ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ENSINANDO QUÍMICA POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS DE FÁCIL COMPREENSÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT/AM

AUTORES: Marinho de Araújo, T.V. (UFAM) ; dos Santos Moura, A.C. (UFAM) ; Pereira da Costa, M. (UFAM) ; Souza da Silva, M.C. (UFAM) ; Gonçalves Lemos, R. (UFAM) ; Gonçalves Lemos, R. (UFAM)

RESUMO: A utilização de jogos didáticos na disciplina de química tornou-se uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas.Com base nesses fatores realizou-se na Praça Frei Ludovico, dois jogos de química com o objetivo de promover a interação entre teoria e prática, a partir da aplicação de atividades didáticas. Os Jogos foram aplicados para alunos da rede municipal e estadual de ensino, onde abordavam o conteúdo trabalhado no ensino fundamental e médio. Os jogos foram produzidos com materiais de baixo custo e de fácil compreensão, foram eles: “Velha curiosa” e “Floral da Química”, ambos auxiliaram os participantes na concepção e aprendizagem sobre as características químicas dos principais elementos químicos.

PALAVRAS CHAVES: Jogos didáticos; Atividades lúdicas; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: A aplicação de Jogos na educação pública como ferramenta pedagógica vem ganhando espaço no conceito de educadores, além de auxiliar professores e alunos a tornarem o processo de ensino mais fácil e prazeroso, possibilitando aos educandos uma nova forma de trabalhar os conteúdos abordados na química.Jogando, o indivíduo se depara com o desejo de vencer que provoca uma sensação agradável, pois as competições e os desafios são situações que mechem com nossos impulsos [1].O jogo é considerado um tipo de atividade lúdica que possui duas funções: a lúdica e a educativa.Devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático[2].Foram expostos e aplicados na praça do município de Benjamin Constant, no Alto Solimões – AM, dois jogos já trabalhados em sala de aula,voltado para o ensino da Tabela Periódica, as atividades forneceram e estimularam a aprendizagem na disciplina de química de forma interessante e dinâmica.As atividades lúdicas aplicadas foram o jogo da Velha Curiosa, teve o intuito de identificar os símbolos dos principais elementos químicos da Tabela periódica. O outro Jogo foi o Floral da Química, visou testar e desenvolver o conhecimento dos alunos sobre as características químicas e físicas dos elementos químicos. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração deaspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos [3].Portanto é de suma importância a aplicação de jogos didáticos, pois auxilia na compreensão dos conteúdos de química, através de atividades prática.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo foi aplicado Os materiais por um grupo de alunos do 5º período do Curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas. Foram produzidas e aplicadas duas atividades lúdicas: Floral de química e Jogo da Velha Curiosa. Jogo floral de química: Este jogo abordou as definições de alguns elementos da tabela periódica com objetivo de identificar as características de alguns elementos. Na confecção deste jogo utilizaram-se folhas de papel cartão,cola, papel A4 e tesoura. Esse material foi utilizado para fazer 30 pétalas contendo características de elementos químicos. Para jogar, cada jogador recebeu um miolo contendo o símbolo de um elemento e cinco pétalas, onde um jogador recebeu uma pétala a mais que correspondia a cor branca. Cada jogador encaixou as pétalas no miolo que correspondia às características daquele elemento, como se fosse o jogo do “mico”, cada participante puxava uma carta de um adversário. Venceu a atividade, o participante que conseguiu montar a flor. Jogo da Velha Curiosa: Este jogo abordou o conteúdo sobre a tabela periódica com o objetivo didático de auxiliar na leitura dos símbolos da tabela periódica, sendo uma atividade de raciocínio, estratégia e de fácil compreensão. Para a confecção deste jogo necessitou-se de cartolina, papel cartão, tesoura, pincel e papel A4. A cartolina foi utilizada para confeccionar a máscara do jogo, nela 9 buracos foram feitos, sendo 3 na horizontal e 3 na vertical. Com o papel cartão, confeccionou-se a mascara contendo os símbolos dos elementos químicos e fichas. Para jogar foram necessários dois participantes, que colocavam as fichas nos símbolos que correspondia ao elemento. Ganhou o participante que conseguiu formar o jogo da velha.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a aplicação dos jogos didáticos, verificou que os mesmos auxiliaram no processo de ensino/aprendizagem e principalmente em disciplinas que não são aceitas pelos alunos como é o caso da química, pois para que haja aceitação por parte do discente é de suma importância a aplicação de atividades lúdicas. Parafraseando Gadotti (2003) o homem é aquilo que produz e como produz. Se a escola ensina o aluno apenas a reproduzir a ideologia dominante estabelecida nos livros didáticos, o aluno não passará de mero reprodutor dessa ideologia, e, consequentemente não será capaz de pensar e repensar o que está aprendendo e o que precisa aprender [4]. O Jogo floral da química ajudou os alunos na leitura da tabela periódica além de facilitar a aprendizagem das características de cada elemento (Figura 1), estes demonstraram-se bastante interessados por ele, e enquanto se divertiam também adquiriram novos conhecimentos. O jogo da velha curiosa é um jogo de estratégia que estimulou os alunos a desenvolverem o seu raciocínio e facilitou na compreensão dos símbolos dos elementos da tabela periódica (Figura 2). Estes jogos incentivaram os alunos no aprendizado do ensino de química de forma interessante e dinâmica, sendo o conteúdo abordado de maneira divertida e prazerosa, proporcionando uma maior interação entre os alunos, permitindo-lhes tirar duvidas e assim compreender o que lhes estava sendo transmitido.

CONCLUSÕES: Sabe-se que é de fundamental importância que o ensino de química seja relevante ao estudante, isto é, que possa ser relacionado com o seu dia-a-dia. Por isso a aplicação de Jogos didáticos tornou-se uma importante ferramenta no processo de ensino/ aprendizagem, onde o mesmo possibilitou os alunos a construir seus conhecimentos, treinarem suas habilidades já estudadas, além de ser um agente transformador e enriquecedor para o ensino. Mas cabe ressaltar que os Jogos didáticos não são substitutos de outros métodos de ensino, eles são apenas subsídios para o professor variar suas técnicas.

AGRADECIMENTOS: Ao orientador deste trabalho- Msc Radamés Lemos,e ao demais colegas que colaboraram para a realização desta atividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1]SILVEIRA, R. S; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institutode Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação. 1998.

[2]KISHIMOTO, TizukoMorchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
[3]CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo.Eneq 028- 2004.

[4]GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.