas e o entusiasmo em aprender, fazendo a aula prática ser importante no auxilio da aprendizagem do discente e crescimento do docente como educador. Portanto, a prática no ensino de química demonstra ser um elemento essencial para o ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Cotidiano; Prática

INTRODUÇÃO: A utilização de práticas que aproximam a disciplina de química da realidade do discente é essencial, pois favorece uma aprendizagem mais significativa e consequentemente o aprimoramento no ensino e crescimento perceptivo do discente, tornando-o capaz de compreender como a química vista em sala de aula pode ser dissipar em seu cotidiano, desta forma a prática contextualizada auxilia o ensino e aprendizagem dos conteúdos de química abordados na sala de aula (FERREIRA, et al., 2010). A prática possui uma característica investigativa com função pedagógica, que ajuda a compreender os fenômenos químicos que nela ocorre (SALVADEGO, 2009). Então as práticas demonstrativas acompanhados da teoria, ou seja, contextualizadas contribuem de forma significativa para o ensino de química, melhorando a prática docente, facilitando a dinâmica na sala de aula e o aprendizado dos discentes que se tornam mais participativos e envolvidos na aula, pois a prática consegue propiciar ao discente interesse pela disciplina instigando de forma criativa sua aprendizagem (WATTHIER, et al.,2008). Deve-se ter a preocupação de ensinar esta disciplina voltada para o cotidiano, fazendo com que os alunos percebam a ação pela própria experiência, levando-os a despertar sobre questões interessantes (SILVA, 2010). Diante disso o trabalho teve a finalidade de realizar práticas de química relacionada ao cotidiano como ferramenta facilitadora do ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram realizadas dez práticas com metodologia já descrita na literatura sob algumas modificações, sendo as seguintes práticas e seus respectivos assuntos de química: vulcão de permanganato, vulcão de espuma, solução mágica, iodo investigativo, metamorfose do permanganato e salto do fogo (assunto de reações químicas); torre de gelo quente (conteúdo de solubilidade); escrita invisível e sangue mágico (assunto de solução ácida, básica e indicador de pH); coluna de densidade (assunto de densidade). As aulas práticas foram realizadas no laboratório multidisciplinar de química da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, foram beneficiadas turmas do ensino médio da Escola Estadual Costa Rêgo localizada na cidade de Arapiraca-AL, sendo trabalhadas três turmas o 1º, 2º e 3º ano médio, onde ambas compreendiam 40 alunos. As aulas ocorreram com a supervisão dos graduandos do curso de química da UNEAL, estas aulas foram desenvolvidas de forma prática contextualizando a teoria com o cotidiano. Houve a aplicação de questionários antes e após as aulas teórico-prática, com a finalidade de analisar o conhecimento prévio e também as dificuldades dos discentes com os conteúdos abordados, bem como a analise do conhecimento absorvido após as práticas contextualizadas. O questionário abordou assuntos de reações químicas, solução ácida e básica, solubilidade e densidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi observado que os alunos demostram mais interesse pela disciplina e seus conteúdos, conforme realizavam as práticas e ouviam atentamente sua relação com os assuntos de química e o cotidiano. As práticas realizadas propiciaram uma aula dinâmica e interativa para os discentes, foi possível chamar a atenção dos alunos sobre a forma como a química pode estar inserida no dia-a-dia. Por meio das práticas os alunos mostraram estarem mais interessados em aprender os assuntos de química abordados. Todas as práticas que foram realizadas promoveram uma assimilação mais construtiva da química. Por meio dos questionários aplicados antes da aula prática-teórica de química, foi visto o quanto os alunos tinham dificuldades em alguns dos conteúdos abordados, sendo que a aplicação dos questionários após a aula prática demonstrou uma evolução na aprendizagem destes alunos, tanto com os conteúdos de química quanto na ralação destes com o cotidiano. Desta forma foi visível o quanto as aulas desenvolvidas nas turmas de nível médio, foram fundamentais para auxiliar a aprendizagem destes alunos com os assuntos abordados nas práticas.

CONCLUSÕES: Portanto, a utilização da prática no Ensino de Química é eficaz, pois desenvolve habilidades e percepções que proporcionam a construção do discente como cidadão, para que o mesmo possa questionar refletir e argumentar. Através das práticas contextualizadas com o cotidiano, foi possível ter uma melhor participação e interação dos alunos com a disciplina, além da ampliação de seus conhecimentos, como tudo que se encontra a sua volta. É viável desenvolver aulas práticas que envolvam conteúdos de química com o cotidiano, pois é uma ferramenta que contribui com ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: A Universidade Estadual de Alagoas-Uneal e a Fapeal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C.2010.Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada.QUÍMICA NOVA NA ESCOLA.Vol. 32, N° 2.
SALVADEGO, W.N.C.2009. Uma Análise das Relações do Saber Profissional do Professor do Ensino Médio com a Atividade Experimental no Ensino de Química. Química nova na escola, vol. 31, n° 3.
WATTHIER, E. A. K., DIAS, C. A.,MOREIRA, J.M.B.. 2008. Ensino de química experimental para jovens e adultos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). UFPR, Curitiba/PR.
SILVA, F. C. V.2010. Ensino de química: uma abordagem contextualizada da função álcool. X jornada de ensino, pesquisa e extensão – JEPEX 2010 – UFRPE: Recife.