ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: WebQuest: uma ferramenta para a aprendizagem de Química

AUTORES: Wanderley, L.P.M. (IFPB) ; Tavares, M.R.S. (UFPB) ; Lima, M.B. (UFPB) ; Barreto, I.S. (UFPB)

RESUMO: Neste trabalho, discuti-se o potencial da ferramenta WebQuest como forma de nortear o aprendizado de Química pela internet. Dessa forma, é demonstrado como essa metodologia é simples e possível de ser realizada. Os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa mostram bons resultados diante dessa forma moderna de aprendizagem, pois os alunos conseguiram transformar e organizar as informações advindas da internet assimilando os conhecimentos a serem adquiridos.

PALAVRAS CHAVES: WebQuest; Educação em química; Ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: Já é notório na escola atual que o livro didático e a metodologia empregada pelo professor não são as únicas ferramentas para construção do conhecimento. Com o advento da tecnologia, que possibilitou a difusão dos computadores, a pesquisa on-line, tornou-se além de acessível, uma interessante aliada no processo de ensino-aprendizagem. Com a internet o aluno pode pesquisar em diversos sites e obter informações sob a visão de diversas outras pessoas. No entanto, esse instrumento, devido à infinidade de informações, inibe a assimilação dos conteúdos de forma lógica (DODGE, 1995). Uma ferramenta, que possibilita superar esse inconveniente é a WebQuest. Com essa técnica o professor de Química pode selecionar, em meio a tanta informação dispersa, materiais que promovam uma aprendizagem efetiva e eficiente de forma cooperativa e de pensamentos com nível elevado (QUADROS, 2003). Além disso, o professor ao utilizar a WebQuest pode aplicar exercícios, avaliações entre outras atividades aos seus alunos (DODGE, 1998) que venha a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo expor as potencialidades e formas de abordagens na utilização da WebQuest no Ensino de Química. A estratégia do trabalho é coletar as experiências tidas com o uso dessa técnica e observar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com a sua aplicação.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesse trabalho, foram utilizados vários modelos de WebQuest desenvolvidos para variados temas, envolvendo problemas pertinentes a química ambiental, foram esses: https://sites.google.com/site/webquestchuvaacida/, http://sites.google.com/site/nossosrios/, https://sites.google.com/site/quimicanalises/, https://sites.google.com/site/quimateriais/. Para auxiliar na avaliação qualitativa e quantitativa dessas atividades de pesquisa, os estudantes tiveram o seu desempenho individual calculado a partir de uma tarefa proposta em forma de questionário e a sua pontuação foi obtida de acordo com um modelo de avaliação fornecido na própria WebQuest. Os sites desenvolvidos foram hospedados em um servidor gratuito, o google.sites, que também é uma ferramenta onde permite ao usuário criar e editar a sua própria página na internet sem a necessidade de conhecimentos em linguagem de programação. Além do google sites, onde o usuário pode criar o seu próprio site, existem outros serviços gratuitos que disponibilizam ferramentas para construção de modelos de WebQuests, a exemplo do site: http://www.webquestbrasil.org/, bem como: http://www.escolabr. com/portal/modules/planet/. Em resumo, a avaliação para cada WebQuest, fundamentou-se na verificação da interação aluno-aluno, professor-aluno, bem como o bom cumprimento das atividades requeridas. Essa forma de avaliação foi realizada continuamente no decorrer das atividades. O uso dessa ferramenta permite demonstrar aos alunos que a compreensão crítica dos fenômenos químicos, trabalhados em sala de aula, estão relacionados com esses temas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base nas observações qualitativas e quantitativas decorrentes de cada atividade utilizando a ferramenta WebQuest, foi possível corroborar que, na maioria das vezes, as pesquisas escolares realizadas pela internet evidenciam que poucos estudantes do ensino médio, conseguem direcionar, organizar, avaliar e modificar as informações múltiplas decorrente de pesquisas mal orientadas. Geralmente, os alunos “copiam” e “colam” aleatoriamente, informações de alguns sites, dessa forma, eles acabam por repetir a informação e não construir o conhecimento. De um modo geral, as WebQuests foram avaliadas pelos alunos como uma forma de abordagem satisfatória e menos abstrata para os conteúdos de química, permitindo um enfoque contextualizado, sob diversos assuntos atuais, de uma maneira singular, voltada a investigação dirigida, motivando os estudantes a uma experiência eficiente de aprendizagem utilizando recursos da internet. Com o uso da ferramenta didática WebQuest foi possível direcionar a pesquisa escolar, permitindo ao aluno extrair, avaliar e modificar as informações potencialmente uteis para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados dessas atividades também permitem evidenciar uma melhor interação entre os alunos para desenvolver as tarefas requeridas em seus diferentes grupos, bem como com o professor (questionando e arguindo). Portanto, os formatos autênticos das WebQuests propostas, viabilizaram um processo de ensino-aprendizagem cooperativo e o desenvolvimento do pensamento crítico de forma significativa, além de estreitar os laços aluno-ensino de química.

CONCLUSÕES: O uso da ferramenta metodológica WebQuest aplicada ao Ensino de Química apresenta uma boa oportunidade de interação professor-aluno com uma pesquisa bem orientada através da internet. Permitindo, dessa forma, a aquisição de conhecimento através de um processo gradativo onde se estimulam as capacidades de análise, de síntese e de pesquisa. Portanto, como argumentado nesse trabalho o uso da WebQuest surge proporcionando uma nova ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de química de uma maneira geral.

AGRADECIMENTOS: Agradecimento a CAPES e ao CNPq pelo auxílio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: B. DODGE, WebQuests: A Technique for Internet - Based Learning. The Distance Educator, (1995) 1, 2.
B. DODGE, WebQuests: A Strategy for Scaffolding Higher Level Learning Why WebQuests? (1998) 22-24.
L. QUADROS, WebQuest: um modelo de aprendizagem na Web. Portugal, Disponível em: <http://www.malhatlantica.pt/mestrado/artigoWeb Quest.pdf>. (2003) Acesso 19 jul 2012.