ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AS QUESTÕES DO ENEM E SUA ADEQUAÇÃO AO UM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA

AUTORES: Costa, F.K.B. (ENCIMA-UFC) ; Almeida, M.M.B. (DQAFQ/ ENCIMA-UFC) ; Lima, I.B. (UECE/ENCIMA-UFC) ; Magalhães, A.C. (DQAFQ -UFC) ; Silva, A.M.M. (DETAL-UFC) ; Sena, D.N. (DETAL-UFC)

RESUMO: Atualmente a seleção para o ingresso nas vagas oferecidas pela maioria das universidades federais do país, em seus cursos de graduação, é realizada através da prova do ENEM e posteriormente pelo SISU. Os itens (questões) cobrados nessa prova têm uma apresentação interdisciplinar, contextualizada e atual, fugindo do padrão tradicional. O presente trabalho teve como objetivo analisar as questões elencadas em uma coleção didática de química aprovada pelo PNLD 2012 e verificar a sua adequação ao contexto da prova aplicada pelo ENEM. Os resultados mostraram que na coleção analisada, há um distanciamento do padrão em relação aos itens cobrados pelo ENEM e que, se considerado somente o livro didático, os estudantes estão sendo preparados de forma inadequada para a resolução dos itens do ENEM.

PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; Contextualização.; Livro didático.

INTRODUÇÃO: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado no ano de 1998, com os objetivos fundamentais de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento das competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania (FRANCO e BONAMINO, 1999). Inserido nesse contexto entra em cena um fator relevante para o aprimoramento do ensino: a avaliação. A atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996) nos traz uma nova perspectiva do papel da escola. A partir de então, a escola é encarada como formadora de indivíduos, pautada numa educação eficiente, integrada ao cotidiano, para formar plenos cidadãos (BRASIL, 1996). Ao se falar sobre um processo de avaliação é importante também pensar nas ferramentas que se utilizam para alcançar os objetivos propostos por esse processo avaliativo e assim o Livro Didático desempenha um papel importante no alcance dos mesmos. Concebidos para serem mais uma ferramenta que auxilia ao professor no processo de ensino-aprendizagem, hoje os livros didáticos representam os recursos mais utilizados em sala de aula (MACENO, 2011), daí a sua importância na construção do conhecimento. Assim, o presente trabalho tem por finalidade avaliar as questões presentes em uma coleção de livros didáticos (volumes 1, 2 e 3) aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLDEM) no ano de 2012, com vistas a verificar a sua adequação ao contexto da prova aplicada pelo ENEM. Isso é de grande relevância, pois tem impacto na preparação adequada ou não de milhões de estudantes brasileiros que se utilizam dessa obra didática de química para seus estudos na preparação para o ENEM.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, em que a metodologia empregada foi constituída de revisão bibliográfica que se pautou por referências teóricas publicadas em livros, artigos e documentos oficiais, como o guia do Livro Didático 2012, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Nº 9.394/96) e o ENEM, para que fosse possível explicar, com melhor aprofundamento, suas relações à luz das contribuições científicas atuais. Em uma segunda etapa, procedeu-se a análise das questões (itens) aplicadas pelo novo ENEM e realizou-se a comparação, após levantamento criterioso, com as questões presentes nos volumes 1, 2 e 3 de uma Coleção de Química indicada pelo PNLDEM 2012. Após a compreensão e o conhecimento do formato das questões do ENEM e os princípios orientadores do Livro Didático e sua importância na educação dos estudantes, passou-se análise da temática mediante a escrita do presente trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente percebeu-se, pela análise dos itens aplicados pelo novo ENEM, que sua estrutura distanciou-se bastante das questões expostas pela coleção de livros analisados. De acordo com Peixoto e Linhares (2010), a principal mudança do novo ENEM ocorreu na sua estrutura, ou seja, o exame possui um novo formato. Na maioria dos itens analisados, a abordagem dos conceitos, não se constituiu em mera verificação ou aplicação de fórmulas, os conceitos estão mobilizados a situações reais, o que não se observa na maioria das questões do livro analisado. Os itens elaborados para o ENEM estão fundamentados em uma matriz de referência, que é baseada em competências e habilidades, que por sua vez estão associados aos conteúdos do ensino fundamental e médio (BRASIL, 1999). Os três volumes analisados apresentam um total de 1397 questões distribuídas da seguinte forma: 496 no volume 1, Química Geral; 504 no volume 2, de Físico-Química e 397 questões no livro de Química Orgânica, o volume 3. As questões mostram-se mecânicas sem a necessidade de reflexão, poucas indicam situações problema, apresentam-se enunciados que contextualizam o conteúdo de forma muito tímida, dando ênfase a um grande número de questões de vestibulares nos moldes tradicionais. Deve-se ressaltar ainda que dentro desse total de questões, 54 delas foram retiradas na íntegra de provas do ENEM, representando proximadamente 3,8%. Analisando os volumes separadamente, o volume 1 possui 5,6% de questões do ENEM, o volume 2 apresenta 1,8% e o terceiro volume 4,3%. Chamou-nos a atenção o fato de um capítulo do volume 3 apresentar 66,5% de suas questões retiradas do ENEM, observação justificada pelo tema tratado no capítulo: Combustíveis fósseis.

CONCLUSÕES: Conclui-se que as questões do livro analisado possuem uma formatação diferente daquelas do ENEM. Apenas um pequeno percentual dessas questões apresenta uma abordagem em sintonia com o Exame. Os estudantes que se utilizam desse livro são preparados para a resolução de questões tradicionais, modelos bem diferentes daquele padrão exposto pelo ENEM. Não foi observada a elaboração de itens próprios da obra. No que se refere às questões apresentadas pelo livro didático de química analisado, conclui-se que os estudantes estão sendo preparados de forma inadequada para a resolução dos itens do ENEM.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Dispõe
sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso: em 22 abr. 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Fundamentação Teórico-
Metodológica, 1999.

FRANCO, C; BONAMICO, A. 1999. O Enem no contexto das políticas para o ensino
médio. Química Nova na Escola, 10: 26-30.

MACENO, N. G. et al. 2011. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o desafio de
recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Aberto. Química Nova na Escola,
33, 153-159.

PEIXOTO, C; LINHARES, P. Novo Enem: O que mudou? Uma investigação dos
conceitos de física abordados no exame. XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Águas de Lindóia, 2010.