ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A Química na EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Município de Duque de Caxias.

AUTORES: Cruz de Souza, C. (IFRJ) ; de Carvalho Mendes, C.A. (IFRJ) ; Azevedo de Oliveira, C. (IFRJ) ; Rodrigues Peçanha de Almeida, C. (IFRJ) ; Glaser Barbosa, H. (IFRJ) ; Reis da Silva Filho, L.C. (IFRJ)

RESUMO: O projeto PIBID tem como principal objetivo fazer com que a química se torne mais fácil de ser entendida com o auxílio de experimentos de baixo custo executados em sala de aula e fáceis de manusear. É interesse do projeto trabalhar com a contextualização, tornando os alunos cidadãos alfabetizados cientificamente (Chassot, 2003) No início do projeto as aulas práticas eram desvinculadas da teoria em sala de aula, o que acarretou o desinteresse dos alunos. Tentando mudar esse cenário os bolsistas em concordância com a professora Vanessa Nogueira, formularam atividades práticas correlacionadas aos conteúdos das aulas teóricas ministradas, a partir do que percebemos um maior interesse dos alunos. Com as mudanças realizadas, os alunos começaram a perceber a presença da química no cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: EJA; AULAS ARTICULADAS; AULAS PRÁTICAS

INTRODUÇÃO: O projeto “A Química na EJA no Município de Duque de Caxias” é realizado por alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) desde 2010, e possui como intuito melhorar o rendimento dos alunos da EJA pertencentes ao Curso de Montagem e Manutenção do IFRJ campus Duque de Caxias, local onde os bolsistas participantes do projeto realizam sua graduação em Licenciatura em Química. Os bolsistas realizam práticas laboratoriais utilizando o laboratório de Química básica do campus, planejadas com materiais e instrumentos preferencialmente alternativos aos encontrados usualmente em laboratórios de ensino e pesquisa, e que são de uso cotidiano.1,2 Atrelado a este contexto, os licenciados também ministram aulas de reforço (monitoria).

MATERIAL E MÉTODOS: Os materias utilizados são as vidrarias simples de laboratório, sendo eles: - Béquer - Vidro de relógio - Pipeta - Bastão de vidro - Pera - Tubo de ensaio - Sistema elétrico simples - Lâmpada Com relação aos reagentes, fizemos uso de produtos facilmente encontrados no nosso cotidiano, com o objetivo de aproximar os alunos da realidade, entre eles temos: - Sal - Açúcar - Ácido muriático - Detergente - Vinagre - Cal virgem - Refrigerante As aulas são divididas entre aulas teóricas de revisão e aulas práticas no laboratório. Para auxiliar o aprendizado aplicamos periódicamente relatórios aos alunos a fim de avaliar o desenvolvimento em sala de aula. O grupo criou um jogo envolvendo a tabela periódica e ilustrações de artistas famosos; "Descobrindo os Elementos" foi elaborado para dinamizar as aulas de tabela peródica e Nomenclatura, além de trazer informações e curiosidades sobre os elementos, porém o jogo ainda foi pouco utilizado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma visão geral de algumas atividades práticas desenvolvidas e executadas ao longo do projeto: 1. Apresentação geral e o funcionamento de um laboratório de Química básica. 2. O método científico. Observação de uma vela acesa, com anotação dos diversos fenômenos associados. 3. Apresentação de evidência experimental do modelo atômico de Bohr (Teste de chama). 4. Determinação da densidade de sólidos.. 5. Executar a separação dos componentes de misturas heterogêneas e homogêneas. 6. Compreender o teste do bafômetro. 7. Uso de indicadores ácido-base naturais. 8. Condutividade elétrica de soluções. 9. Caracterização de compostos orgânicos e inorgânicos. Após o inicio das aulas articuladas ao conteúdo mostrado em sala de aula, os alunos mostraram muito mais interesse nas aulas práticas e teóricas. Quando se passou a pedir relatórios referentes às aulas experimentais, notou-se que os alunos estavam realmente empenhados em aprender o conteúdo ministrado. Apesar de algumas dificuldades encontradas no inicio, os relatórios evoluíram muito ao longo do período letivo. Além disso, como a prática e a teoria eram correlacionadas o desempenho escolar na teoria também melhorou como foi confirmado pela própria professora titular do EJA.

CONCLUSÕES: O projeto tornou-se uma ferramenta valiosa para despertar o interesse dos alunos pelo estudo da disciplina Química, pois com o auxílio de vídeos, sites e utilização de materiais usuais de baixo custo, eles começaram a perceber a presença da Química no cotidiano e também aumentaram seu rendimento escolar na matéria, demonstrando assim que o objetivo do projeto foi alcançado.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ campus Duque de Caxias pelo espaço e incentivo e a CAPES pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 Sociedade Brasileira de Química (org.) A Química perto de você – Experimentos de baixo custo para a sala de aula do Ensino Fundamental e Médio. São Paulo: SBQ, 2010.

2 Galhardo Filho, E.; Cruz, R. Experimentos Química - Em Microescala, com Materiais de Baixo Custo e do Cotidiano. 2ed. Livraria da Física, 2009.

3 CHASSOT, Attico - Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Nº 22, p 89 – 100, 2003.