ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Aplicação do PIBID no CIEP Charles Chaplin em Duque de Caxias, Rio de Janeiro e a desmistificação da Química.

AUTORES: Gonçalves Ferreira Rodrigues, L. (IFRJ) ; Luis Lima Gomes, G. (IFRJ) ; Peçanha Oliveira, P. (IFRJ) ; Adolpho Pessanha Felix, F. (IFRJ)

RESUMO: Os alunos de ensino médio em geral não costumam se interessar por Química por entenderem que é uma ciência complicada, distante do cotidiano apenas presente no quadro de giz de suas salas, porém utilizando o PIBID, foi possível mudar um pouco essa visão de que é a Química é surreal, utilizando jogos, experimentação correlacionada com o conteúdo ministrado em sala de aula e monitorias acadêmicas. Utilizando importantes referenciais teóricos, foi possível realizar um bom trabalho no CIEP Charles Chaplin, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

PALAVRAS CHAVES: jogos; ensino; quimica

INTRODUÇÃO: O programa PIBID (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) é implantado em escolas da rede publica para auxiliar a formações de docentes antecipando o contato dos mesmos com os alunos e o futuro ambiente de trabalho. Este programa auxilia tanto os docentes em formação quanto os alunos das escolas beneficiadas, pois em geral é feita uma abordagem diferenciada que o professor faz em sala. Este trabalho é sobre o PIBID de Química realizado pelo alunos da Licenciatura em Química do IFRJ campus Duque de Caxias no CIEP Charles Chaplin, situado no bairro de Sarapuí em Duque de Caxias.

MATERIAL E MÉTODOS: Alunos dos três anos do ensino médio foram o alvo de nossos trabalhos onde realizamos atividades de monitoria, sessão de jogos e aulas experimentais que estavam ligadas ao conteúdo que era ministrado em sala pelo professor. Segundo Vigotsky, o trabalho em conjunto auxilia na formação do conhecimento e baseando- se nesse referencial teórico, sempre trabalhamos com as turmas em grupos, para que os alunos juntos conseguissem sintetizar o conhecimento ajudando-se mutuamente. A ideia da utilização de jogos como o Urânio, jogo de cartas com simbologia de átomos, o jogo nos Mares da Química que aborda as reações e a cinética nela envolvidas e o jogo da memória Funções da Memória que utiliza as funções orgânicas e suas nomenclaturas confeccionados com materiais simples por nós bolsistas, partiu das ideias de Macedo que defende que os jogos são a melhor maneira de demonstrar empiricamente em situações e problemas que os alunos possam entender. Sendo assim, fundamentados nestes dois teóricos executamos os jogos, as atividades de monitoria e as aulas experimentais que complementam a teoria dada em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente os alunos não tinham interesse em participar das atividades porque tinham a ideia de que Química além de ser difícil, era desinteressante e não serviria para nada em suas vidas, mas com o passar do tempo, a resistência foi diminuindo e muitos alunos resolveram participar e os professores passaram a dar um apoio mais efetivo ao projeto. As notas, em geral baixas, foram aumentadas nas turmas trabalhadas e o interesse pela ciência, também fora despertado a tal ponto de muitos alunos sentirem falta das aulas. Os alunos conseguiram assimilar bem os jogos com o conteúdo ministrado em sala de aula e conseguiam fazer correlações. Para a parte experimental, o interesse fora também crescente e os alunos começaram a entender que a Química não é simples teoria e conseguiam até mesmo relacionar a teoria em sala, a pratica no laboratório com a vida de cada um deles, observando que muitos fenômenos que observavam ali, também acontecia em suas casas. A parte de monitoria acadêmica, foi muito satisfatória pois os alunos iam até mesmo no contraturno para tirar suas duvidas e assim, melhoraram suas notas. O nosso maior êxito foi um aluno desse colégio que conseguiu aprovação para o curso de licenciatura em Química no nosso campus.

CONCLUSÕES: O programa PIBID influencia positivamente tanto os alunos que ministram as atividades quanto os alunos que vão recebê-las, pois dessa forma pode-se aplicar o conhecimento aprendido em sala com disciplinas pedagógicas e ver significativos resultados. Além disso, o interesse dos alunos se tornou muito maior, a tal ponto de um deles querer também ser um licenciando. A química para estes alunos deixou de ser apenas abstrata e intocável, para ser mais dinâmica, divertida e real.

AGRADECIMENTOS: A direção do CIEP Charles Chaplin que sempre foi muito solicita, aos nossos cooordenador Guilherme Vilela e a Capes pelo fornecimento da bolsa

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Macedo, L.; Machado, N. J. (2006). Jogo e projeto. São Paulo: Summus Editorial.

Macedo, L.; Petty, A. L. S.; Passos, N. C. (2011). Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar (e-book). Porto Alegre: Artmed.

Neves, Rita de Araújo; Damiani, Magda Floriana(2006) Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista- vol 1, n°2, abril de 2006.