ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: TRILHA PERIÓDICA

AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Coelho, A.S.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS)

RESUMO: O presente artigo objetivou desenvolver uma proposta metodológica para a aquisição de conceitos relacionados à química, especificamente acerca da tabela periódica, por meio de um jogo para ser aplicado no ensino fundamental. Propõe-se o uso de uma ferramenta para propiciar maior interesse dos alunos pela matéria de química, aproximando-o com os conteúdos, de forma lúdica e contextualizada. Para isso, foi feito um estudo acerca do jogo da “Trilha”, como ele é conhecido. Dessa forma, adaptou-se para o assunto e conceitos da tabela periódica. Nessa nova proposta titulou-se, o jogo adaptado, de “Trilha Periódica”, como uma ferramenta metodológica, cuja pretensão é tornar o ensino de química mais significativa, ainda no ensino fundamental.

PALAVRAS CHAVES: lúdico; ensino; química

INTRODUÇÃO: “O ensino de Ciências Naturais não se resume na apresentação de definições científicas, como em muitos livros didáticos, em geral fora do alcance da compreensão dos alunos” (PCN, p.28 1998), Para minimizar o desinteresse dos alunos é preciso que haja aprendizagem significativa, que atenda aos novos processos da educação. É no ensino fundamental que se introduz a matéria de química, elementarmente nas séries iniciais, mais precisamente no oitavo e nono ano, porém os alunos já tem um conceito formado sobre a matéria mesmo antes de ter contato com a mesma. As abordagens tradicionais de ensino, somado aos conceitos pré-estabelecidos pelos alunos, às dificuldades na aprendizagem de química são ampliadas. Dessa forma, a inserção de outras propostas metodológicas, como o uso de jogos, que tenham como objetivo chamar à atenção dos alunos incentivando e atraindo todos os sentidos e olhares para a matéria de química, é de fundamental importância para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. No século 21 com tantas revoluções tecnológicas não se pode se prender a ensinar só pelos métodos tradicionais, Como fala (Nardin, I.C.B S,D) em seu artigo brincando aprende-se química. Uma alternativa de busca do conhecimento, tornando mais expressiva a aquisição do aprendizado e assim aproximar o aluno da química, de maneira prazerosa e também educativa. O uso do lúdico para ensinar e/ou fixar diversos conceitos em sala de aula – tais como charadas, quebra cabeças, jogos e simuladores, entre outros – pode ser uma maneira de despertar no aluno o interesse e a motivação necessários para uma melhor aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo da trilha é amplamente usado, o seu uso proporciona a crianças e adolescentes diversão, interatividade entres os participantes, pois este jogo estimula as relações interpessoais, na qual as regras estão descritas abaixo. Funcionamento do jogo: •O jogo consiste em uma trilha de 50 quadros sem contar a saída e chegada •Os quadros são enumerados de 01 a 50 •É utilizado um dado com a numeração que varia de 01 a 06 •O dado é arremessado para o auto para cair em um determinado número. •O jogador vão se posicionar na saída da trilha •Vão observados o número do dado quando cair no chão •Cada número do quadrado da trilha corresponderá a um envelope; •E em cada envelope haverá uma pergunta relacionada à tabela periódica; •A referida pergunta poderá corresponder aos seguintes itens: O nome dos símbolos para ser dada a sigla correspondente na tabela periódica e/ou vice-versa; Ou ainda onde o elemento é encontrado (sua aplicabilidade, funções) no dia-a- dia. Regras: •O aluno vai jogar o dado e com o número do dado eles percorrerão a trilha e, no número que ficarem, terá uma pergunta em um envelope correspondente; •Se os alunos acertarem as perguntas eles terão recompensas que poderão variar em: “avançar duas ou três casas” ou “escolher um amigo (a) que esteja atrás para se juntar com ele”; •Mas se errarem terão castigos que poderão variar em: “voltar três ou quatro casas” ou ainda “ficar uma rodada sem jogar”; •Vence o (a) jogador (a) que percorrer toda a trilha primeiro (a) Exemplo: Gabriel jogou o dado e caiu no número 4 então ele percorreu a trilha e no respectivo numero da trilha tinha a seguinte pergunta: qual nome do elemento cujo símbolo e Ag. Se ele responder prata ele poderá avançar algumas casas. Caso contrario ficara uma rodada sem jogar ou voltará algumas casas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo da “Trilha periódica” foi aplicado aos alunos de nono ano da U.E. João Liberato Lima, localizado no Brejo da Onça em São Miguel do Tapuio – PI. Na primeira rodada, o jogador (aluno) arremessou o dado, e caiu na trilha5. Ele percorreu até o número 5 da trilha, e respondeu a pergunta que estava escrita dentro do envelope correspondente, que perguntava o seguinte: Qual é o nome do elemento cujo símbolo é O ? Resposta: Oxigênio Na segunda rodada, o jogador (aluno) jogou dado, e caiu na trilha2. Ele percorreu até o número 2 da trilha, e respondeu a pergunta que estava escrita dentro do envelope correspondente, perguntava: Qual é o número atômico do elemento do C (Carbono) ? Resposta: 6 Na terceira rodada, o jogador (aluno) jogou dado,e caiu na trilha6 Ele percorreu até o número 6 da trilha, e respondeu a pergunta que estava escrita dentro do envelope correspondente, perguntava: Onde é utilizado o F (Flúor) ? Resposta: Nos cremes dentais. Através da análise dos resultados, obtemos os seguintes dados. Na I rodada: 83,89 % responderam certos e 16,11% responderam errados. Na II rodada: 18,13% responderam certos e 81,87% responderam errados. Na III rodada: 90,04% responderam certos e 9,96% responderam errados. Foi feito um levantamento de um jogo disponível ao ensino da química para ser aplicado no ensino fundamental, como o assunto predominante nestas séries é a tabela periódica foram feitas adaptações do jogo da trilha, como é conhecido formalmente, e aqui passou a ser chamado de “trilha periódica” que é um jogo que busca a compreensão, fixação dos elementos da tabela, aplicabilidade no dia-a- dia e suas funções. As regras e funcionamento do jogo foram descritas nos métodos.

CONCLUSÕES: Neste trabalho o jogo da trilha foi adaptado para o conteúdo da tabela periódica com a finalidade de familiarizar os alunos do nono ano com conteúdo, pois esse tipo de atividade apresenta um diferencial para a aprendizagem, e o uso desse jogo irá facilitar as interações cognitivas e pessoais entre alunos e professores ajudando na apropriação do conhecimento de maneira divertida pôr educativa facilitando a sua aprendizagem e a sua compreensão. Já que depois da aplicação desse jogo a matéria vai deixar de vista como abstrata e complexa e passara a ser compreendida e admirada pelo alunos.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a DEUS e a todos os colaboradores necessários à realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino fundamental – Orientações educa¬cionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. v. 2. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arqui¬vos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acessado em 10 de outubro de 2011.

NARDIM, I. C. B BRINCANDO APRENDE-SE QUÍMICA Graduada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas e Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino pela UNOPAR Arapongas.