ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: Rodrigues dos Santos, L. (IFPA)

RESUMO: A falta de contextualização na disciplina de química faz com que muitos alunos tenham dificuldades e revelem certo desinteresse em assimilar certos conteúdos da disciplina. A falta de preparo de muitos docentes em criar novas metodologias de ensino, também é algo que agrava mais ainda o processo de aprendizagem. Sabendo disso, foi realizada uma pesquisa, em duas escolas particulares do município de Ananindeua no segundo semestre de 2011, para verificar o quanto os alunos consideram importante a abordagem de práticas no ensino que facilitem a aprendizagem. Com base nisso, a metodologia aplicada por este trabalho, consistiu na construção de um manual de química, com várias práticas de ensino, como forma de contextualização em diversos conteúdos de química.

PALAVRAS CHAVES: contextualização; práticas; aprendizagem.

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, um dos grandes desafios dos educadores tem sido o de estimular jovens a gostar da disciplina de química. A falta de preparo e a resistência de alguns educadores em criar novas metodologias de ensino, dificultam o processo de aprendizagem, pois “os futuros professores tornam-se mais habituados à recepção de conhecimentos que ajudar a gerá-los” (Carvalho e Gil-Pérez, 1995, p. 69). Devido a isso, “a não contextualização da química pode ser responsável pelo alto nível de rejeição do estudo desta ciência pelos alunos, dificultando o processo de ensino-aprendizagem” (LIMA et al, 2000). Em virtude dessa dificuldade, este trabalho procurou realizar uma pesquisa para analisar o quanto os jovens consideram importante a abordagem de práticas no ensino de química, que facilitem na aquisição de conceitos. Também se procurou analisar as opiniões de professores de química, do "por quê" do desinteresse dos alunos na disciplina. E com base nos dados obtidos, a realização deste trabalho consistiu na construção de um manual de química, com práticas que podem ser realizadas com materiais alternativos e sem o uso do laboratório, como forma de contextualização no ensino de química.

MATERIAL E MÉTODOS: A realização deste trabalho foi dividida em quatro etapas essenciais: coleta de materiais, elaboração de um questionário, entrevista nas escolas e construção do manual de química. Na etapa de coleta de materiais, foi feita uma pesquisa sobre simples práticas de laboratório e a importância da contextualização no ensino de química, através do levantamento de dados em livros, revistas e internet, classificando os assuntos mais relevantes. Na segunda etapa, foi o momento da elaboração do questionário que seria passado nas escolas. Na terceira etapa foram realizadas as entrevistas com os alunos, e com os professores. Entre as perguntas realizadas aos discentes classificou-se: “Que sugestões metodológicas você acha que poderiam ser adotadas nas aulas de química para melhorar o aprendizado na disciplina?” e ainda: “Os recursos como: laboratórios de química estão sendo utilizados nas aulas?”. Entre as perguntas feitas com os professores destacaram-se: ”Em sua opinião o que leva alguns alunos a demonstrar um desinteresse com relação à disciplina química?”, e também: “Qual a maior dificuldade enfrentada ao ministrar aulas de química?”. A última etapa consistiu na construção do manual, onde foram utilizados materiais como: papel reciclado na confecção e práticas simples, selecionadas através de pesquisa em livros, artigos e internet. Entre as práticas selecionadas destacam-se a separação de misturas heterogêneas e construção de um fumômetro utilizando materiais reciclados e de baixo custo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Entre os resultados apresentados nesta pesquisa mostraram que dos oito alunos entrevistados nas duas escolas, 87,5% responderam que a realização de práticas poderiam ser adotadas para melhorar o aprendizado e dar incentivo aos alunos a interagirem nas aulas de química, o restante afirmou que a abordagem de práticas não são importantes para melhorar a aprendizagem na disciplina. Também diante da entrevista com os alunos, 100 % revelaram que o recurso de laboratório não é utilizado, porque não há a presença de um nas duas escolas visitadas. Já na pesquisa com dois professores da disciplina de química, os dois concordaram que a falta de recursos como um laboratório, levam ao desinteresse por parte dos alunos, devido a falta de abordagem de práticas que possam ser contextualizadas no ensino de química, e que as maiores dificuldades encontradas ao ministrar as aulas, são devido a falta de ilustrações que mostrem aos alunos como realmente as coisas acontecem causando o desinteresse na disciplina. Com base na pesquisa, foi construído um manual de química, com práticas que pudessem ser feitas utilizando materiais alternativos e sem uso de um laboratório especializado.

Gráfico 1 de pesquisa realizada com os alunos

Pesquisa realizada com os alunos sobre a importância da abordagem de práticas no ensino de química.

Gráfico 2 de pesquisa realizada com os alunos

Pesquisa realizada quanto ao uso do laboratório nas aulas de química.

CONCLUSÕES: Este trabalho foi desenvolvido no intuito de incentivar e de estimular educadores ao utilizar este manual em sala de aula, com o objetivo de empregá-lo como processo auxiliador no ensino-aprendizagem da disciplina de química, de modo a proporcionar melhor entendimento da disciplina entre os alunos através da contextualização com as práticas propostas através do manual.

AGRADECIMENTOS: A Deus a cima de tudo, ao IFPA e a minha família pela cooperação e o incentivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A.M.P. e GIL-PÉREZ,D. Formação de professores de ciências. 2ª ed. São Paulo: Cortez,1995.
LIMA, J. de F. L.; PINA, M. do S. L.; BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. M. S. 2000. “A Contextualização no Ensino de Cinética Química”. Química Nova na Escola. 11: 26-29.
http://www.sempretops.com/diversos/experiencias-de-quimica-faceis-e-simples/(acesso 4 de julho de 2012).