ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A HISTÓRIA DA QUÍMICA NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM QUÍMICA INORGÂNICA DESCRITIVA

AUTORES: Costa, O.F. (UFCG) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

RESUMO: As aulas de Química Inorgânica Descritiva, seja na Universidade ou no Ensino Médio, têm sido muito cansativas no momento da análise descritiva dos elementos químicos, com uma preocupação de simbologias e a falta de interação com a construção do conhecimento. Nesse contexto, os professores podem utilizar a história da ciência como ferramenta para a humanização deste conhecimento. Esse trabalho apresenta fatos ainda pouco discutidos sobre a prática da química no início da humanidade e o seu papel na construção de conhecimentos da Química Inorgânica Descritiva. As atividades relativas a este enfoque contribuíram tanto para a compreensão dos conceitos químicos apresentados nas aulas como para um aprimoramento das linguagens oral e escrita pelos alunos.

PALAVRAS CHAVES: História da Química; Contextualização; Elementos químicos

INTRODUÇÃO: As novas tendências do ensino de Química procuram enfatizar questões sociais, econômicas, políticas e históricas, porém, existe uma escassez de materiais didáticos para o contexto histórico (MATTHEWS, 1995). A História da Química deve estar presente em todo o Ensino de Química, não devendo ser utilizada apenas como ilustração, contextualização, ou motivação em aula. Deve ser compreendida como parte do conhecimento produzido pela sociedade, de forma que o estudante consiga entender a ciência como um processo em constante mudança, avanços, conflitos, erros e acertos. A utilização da História da Ciência no Ensino de Química pode humanizar as ciências e relacioná-las mais aos interesses éticos, culturais e políticos; possibilita o interesse pelas aulas, tornando-as mais interessantes e reflexivas, desenvolvendo o pensamento crítico dos alunos; e pode ampliar a melhoria da formação dos professores. As civilizações do Egito e da Mesopotâmia desenvolveram um alto grau de habilidade técnica em metalurgia e fabricação de vidro para o benefício do rei e dos templos. As pessoas comuns também tiveram métodos químicos simples e práticos para a preparação de alimentos e licores, tecelagem e tinturaria, tecido e de outra forma as suas necessidades diárias (LEICESTER, 1971; LEVEY, 1960). Assim sendo, esse trabalho busca apresentar fatos ainda pouco discutidos sobre a prática da química no início da humanidade e o seu papel na construção de conhecimentos da Química Inorgânica Descritiva.

MATERIAL E MÉTODOS: A dinâmica foi realizada em dois grupos de 30 (trinta)alunos: o primeiro da 1ª série do Ensino Médio e o segundo, alunos da disciplina Química Inorgânica Descritiva do curso de licenciatura em Química da UFCG. Cada grupo ficou encarregado de formular justificativas históricas que marcaram o uso dos primeiros elementos químicos pela humanidade. Foram realizadas pesquisas bibliográficas documentais sobre o tema, com posterior mapeamento desses estudos por meio de resumos estruturados e orientados a partir de um suporte curricular das disciplinas envolvidas. Esses resumos foram aplicados e incorporados em sala de aula e os resultados discutidos e analisados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base nos resumos estruturados foram elencados alguns aspectos históricos curiosos e interessantes, descritos resumidamente nas Figuras 1 e 2. Essas figuras refletem um resumo das principais análises históricas levantadas. Após esta fase foram aplicados em sala de aula, juntamente com o conteúdo a ser trabalhado: tabela periódica (ensino médio) e química dos metais (ensino superior).

Figura 1. Elementos históricos analisados

Resumo das principais análises históricas levantadas

Figura 2. Elementos históricos analisados

Resumo das principais análises históricas levantadas

CONCLUSÕES: As atividades relacionadas com a História da Química, contribuíram tanto para a compreensão dos conceitos químicos apresentados nas aulas como para um aprimoramento das linguagens oral e escrita pelos alunos. A pesquisa histórica dentro de um contexto social é uma ferramenta que pode ser útil para que o aluno relacione o conteúdo da disciplina com seus esquemas de conhecimento. Essa é uma alternativa que o professor pode usar para incentivar o senso crítico e capacidade de observação dos alunos.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Leicester, H. M. The historical background of Chemistry. New York, Dover Publications, 1971.
Levey, M. 1960. The earliest stages in the evolution of the still. Isis, 51: 31 -34.
Martins, A. F. P. 2007. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Cad.Cat. de Ens. de Fís., 24: 112-114.
Matthews, M. 1995. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad.Cat. de Ens. de Fís., 12: 164-167.