ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Abordagem química e ambiental dos sabões e detergentes para professores de ciências do curso de formação continuada do Espaço Ciência Interativa

AUTORES: Nogueira, V.S. (IFRJ) ; Neves, S.R.S. (IFRJ) ; Pereira, G.R. (IFRJ) ; Freitas, L.V. (IFRJ)

RESUMO: Neste trabalho é apresentado uma oficina realizada junto aos professores de um curso de formação continuada desenvolvido por um Centro de Ciências-o Espaço Ciência InterAtiva.Os objetivos foram abordar o tema sabões e detergentes, esclarecer alguns conceitos e também despertar iniciativas pedagógicas que propiciem a discussão de aspectos sociocientíficos.Foi abordado a ação dos tensoativos na superfície da água e produção do sabão a partir do óleo de cozinha.Com este trabalho concluímos que é possível realizar experimentos de baixo custo com características problematizadoras e interdisciplinares com a finalidade de divulgar a ciência e a conscientização ambiental.Dessa forma será possível promover uma aprendizagem enriquecedora e significativa.

PALAVRAS CHAVES: Espaço Ciência Interativa; sabões e detergentes; conscientização ambiental

INTRODUÇÃO: O Espaço Ciência Interativa (ECI) é um espaço de educação não-formal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(IFRJ), locado no campus Mesquita. O ECI é o primeiro Centro de Ciências da Baixada Fluminense e desde a sua inauguração desenvolve trabalhos de popularização e divulgação científica (PEREIRA et al., 2011). Atualmente possui exposições permanentes e temporárias abertas para visitação e desenvolve projetos como: Ciência Itinerante, Museu vai à Escola, Planetário inflável,Curso de Formação Inicial e Continuada para docentes e o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica. O Curso de Formação Continuada de Professores em Ciências Naturais tem carga horária de 100h e recebe profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de estratégias educativas intrínsecas aos centros e museus de ciências o curso visa contribuir para a educação formal na perspectiva de representar uma possibilidade de melhoria da prática docente. Desta forma, pode- se considerar o processo de formação continuada uma oportunidade para os professores compreenderem que são retentores de conhecimentos e que podem contribuir para o entendimento do processo ensino/aprendizagem de forma interdisciplinar e contextualizada (ANDRADE, 2010). Diante do exposto, o presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência, onde apresentaremos uma oficina realizada em um dos encontros do Curso de Formação Continuada de Professores do ECI. A oficina abarcou o tema “Sabões e Detergentes”, de modo que a temática em questão nos possibilitou a interlocução entre história, química, biologia e educação ambiental, assim como elucidação das concepções alternativas no que se refere à ação dos resíduos gerados pelo uso desses produtos.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada uma apresentação oral em slides com o título “Limpando com a Química: Sabões e Detergentes”, na qual foi dividida em quatro etapas que seguiram a seguinte ordem: histórico, diferença entre sabões e detergentes, composição e impacto ambiental. A oficina incluiu duas experiências, uma ao longo da apresentação e a outra no final. Após a segunda atividade experimental foi distribuído uma ficha de identificação e uma outra com questões relacionadas ao que foi explicado na aula. Todas essas etapas foram registradas em uma filmadora para que posteriormente fosse fornecido a cada professor participante um DVD com a gravação da aula. Para as atividades experimentais foram utilizados materiais alternativos com a finalidade de mostrar para os professores, que na falta de um laboratório ou do material que deve existir dentro dele, é possível elaborar atividades de ensino usando, como recursos didáticos, materiais que são de fácil acesso. A primeira experiência foi realizada dentro da sala de aula quando foi explicado o inconveniente causado pela ação dos tensoativos na água. Através dessa atividade foi possível explicar como essas substâncias conseguem diminuir a tensão superficial da água. Nesta etapa foi utilizado copo transparente, água, detergente e giz em pó (que poderia ser substituído por corante alimentício). A segunda atividade experimental foi realizada após a apresentação oral. As alunas foram convidadas a participar da oficina de fabricação de sabão ecológico, no qual em um primeiro momento foi apresentado os materiais, reagentes e equipamentos de segurança individuais necessários.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram desta aula,nove docentes,com experiência entre 11 e 23 anos no magistério,todas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas.A aula foi conduzida com diálogo permanente e perguntas em todas as etapas,com isso foi possível obter informações importantes.Foi verificado,inicialmente,que elas nunca haviam abordado o tema sabões e detergentes nas escolas em que trabalham.Algumas comentaram que conheciam alguns postos de coleta de óleo, porém não sabiam justificar o recolhimento.Constatou-se também que elas não sabiam sobre os impactos ambientais causado pelos detergentes e descarte inadequado de óleo.Abaixo,estão transcritas as respostas obtidas através do questionário.Por questões éticas iremos identificar cada professora por uma letra.1.Qual é a sua opinião sobre o tema sabões e detergentes como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar e contextualizadora? A.Interessante,pois é um produto que faz parte do cotidiano,B.Permite reflexão crítica no Ensino de Ciências.C.Facilita a aquisição de novos conhecimentos,D. É interessante e utiliza a vida prática dos alunos,E.Tema contextualizador,F.Assunto fácil de experimentar,G.Facilita a aprendizagem e a relação com outros saberes,H.Tema atual e contextualizador,I.Incentiva a preservação.2.Quais seriam os seus objetivos caso você abordasse o tema sabões e detergentes?A.Consumo consciente,B.Impacto ambiental.C.Preservação do meio ambiente,D.Conscientização ambiental,E.Importância da reciclagem para o meio ambiente,E.Mobilização para ações concretas,G.Consumo consciente,H.Preservação do meio ambiente,I.Reutilização de recursos.3.Proponha um tema que relacione CTSA.A.Química dos alimentos,B.Lixo,C.Água,D.Shampoo,E.Agrotóxico,F.Poluição ambiental,G.Reciclagem,H.Alimentos,I.Saneamento básico.

CONCLUSÕES: De acordo com as respostas obtidas,foi verificado que as professoras acharam válido trabalhar com sabões e detergentes dentro da perspectiva interdisciplinar e contextualizadora e que a partir desse tema almejam que os seus alunos obtenham conhecimentos que possibilitem entender a importância da preservação do meio ambiente.Concluiu-se que trabalhar temas de importância ambiental e realizar experiências que favoreça a participação e conexões entre a teoria e o cotidiano contribuiu para fomentar o interesse dos professores por práticas que promovam o conhecimento científico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE, C.A.C. Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química. R. B. E. C. T., vol 3, núm 3, p.60-74, 2010.

PEREIRA, G.R; SOARES, K.C.M.; COUTINHO-SILVA, R. Avaliação do grau de inserção dos museus de ciências na realidade escolar da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Ciências & Cognição, vol 16, p.96-112, 2011.