ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: WebQuest: uma janela para a Rio +20

AUTORES: Moreira Sá, A. (IFPB) ; Lima, M.B. (UFPB) ; Barreto, I.S. (UFPB) ; Tavares, M.R.S. (UFPB)

RESUMO: Uma WebQuest é basicamente um site com fins educacionais, voltado a uma pesquisa orientada, direcionada a uma temática relevante e específica. Nesse trabalho, essa ferramenta didática é proposta para abordar os temas discutidos sobre Química e Meio Ambiente durante a Rio +20 (Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), enfatizando os desafios para o futuro sustentável do planeta. Essa atividade permitiu aos alunos do ensino básico se envolver na problemática atual, com ênfase na Química Verde, Efeito Estufa e Segurança Química, temas debatidos nessa Conferência. Portanto, foi possível construir o conhecimento dos alunos, alertando para as atuais discussões sobre sustentabilidade e o papel do conhecimento químico nessa problemática.

PALAVRAS CHAVES: WebQuest; Química Ambiental; Rio +20

INTRODUÇÃO: O modelo WebQuest surgiu da necessidade de ajudar os alunos a usar informações adquiridas para construir significado num tópico complexo, preferivelmente de forma a motivar o trabalho em equipe e testar hipóteses num contexto real de mundo. É uma forma de dirigir a pesquisa em sala de aula, disponibilizando recursos online tornando o trabalho a partir de recursos web mais satisfatórios, uma vez que não demandam investigações, muitas vezes improdutivas, por parte dos alunos (B. DODGE, 1998). Uma WebQuest bem elaborada deve conter de uma forma lógica: introdução, tarefa, recursos e avaliação. Abordando questões (tarefas) que requeiram que os estudantes levantem hipóteses ou resolvam problemas relacionados com o mundo real e não apenas com o cotidiano da sala de aula (J. ADELL, 2004). Dessa forma, o uso da Webquest apresenta uma boa solução de apoio ao ensino de química de uma maneira geral, sobretudo para a temática aqui exposta. Permitindo a aquisição de conhecimento não apenas através da simples memorização, mas sim através de um processo evolutivo em que se estimulam as capacidades de análise, síntese e pesquisa. A importância da Ciência Química nos debates sobre economia sustentável ganhou destaque na Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. Sobretudo enfatizando a Química Verde, Efeito Estufa e Segurança Química (RIO+20, 2012). Dessa forma, o presente trabalho em educação química tem como objetivo planejar, desenvolver e experimentar a utilização de uma WebQuest como ferramenta metodológica para o ensino de Química Ambiental. Tal atividade permite aos alunos se envolverem como cidadãos críticos na problemática atual sobre o desenvolvimento sustentável do planeta.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesse trabalho foi proposta uma nova WebQuest com o tema: Química e Meio Ambiente na Rio +20, aplicada a turmas do ensino básico de uma escola pública. Nessa proposta por meio de textos de vídeos os estudantes do ensino básico foram apresentados às discussões de sustentabilidade e meio ambiente, abordados na Conferência Internacional Rio +20, sua finalidade e perspectivas, enfatizando a Química Verde, Efeito Estufa e Segurança Química, seus fundamentos e relevância para a sociedade contemporânea. Essa atividade permite justificar aos estudantes a importância do conhecimento científico crítico frente aos atuais desafios ambientais, como poluição, saúde e preservação da natureza e como o conhecimento químico possibilita compreender melhor essa problemática. Inicialmente, foi planejado, desenvolvido um site, para construção da WebQuest intitulada: Química e Meio Ambiente na Rio +20. O site desenvolvido foi hospedado em um servidor gratuito, o google.sites, (https://sites.google.com/) ferramenta que permite ao usuário criar a sua própria página na internet sem a necessidade de conhecimento prévio em linguagem de programação. Além do google sites, onde o usuário pode criar o seu próprio site, existem outros serviços que disponibilizam ferramentas gratuitas para confecção e edição de modelos de WebQuest, a exemplo: http://www.webquestbrasil.org/. A WebQuest desenvolvida está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://sites.google.com/site/quimicario20/. Para auxiliar na avaliação qualitativa e quantitativa dessa atividade de pesquisa, os estudantes tiveram o seu desempenho recorrente individualizado, a partir de uma tarefa proposta em forma de questionário e a sua pontuação foi obtida de acordo com um modelo de avaliação fornecido na própria WebQuest.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O modelo de WebQuest trabalhado, Química e Meio Ambiente na Rio +20, buscou contextualizar os desafios da Química Moderna e o Meio Ambiente, motivados pelas discussões realizadas na Conferência Internacional sobre sustentabilidade. Esse trabalho envolveu em sala de aula, sobretudo a relevância da Química Verde, Efeito Estufa e Segurança Química e foi avaliada qualitativamente pelos estudantes como uma forma construtiva e bem contextualizada de inserir o conteúdo teórico e expositivo de química básica no cenário político-econômico- ambiental debatido atualmente. Segundo os estudantes, essa forma de abordagem, utilizando uma WebQuest, permitiu de maneira satisfatória e multidisciplinar, que eles pudessem realizar uma pesquisa mais direcionada, dinâmica e produtiva, gerando assim uma melhor compreensão dos temas tratados: Química Verde, Efeito Estufa e Segurança Química. No geral, os resultados obtidos em sala de aula com o uso dessa WebQuest foram bastante positivos, e promissores, demonstrando a sua viabilidade para o uso em temas mais específicos e de interesse socioambiental, que sejam apropriados para inserir o aluno nas discussões mais relevantes que contribuam significativamente para agregar valores como cidadão, proporcionando assim uma melhor formação dos estudantes como agentes transformadores ativos da sociedade. Portanto, a WebQuest proposta estimulou a pesquisa escolar, encorajando os alunos a uma experiência de aprendizagem envolvendo recursos da internet de uma maneira mais simples, direta, e motivadora, permitindo ainda uma aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, além de estreitar o vinculo entre professor-aluno, encorajando uma maior interação com a disciplina.

CONCLUSÕES: Esse trabalho permitiu desenvolver, aplicar e comprovar a possibilidade de trabalhar com a ferramenta metodológica WebQuest, em uma temática de Química Ambiental inserido no contexto atual de sustentabilidade, exposta na Conferência Internacional, Rio +20. Portanto, convém ao professor de química compreender a pesquisa escolar na internet, com o auxílio da WebQuest, como uma ferramenta de ensino-aprendizagem importante, desde que bem orientada, sendo capaz de interligar os conteúdos de sala de aula, muitas vezes abstratos, com o cotidiano dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao CNPq e a Capes pelo auxílio financeiro as pesquisas realizadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: B. DODGE, WebQuests: A Strategy for Scaffolding Higher Level Learning Why WebQuests? (1998) 22-24.
J. ADELL, Internet en el aula: las WebQuest. Edutec: Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 17 (2004).
RIO +20, site do governo federal, <http://www.rio20.gov.br/?set_language=pt-br>, último acesso 7 de julho de 2012.