ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: SEPARAÇÃO DE MISTURAS E TRATAMENTO DE RESÍDUOS: O QUE ELES TÊM EM COMUM?

AUTORES: Campelo, C.S.C. (IFRJ) ; Santos, C.F. (IFRJ) ; Rodrigues, T.S. (IFRJ) ; Alves, T.R.S. (IFRJ) ; Castro, D.L. (IFRJ) ; Pinto, K.G.A. (IFRJ) ; Souto, K.C. (IFRJ) ; Jesus, V.L.B. (IFRJ) ; Viana, S.S. (IFRJ) ; Vieira, A.F. (C.E.P.C.B.)

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo identificar as concepções prévias de alunos do 1º ano do ensino médio através de uma atividade experimental investigativa a cerca do tema “separação de misturas”. Buscou-se também, investigar a capacidade dos mesmos em fazer comparações entre os processos de separação e os processos de tratamento de resíduos. Outro tema abordado foi a questão da conscientização ambiental, através dos relatos de alguns dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: separação de misturas; tratamento de resíduos; conscientização ambiental

INTRODUÇÃO: Muitos professores de Química buscam, a cada dia, alternativas que possam tornar essa ciência mais presente na vida dos estudantes e menos criticada pelos mesmos. A química ainda é vista por muitos como uma ciência altamente abstrata, poluidora e de difícil compreensão. Proporcionar um ensino que seja significativo, onde os assuntos possam se relacionar com enfoques da sociedade através de temas como: tratamento de esgotos, métodos de separação de misturas, química ambiental etc, é um dos grandes desafios desses educadores1. A ocorrência da aprendizagem significativa para Ausubel (apud MOREIRA, 1999) pode ser verificada quando o educando é capaz de resolver novos problemas quando de posse daquele conhecimento. Uma nova informação é recebida por ele e acaba relacionando-se com um conhecimento prévio do próprio indivíduo2. Para tentar modificar essa visão tão deturpada, bem como, buscar melhorias para dificuldades mencionadas e contribuir para uma melhor aprendizagem significativa criou-se o programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que busca promover a melhoria da educação básica, facilitar o aprendizado de alunos da rede pública por meio de atividades experimentais, e incentivar, portanto, a formação inicial dos licenciandos em química. O presente trabalho foi realizado no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, local de atuação do projeto, onde os licenciandos através de um questionário investigaram a capacidade dos estudantes em fazer comparações entre os processos de separação trabalhados anteriormente em uma aula experimental e os processos de tratamento de resíduos ministrados através de uma palestra.

MATERIAL E MÉTODOS: Os sujeitos da pesquisa foram 81 alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. A primeira etapa da pesquisa consistiu em uma atividade experimental. Os materiais (béquer, papel de filtro, imã, bastão de vidro, suporte universal, funil de vidro, placas de petri e tubos de ensaio) e as substâncias (areia, sal de cozinha, pedras, limalha de ferro) foram dispostos na bancada. Os alunos foram orientados a misturar todas as substâncias e utilizar os materiais disponíveis para separá-las. Os próprios alunos deveriam identificar quais os processos necessários para a realização da separação da mistura bruta. Uma rápida aula introdutória sobre os tipos de processos foi realizada. Na aula seguinte, foi realizada a segunda etapa da pesquisa, onde uma palestra sobre os processos de tratamento de resíduos (Estação de Tratamento de Efluentes – ETE, Estação de Tratamento de Água - ETA e Coleta Seletiva de Lixo) foi ministrada, visando a contextualização com a primeira etapa desta pesquisa. Ao término da palestra os alunos foram orientados a escrever, de forma comparativa, sobre as duas etapas, destacando as semelhanças entre estas. Os dados obtidos serviram de base para a análise e discussão dos resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira etapa da pesquisa, a maioria dos alunos foi capaz de identificar as maneiras para separar a mistura bruta. Poucos conseguiram associar, os processos de separação a fenômenos presentes em seus cotidianos. Foi possível perceber que apesar de vários exemplos destacando conceitos químicos presentes no dia a dia, dificilmente conseguem associar os conhecimentos construídos nas aulas de química com fatos de seu cotidiano. À exemplo dos processos de tratamento de resíduos que são vistos pelos alunos, como procedimentos independentes entre si, um dos alunos afirmou: “São bem parecidos, mas um era separação química (referindo-se ao experimento), e o outro é separação de sujeira. Como descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), “a prática curricular corrente, continua sendo predominantemente disciplinar,(...).Tais características do ensino tradicional refletem na ausência de correlação por parte de alguns alunos ao se depararem com um mesmo assunto, separação de misturas, contudo em contextos distintos”. Os dados obtidos mostraram que 68,4% reconheceram as semelhanças entre os processos de separação de misturas executados no laboratório e os mencionados pelo palestrante, ressaltando, os resíduos maiores são mais facilmente retirados, possibilitando reverter o processo de poluição da água. Compararam o processo de catação, utilizado no laboratório para separar as pedras com os processos que ocorre na reciclagem do lixo. Alguns desvirtuaram-se do foco da pesquisa, pois cerca da metade, 47,3%, abordou de forma direta ou indireta a conscientização ambiental, por exemplo, a importância do tratamento de água para o bem estar da população e a coleta seletiva, destacando que esta deveria ser mais incentivada.

CONCLUSÕES: A partir da análise dos dados pôde-se concluir que grande parte dos alunos ainda encontram dificuldades no que se refere ao processo associativo de um mesmo assunto que seja trabalhado em contextos diferentes, neste caso uma aula experimental e uma palestra, ambas abordando processos químicos de separação de misturas. Tal dificuldade pode estar vinculada a uma visão pontual que os mesmos possuem sobre a química, onde certos procedimentos químicos só se aplicam a determinadas situações e a associação destes a outros contextos se torna praticamente impossível.

AGRADECIMENTOS: Ao PIBID (Programa Institucional De Bolsas de Iniciação à Docência) e aos alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] LATINI, R.M; SOUZA, A.C. Ensino de Química e Ambiente: as articulações presentes na revista Química Nova na Escola. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v.16, pp. 143-159, 2011
[2] MOREIRA, M. A. A teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. In:______. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. Cap. 10. P. 149-163.
[3] BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.