ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE JOGO PEDAGÓGICO COMO PROPOSTA DE INCLUSÃO E PRESERVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: Ribeiro Barbosa, W. (IFPA) ; Rodrigues dos Santos, L. (IFPA) ; Dolzane Bentes, M. (IFPA) ; Alves da Silva Junior, J. (IFPA) ; Mauro dos Santos Costa, L. (IFPA) ; Rodrigues de Souza Junior, J. (IFPA) ; da Silva Lima, A. (IFPA) ; Souza Corrêa, A. (IFPA)

RESUMO: Observando-se a necessidade de criar estratégias metodológicas de ensino de forma a proporcionar um entendimento melhor para todos e que possa realmente incluir os alunos que necessitam de um método diferenciado, este trabalho tem por objetivo desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem, a qual possa oferecer uma metodologia no ensino de química, que contribua na construção do conhecimento e promova a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Desta forma este trabalho tem por finalidade a confecção de um jogo pedagógico, construído com material reciclado, onde serão adaptados assuntos de química com abordagem em temáticas ambientais, o qual possa proporcionar as pessoas com surdez, deficientes visuais de baixa visão e para os alunos de uma forma geral, melhor entendimento da disciplina tornando a aprendizagem mais eficaz e dinâmica.

PALAVRAS CHAVES: estratégias metodológicas; jogo pedagógico; inclusão.

INTRODUÇÃO: O art. 205 da constituição federal determina que a educação seja direito de todos (BRASIL, 1998). Esses “todos” incluem também alunos deficientes (alunos especiais). Assim o ensino deve ser realizado no ambiente educacional levando em consideração as necessidades de cada aluno, para que se criem metodologias para a construção de uma aprendizagem satisfatória. No entanto, pode-se observar que muitos docentes ainda não estão preparados para dar uma educação de qualidade para essas pessoas, também não possuem conhecimentos da língua de libras, por isto, não sabem trabalhar com alunos que possuam deficiência auditiva. No entanto, mesmo estando despreparados para oferecer um ensino a alunos que necessitem de uma educação especializada, o professor pode buscar alternativas metodológicas que possibilitem a aprendizagem desses alunos (KARAGIANNIS, A; STAINBACK, W & STAINBACK, S, 1999). Deste modo procurou-se desenvolver através da proposta de construção de um jogo da memória com material reciclado, uma alternativa que pudesse auxiliar e promover a inclusão na aprendizagem de química, pois o jogo por ser puramente de associação visual, poderá ajudar principalmente alunos com surdez na assimilação de conceitos químicos, como também promover sentimentos de preservação e cooperação entre os alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta proposta de trabalho foi dividida em três etapas essenciais: coleta de materiais, construção do jogo com adaptação para as deficiências a serem trabalhadas e realização de aula prática. Na etapa de coleta de materiais, será feita uma pesquisa sobre os assuntos de: tabela periódica e funções orgânicas, através do levantamento de dados em livros, revistas e internet, classificando desta forma os assuntos que forem mais relevantes. Na segunda etapa, é o momento de construção do jogo pedagógico, onde os temas abordados neste lúdico serão sobre: meio ambiente e alternativas sustentáveis, tabela periódica e funções orgânicas. Serão utilizados na construção do jogo, materiais reciclados como: papel reciclado para a impressão de figuras que poderão ser selecionadas na internet e papelão para confecção das cartas, além de outros materiais de baixo custo como: cola e tesoura. O jogo deverá ser confeccionado de maneira extensa para que as pessoas com baixa visão possam utilizar. A didática trata-se basicamente de um jogo da memória onde os alunos deverão associar os símbolos dos elementos da tabela periódica com seus respectivos dados como: número atômico e nomenclatura, e a relação das funções orgânicas com as suas relativas fórmulas estruturais e utilização no meio ambiente como fonte de energia. Na aula prática, será utilizada a metodologia proposta, criando uma maior interação entre os alunos, sendo papel do professor, avaliar o desempenho, bem como o entendimento de cada um na atividade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a construção deste trabalho espera-se aprimorar o ensino da química para deficientes visuais de baixa visão e com surdez, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e formação dessas pessoas na sociedade, melhorar a qualidade de ensino, promover maior interação entre os alunos, incentivar os docentes para a criação de novas metodologias no ensino da química, adaptar os assuntos para que todos possam entender de uma forma satisfatória além de, estimular os alunos a aprender brincando com a metodologia lúdica proposta pelo trabalho. Espera-se também que a utilização dessa metodologia, facilite na aquisição de conceitos e na aprendizagem principalmente de deficientes auditivos, com os quais muitos docentes apresentam dificuldades de trabalhar.

Jogo da memória

Construção prévia de jogo proposto pelo trabalho.

CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho, almejaremos proporcionar um melhor desempenho dos alunos com relação ao ensino da química, oferecendo um ensino diferenciado de forma a contribuir para o entendimento de todos e estimular o sentimento de preservação e reutilização dos materiais, já que o jogo é confeccionado a partir de alguns materiais reciclados.

AGRADECIMENTOS: A Deus e aos professores do IFPA que nos orientaram na construção deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: Um guia para educadores.- trad. Magda França Lopes- Porto Alegre: Artes médicas Sul, 1999. 25-161p.