ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR SOBRE A DOCÊNCIA-PIBID

AUTORES: Cavalcante, T. (IFPI) ; Katryne, V. (IFPI) ; Santos, L. (IFPI) ; Rodrigues, J.P. (IFPI) ; Dourado, B. (IFPI) ; Cruz, J. (IFPI) ; Lima, S. (IFPI)

RESUMO: A pesquisa foi realizada em uma escola publica na cidade de Parnaíba PI, com o objetivo discutir quais as contribuições que o uso de materiais lúdicos influencia no o aprendizado, buscando com estas novas metodologias resposta de qual método é mais produtivo para produzir conhecimentos na relação professor e aluno. Essa pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa, teve como instrumento de coleta de dados o uso de questionários, sendo estes aplicados em duas salas de aula de 3º ano do Ensino Médio. As questões aborda a utilização desse material didático e qual a sua importância na Química Orgânica. Analise do resultado feito, mostrou que os alunos não são capazes de entender conteúdos só na teoria, porém torna-se mais clara e eficaz o ensino utilizando materiais lúdicos.

PALAVRAS CHAVES: Docência; Ensino de Química; Materiais didáticos

INTRODUÇÃO: A Química por se tratar de uma ciência abstrata em nível molecular torna-se para os alunos uma disciplina que apresenta dificuldades na compreensão de conceitos e aplicação do conhecimento. Podemos perceber ainda que as abordagens continuam sendo teóricas e de difícil compreensão para os alunos. Segundo Ferreira (2010, p.101-106) “defende tal proposta ao afirmar que a construção de recursos didáticos empregados no Ensino de Ciências permite a ligação entre teoria e prática e os experimentos ou atividades práticas devem ser conduzidos visando a diferentes objetivos [...], permitindo o desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo do aluno”. Por isso o professor não basta somente mudar o método de lecionar e sim perceber se a nova maneira de trabalho tem resposta positivas em relação a construção dos conhecimentos por parte dos alunos. A utilização de metodologias de ensino com utilização de materiais concretos vai além dos tradicionais e podem ser de grande valia nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que, permitem estimular um número maior de áreas envolvendo os sentidos. Por isso Cachapuz (2002), afirma que ‘o processo de ensino e aprendizagem em Química não deve ser desenvolvido somente de forma teórica [...], Assim, o objetivo geral deste trabalho é identificar o uso de materiais lúdicos para melhor compreender a Química Orgânica no Ensino de Médio, e especificamente destacar o uso da utilização de materiais lúdicos de baixo custo utilizados na aula, analisar os resultados dos materiais didáticos no processo de ensino- aprendizagem em Química, investigar o uso dessa estratégia no Ensino de Química Orgânica, visando avaliar se o mesmo auxilia na compreensão da estrutura molecular das cadeias carbônicas e refletir sobre as praticas metodológicas.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e quantitativa e foi desenvolvida com alunos dos 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Chagas Rodrigues, no período de Abril a Julho na cidade de Parnaíba-PI. A pesquisa foi realizada através de questionários contendo 04 perguntas elaboradas pelos bolsistas do PIBID, sendo estes aplicados em duas salas de aula de 3º ano, com o total de 51 alunos. As questões abrangeram temas sobre a utilização desse material didático e qual a sua importância na Química Orgânica. Além disso, foram feitas considerações sobre a utilização de livros didáticos que contêm o assunto, observação e avaliação após o material didático ter sido aplicado na sala. Os sujeitos da pesquisa serão nomeados pela letra A fazendo referência a primeira letra da palavra aluno e a correspondente numeração de acordo com a quantidade de alunos na sequência numérica, por exemplo, A1, A2 assim por diante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a análise do resultado, aplicamos um questionário com quatro perguntas objetivas aos alunos, primeiramente perguntamos aos discentes se a disciplina Química Orgânica e uma matéria difícil, devido a dificuldade dos mesmo a compreender os aspectos microscópicos dos compostos químicos, 28 alunos responderão que sim, e uma disciplina de difícil compreensão.Isso mostra que se os professores renovasse o seu modo de ensino pode melhorar o entendimento dos alunos. Com isso na segunda pergunta, questionamos se a utilização de materiais didáticos melhora o aprendizado do conteúdo em Química Orgânica, 47 alunos afirmaram a importância da sua utilização, pois seu uso facilita o processo ensino-aprendizagem estimulando sua participação dos alunos nas atividades desenvolvidas pelo professor. Indagamos na terceira questão aos alunos se aplicação apenas da teoria seria suficiente para assimilação do conteúdo, 40 dos alunos responderam não, isso prova o quanto o uso de materiais lúdicos estimula o interesse do aluno, desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e social, ajuda a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem. Sondamos na ultima questão se o professor aplica ou já aplicou materiais didáticos para melhorar a administração dos conteúdos, 46 dos alunos respondeu sim, isso demonstra que os professores se preocupam em aproximar a teoria a uma pratica ajudando os alunos a melhorar sua compreensão e facilitar o aprendizado.

Gráfico 1

Gráfico com os resultados do questionário

CONCLUSÕES: No decorrer da pesquisa, evidenciamos a importância do uso de materiais lúdicos na Química Orgânica, pois auxilia em uma melhor compreensão dos conteúdos abordados, além de mostrar ao aluno que a Química não e uma disciplina complicada, no sentido que o uso de recursos didáticos, facilitou a transmissão e a compreensão dos conteúdos, mostrando ser indispensável o uso destes no processo de desenvolvimento e edificação do conhecimento do educando, permitindo que se perceba a relação entre teoria e prática.

AGRADECIMENTOS: Agradecer ao programa PIBID, POR PROPORCIONAR A NÓS BOLSISTA A OPORTUNIDADE DA PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A. F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R.C.Ensino experimental de
química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v., nº 2, p.101-106, Maio, 2010.