ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A TEMÁTICA DE HIDROCARBONETOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA RECOMENDADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO.

AUTORES: Santos, A.M.S. (UFPI) ; Almeida, F.S. (UFPI) ; Passos, I.N.G. (UFPI) ; Pereira, S.K.S. (UFPI) ; Barros, H.F. (UFPI) ; Santos Junior, J.R. (UFPI)

RESUMO: A disciplina Química sempre é vista pelos alunos como uma barreira muito difícil de enfrentar no ensino médio, devido a suas inúmeras formulas conceitos e experimentações, no qual é necessário para uma maior compreensão dos conteúdos, pensando nisso trabalhos voltados a analises de livros didáticos voltadas para conteúdos e especificidades são vistos de maneira positivas, no qual podem servir como um guia para professores e alunos para orientarem sobre qual material pode trazer conhecimentos positivos. Pensando nisto desenvolvemos este trabalho no qual busca analisar livros didáticos escolhidos pelo PNLEM 2012, para saber se os conceitos sobre “HIDROCARBONETOS” estão colocados de maneira interessante e facilitadora para a aprendizagem do alunos referente a estes livros didáticos de Química.

PALAVRAS CHAVES: LIVROS DIDÁTICOS ; HIDROCARBONETOS; ENSINO DE QUÍMICA

INTRODUÇÃO: A Química está entre as disciplinas de maiores índices de rejeição na grade curricular do ensino médio, classificada no bloco de ciências da natureza, englobando um pouco de exatas, com seus cálculos e formulas exaustivas. Quando não bem apresentada torna-se um problema na cabeça de alunos no qual estão obtendo o primeiro contato com a disciplina que apresenta em seu ensino três etapas : O primeiro ano com a Química Geral, segundo ano com físico- Química e terceiro ano com a Química orgânica. A ultima etapa desta disciplina é considerada uma das mais interessantes no final do ensino médio no qual é chamada de Química orgânica, demonstrando em seus conteúdos a importância e a facilidade de aprendizagem na relação existente entre a Química e nosso cotidiano, quando lembramos de tecidos, medicamentos, tinturas e uma gama de matérias, devido a mesma estar totalmente relacionada com Química carbônica. Dentro desta vasta abordagem orgânica surgem os “Hidrocarbonetos” que são substâncias compostas somente de átomos de carbono e hidrogênio e apresentam um grande fornecimento de energia por meio de combustão. A aprendizagem deste conceito é de suma importância por tratar-se de conteúdos inicias que desenvolvem no aluno a primeira visão sobre as características orgânicas e suas funções. Em nosso trabalho buscamos realizar uma pesquisa relacionada sobre qual a forma no qual está sendo abordado os conceitos e a nomenclatura de “HIDROCARBONETOS” nos livros didáticos de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: Nesta pesquisa optou-se em analisar dois livros didáticos de Química do 3º ano do ensino médio de autores diferentes recomendados pelo MEC e adotados pela rede de escolas publicas de ensino no qual foram submetidos a avaliação do PNLEM/2012. Para a analise dos livros didáticos utilizamos um questionário aberto contendo as seguintes questões: 1- O livro didático contém a nomenclatura de hidrocarbonetos atualizada pela IUPAC ? 2- O livro apresenta exemplos que indicam a relação dos hidrocarbonetos com o cotidiano? 3- Ocorre a abordagem de experimentos no qual relatam a função função de hidrocarbonetos ? 4- A subdivisão dos hidrocarbonetos é bem aplicada nos livros analisados?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: PARA A QUESTÃO 1: LIVRO : “SER PROTAGONISTA” , possui a nomenclatura atualizada de acordo com a IUPAC recente e aborda de maneira bem introdutória sobre a União internacional da Química pura e aplicada. LIVRO: “ QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO” , descreve com detalhes e exemplos toda a atualização da IUPAC, e aborda de maneira muito positiva com um texto especifico com o tema “ este livro e as regras da IUPAC” . PARA QUESTÃO 2: LIVRO : “SER PROTAGONISTA”, possui exemplificações de acordo com o decorrer do conteúdo , citando nesses exemplos a presença de hidrocarbonetos em suas subdivisões podem ser observados na figura 1. LIVRO: “QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO”, apresenta vários exemplos bem ilustrados que envolvem as subdivisões dos hidrocarbonetos no qual podem ser observados na figura 2. PARA QUESTÃO 3: LIVRO : “SER PROTAGONISTA”, apresenta no fim do capitulo uma atividade experimental bem detalhada com o tema “amadurecimento de frutas”, que discute sobre o gás eteno e sua atividade nesta prática. LIVRO : “ QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO” , não aborda nenhum tipo de experimento que auxilie e complemente o conteúdo. PARA QUESTÃO 4: LIVRO “SER PROTAGONISTA”, o livro apresenta uma boa subdivisão , no qual descreve em tópicos individuais um pouco sobre cada grupo e suas características. LIVRO “QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO” ,subdivide os grupos de hidrocarbonetos em apenas uma tabela resumida neste conteúdo inicial , não dispondo de tópicos específicos e nem textos, no qual pode-se observar na figura 3.









CONCLUSÕES: Nas aulas de Química o mais difícil é encontrar saídas e temáticas que estabeleça ligações reais entre o a disciplina e o cotidiano através dos conceitos ministrados, é de suma importância termos consciência do material que poderemos utilizar dentro de sala, através de trabalhos e pesquisas que servem de apoio, no qual abrem os olhos de pequenos detalhes de como conceitos que as vezes parecem de pouca irrelevância , podem ser passados de forma inadequada e causar dano no aprendizado e no ensino de disciplinas difíceis como a Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATKINS, P.W. Moléculas. Trad. P.S. Santos e F. Galembeck. São Paulo: Edusp, 2002.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br>. Acesso em 20 fev. 2007.
______. Programa Nacional do Livro Para o Ensino Médio, FNDE, Brasília, 2007
LISBOA, J. C. F. Ser Protagonista . Química 3º ano ensino médio, São Paulo, 2010,Ed. S,M.
PERUZZO, F. M. ; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano.v3, 4º edição, São Paulo 2006. Ed moderna.
PAZINATO, S. M. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos. Química nova na escola 2011.
VOLLHARDT, K.P.C. e SCHORE, N.E. Química orgânica: estrutura e função. Trad. R. B. Alencastro et al. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.