ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: OPÇÕES PARA A MELHORIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: Leal Gonçalves de Moura, E.R. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; da Silva Passos, M.H. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; da Silva Passos, M.H. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; da Silva Felipe, P.G. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Martins Alencar, D. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Martins Alencar, D. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Martins Alencar, D. (IFPI- CAMPUS PICOS) ; Martins Alencar, D. (IFPI- CAMPUS PICOS)

RESUMO: O presente estudo possui como temática a melhoria do ensino de Química, viabilizando a realidade desse ensino na rede pública em Picos – PI, observando as metodolgias abordadas de como a Química é passada para os alunos no âmbito escolar. Com esse estudo podemos identificar dificuldades enfrentadas pelo corpo estudantil. Trazer opções para a melhoria do ensino é desenvolver um trabalho mais envolvente para o alunado, a busca de professores qualificados se tornam uma das principais e mais importante característica de ensino, levando em consideração os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: Melhoria; Ensino de Química; Dificuldades

INTRODUÇÃO: Com a temática de uma busca para a melhoria do ensino de Química e buscando a realidade do mesmo na rede pública em Picos – PI, foi desenvolvida uma pesquisa analisando o modo de como a Química é passada para os alunos no âmbito escolar. Com esse estudo podemos identificar algumas dificuldades enfrentadas pelo corpo estudantil trazendo opções para a melhoria do ensino;´buscando uma proposta de desenvolver um trabalho mais envolvente para o alunado,relacionando o cotidiano com os assuntos estudados nessa disciplina, mostrando o significado ou mesmo validade daquilo que estudam. A busca de professores qualificados se tornam uma das principais e mais importante característica de ensino, levando em consideração os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio de Química. Uma das maneiras de trazer o aluno para perto da disciplina, é a didática e criatividade do professor em relação a disciplina. O aluno consegue entender mais com a prática, do que somente com teoria,de uma pesquisa realizada entre os alunos da instituição presente no estudo foi observado que uma parte apresentou a opinião de que seria mais interessante e chamativo para eles se a disciplina tivesse feiras, eventos e semanas culturais que os envolvessem mais. Trazer melhorias para o ensino de química poderia ser uma inovação para essa disciplina que muitas vezes é mal compreendida.

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa foi realizada na Escola Normal Oficial de Picos, situada na zona urbana, a qual foi escolhida por ser de fácil acesso, já que desenvolve se um trabalho na mesma, sendo o projeto do PIBID, com o intuito de verificar opções para melhoria do ensino de Química no ensino médio, o projeto foi desenvolvido no mês de agosto de 2011 contando com a participação de 180 alunos das séries 1º, 2º e 3º ano. Para o desenvolvimento, foi feito um levantamento, através da aplicação de um questionário aos alunos que estudam no estabelecimento de ensino onde se desenvolveu a pesquisa, onde o corpo docente respondeu o questionário com 12 perguntas objetivas,logo após a etapa de coleta de dados foi procedida à etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos satisfazendo a elaboração do relatório final sobre a pesquisa realizada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Procurar opções para melhoria do ensino de Química no ensino médio, tem sido uma questão levantada em vários estudos, já que um dos maiores desafios nas escolas é construir uma ponte entre o conhecimento e o mundo cotidiano do alunos fazendo com que eles consigam perceber a importância de estudar Química e não apenas estudar por obrigação da escola e de seus pais. A ausência desse elo é responsável por tornar o aluno com uma impassibilidade e distanciamento, já que o ensino se reduz a uma abordagem formal, com isso não contempla as possibilidades para tornar a Química mais acessível e perde a chance de associar os conteúdos ministrados com o seu dia a dia se tornando mais freguente a idéia da Química ser uma área chata. Vemos algumas dificuldades apontadas no ensino e no aprendizado da Química, tais como o modo da disciplina ser repassada aos alunos, refletindo assim na forma de como os mesmos vêem e estudam a disciplina.

CONCLUSÕES: Objetivando a busca para uma forma de melhorias do ensino de química no ensino médio e tendo em vista algumas experiências vividas na escola através do projeto PIBID, conclui se que a inovação pode ser uma das pontes mais próximas entre conecimento e quebra de dificuldades, uma disciplina que muitas veses é vista como ruim ou dificil pode se tornar mais fácil se apresentada melhor aos alunos, lutando contra essa dispersão no âmbito escolar, tirando a idéia de que a disciplina serve apenas como obrigação para passar de série ou no vestibular.

AGRADECIMENTOS: Ao professor e coordenador do PIBID, Marcos Henrique da Silva Passos e ao IFPI, CAPES e PIBID pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Trevisan, Tatiana Santine
A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites.

Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente
Prof. Dr. Airton Marques da Silva Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará e Academia Cearense de Química