ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A metodologia de jogos lúdicos na Química escolar: o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos.

AUTORES: Morais, A.I.M. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA (BOLSISTA PIBID-CAPES)) ; Reis, A.F. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Claudino, D.L.B. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Olivera, L.R.S. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Nascimento, Q.C.S. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Alves, B.H.P. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo observar se com a utilização de jogos lúdicos no processo ensino-aprendizagem, seria possível alcançar maior interesse e aprendizagem dos alunos em matéria consideradas tediosas e de difícil aprendizagem como a Química, mais especificamente a nomenclatura dos compostos orgânicos. Onde foi possível verificar que os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.

PALAVRAS CHAVES: Compostos Orgânicos; Jogos Lúdicos; Nomenclatura

INTRODUÇÃO: O ensino de química, de uma forma geral, ainda pauta-se pela perspectiva tradicional, ou seja, está centralizado na memorização e repetição de nomes e fórmulas, os quais não há correlação e vivência no dia-a-dia dos alunos.Neste processo da educação escolar, em específico do ensino de Química, o professor é importante, porque pode trazer para o contexto da sala de aula novas metodologias, que pode estimular e desenvolver o aprendizado. Uma proposta que contribui para a mudança desse ensino tradicional é a utilização de jogos e atividades lúdicas. Segundo Melo (2005), vários estudos a respeito de atividades lúdicas vem comprovar que o jogo, além de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno é a tradução do contexto sócio - cultural - histórico refletido na cultura, podendo contribuir significantemente para o processo de construção do conhecimento do aluno como mediadores da aprendizagem. A função dos jogos lúdicos, portanto, não é a facilitação da memorização do assunto abordado, mas possibilitar que o aluno raciocine e reflita, o que pode aumentar a motivação destes nas aulas de Química. A finalidade deste trabalho é verificar seu valor como elemento de resgate de lacunas do processo de ensino- aprendizagem dos alunos e como recurso mediador/facilitador para o professor na construção do conhecimento. Quando nos referimos ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio notamos que a prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimento que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Ao reconhecermos as dificuldades que permeiam o trabalho do professor nesse nível de ensino optamos por estudar uma forma de contribuir para os processos de ensino aprendizagem de nomenclatura dos compostos orgânicos.

MATERIAL E MÉTODOS: O objetivo deste trabalho era buscar informações e identificar as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aprendizagem e pelos professores no ensino de Química, adaptando assim o jogo lúdico para amenizar tal deficiência de ambos. Sendo assim os professores foram orientados sobre como montar as peças necessárias para o jogo (materiais de baixo custo)e sobre como jogar. O Jogo: é composto por 01 tabuleiro (dimensões 50 cm x 50 cm); 04 peões de cores distintas; 01 dado numerado de um a seis; 100 cartas de perguntas; 20 cartas desafio; 20 cartas coringa. O jogo foi aplicado primeiramente a duas turmas do 3° ano do Ensino Médio, com aproximadamente 25 alunos em cada sala, que foram organizados em grupos para a execução da atividade. Formados 3 grupos, foi eleito um representante que era responsável por jogar o dado, retirar as cartas e o mais importante o “porta- voz” do grupo. A aplicação em sala de aula demorou aproximadamente 50 minutos, incluindo a explicação sobre as regras e organização do ambiente. Observação: Esse tempo poderá ser alterado de acordo com a quantidade de casas existentes no tabuleiro. Em um segundo momento o jogo foi apresentado aos professores e coordenadores da escola-campo, foram apresentadas as regras, as peças do jogo e a forma de construção do material. O material foi doado à escola juntamente com o manual de instrução.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos se mostraram muito interessados com a atividade, e tiveram grande desenvoltura com relação ao jogo, o que nos mostrou de forma satisfatória o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo de nomenclatura dos compostos. Os jogos além de auxiliar no conhecimento faz com que os alunos aprendam a respeitar as regras.Segundo Piaget (1994, p.23) os jogos funcionam como uma oportunidade de conviver com regras, e este convívio não se limita à aceitação e a obediência, mas também leva à criação de uma normatização. Além disso os alunos se mostraram bastante motivados e ativos na aprendizagem, o que podemos identificar que o Jogo Lúdico atingiu seus objetivos, o que ficou bastante visível durante a aplicação e ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. De acordo com Rego (2000, p.79), o uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores, capazes de estimular o intelecto proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínios. Dessa forma o jogo é essencial como recurso pedagógico, pois no brincar o aluno (a criança, o adolescente, o adulto) articula teoria e prática, formula hipóteses e experiências, tornando a aprendizagem atrativa e interessante. A busca por novos meios de avaliação é que se propõe o jogo para ser incorporado na escola, facilitando o aprendizado do aluno e tornando-o um motivador. Utilizar o jogo como meio de avaliar permite que os alunos fiquem mais tranqüilos para solucionar o que lhes é proposto, e, portanto obtêm-se um resultado mais satisfatório.

CONCLUSÕES: Diante do exposto cabe ressaltar a importância dos jogos lúdicos, e defender que estes ocupassem maior espaço na prática pedagógica dos professores por ser uma estratégia extremamente motivante. Deixando claro que esse tipo de estratégia não substitui os demais métodos, mas é um suporte para o professor na tentativa de auxiliar no aprendizado de seus alunos. Que o uso dos jogos possa resgatar o desejo pela busca e conhecimento e torne a aprendizagem prazerosa, na qual o educando passe a gostar cada vez mais de aprender.

AGRADECIMENTOS: Ao IFG-Câmpus Itumbiara A Capes - PIBID

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128-137.

PIAGET, J.O Juízo Moral da Criança. São Paulo, Summus, 1994 (Trad.: Elzon Lenardon)

REGO, T. C. Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10a. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.