ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O "DESPERTAR CIENTÍFICO" DOS ALUNOS DO PIBID QUÍMICA DO IFPI CAMPUS PICOS

AUTORES: Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI) ; Paz, G.L. (UFPI) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Fontes, D.I. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Câmara, O.C. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI)

RESUMO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID já está em andamento a um ano no IFPI campis Picos. Muitas atividades são desenvolvidas pelos alunos para melhorar a formação docente e o processo de ensino e aprendizagem. Por conta da greve dos professores das escolas públicas um novo cronograma de atividade teve que ser feito, a fim de não atrapalhar os objetivos do programa. Dentre as atividades propostas destacam-se, análise de livros didáticos, elaboração de textos didáticos, resolução de exercícios nos livros, elaboração de questões voltadas ao cotidiano, preparação de planos de aula, aplicação de aulas de 50 minutos, etc. Dessa atividade foram coletados vários dados acerca de livros didáticos (limitação) A atividade gerou a produção de um livro didático.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Atividades complementares; Publicações

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID está sendo desenvolvido no IFPI campus Picos desde Junho de 2011, e tem por objetivo diminuir a evasão dos alunos nos cursos de licenciatura bem como buscar novas metodologias para o processo de ensino e aprendizagem. Os alunos desenvolvem, ao longo de suas atividades, uma visão crítica acerca de docência bem como adquirem a capacidade de buscar alternativas para sanar as dificuldades encontradas quando se trata de ensinar e aprender. Quanto a esse aspecto segundo Dewey (2012, p.3) “O professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções prontas”. Em lugar de começar com definições ou conceitos já elaborados, deve-se usar procedimentos que façam o aluno raciocinar e elaborar os próprios conceitos para depois confrontar com o conhecimento sistematizado. Para que os alunos possam assumir uma postura científica acerca do ensino de química é necessário que se conheça o objeto de estudo nas diversas modalidade que possam aparece. Nesse sentido aproveitou-se a greve dos professores das escolas públicas (quase 3 meses) para se fazer uma orientação mais completa dos alunos que fazem parte do PIBID. Esse orientação veio em forma de atividades complementares de diversas naturezas e com variados objetivos. O sucesso do programa é proporcional a dedicação dos alunos e a criatividade em fazer diferente o que todos fazem diariamente: ensinar Atualmente os alunos possuem grande dificuldade em relacionar conceitos químicos vistos em sala de aula com o seu dia-a-dia. Nascimento (et al, 2003,). [...]assim a aula prática é uma sugestão de estratégia de ensino que pode contribuir para melhoria na aprendizagem de química. o trabalho foi bem feito.

MATERIAL E MÉTODOS: Para cada aluno (15) foi entregue um conteúdo de química referente ao ensino médio e foram propostas as seguintes atividades: 1. Fazer a leitura do conteúdo em pelo menos 3 livros didáticos diferentes (destinados ao ensino médio) e anotar os pontos em que os mesmos deixam a desejar (seja numa explicação incompleta ou numa explicação que possa gerar conflito). 2. Escrever um texto didático sobre o assunto (quantas páginas forem necessárias) no intuito de suprir as deficiências encontradas e dando ênfase às aplicações no cotidiano. 3. Resolver TODAS as questões que aparecerem no capítulo e fazer uma estatística (questões fáceis, de dificuldade mediana e dificuldade grande ou mesmo questões objetivas/subjetivas, questões voltadas para o cotidiano). 4.Pesquisar ou elaborar um experimento referente ao conteúdo utilizando materiais de baixo custo. 5. Planejar uma aulas didática diferenciada de 50 minutos para ser apresentada em local e data a serem confirmados. 6. Elaborar questões subjetivas e objetivas contextualizadas dentro do conteúdo ao qual cada bolsista ficar responsável. 7. Escrever um artigo (após o término das atividades acima) mostrando os pontos positivos e negativos encontrados no processo de ensino e aprendizagem e as medidas tomadas por vocês para sanarem tais dificuldades As aulas didáticas foram avaliadas por dois professores de Química e dois pedagogos. Os experimentos propostos foram executados numa feira no IFPI. Os livros analisados pelos alunos foram coletados de biblioteca do IFPI campus Picos e de editoras as quais fizeram doações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para cada livro analisado foram anotadas as deficiências (informações incompletas ou erradas) fazendo-se comparações com os conceitos trazidos pelos livros de ensino superior. Cada bolsista adquiriu uma visão crítica do conteúdo ao qual lhe foi dado, isso foi importante para produção de um texto didático que venha a sanar os defeitos encontrados nos livros didáticos de ensino médio. Todos os textos produzidos pelos alunos, bem como as questões elaborados, foram organizadas num só arquivo para ser feita uma publicação de um material alternativo para alunos de escolas públicas. Com a avaliação das aulas pelos professores e pelos pedagogos cada aluno pode perceber onde precisa melhorar, onde errou e até mesmo pode perceber o potencial que tem para a didática. Com a realização dos experimentos vários alunos foram atraídos e questionados a olhar de uma forma diferente para o mundo ao seu redor. A visão crítica adquirida pelos alunos gerou autonomia para os mesmos acerca do entendimento, ensino e aprendizagem dos conteúdos que lhes foram dados. Essa atividade gerou a produção de 13 artigos apresentados em congresso ou simpósio e 4 artigos submetidos a periódicos (Química nova na escola)

CONCLUSÕES: A realização dessa atividade foi totalmente satisfatória, pois atendeu a vários seguimentos do processo de ensino e aprendizagem. Desde a avaliação de livros didáticos, elaboração de materiais didáticos, elaboração de planos de aula, resolução e elaboração de exercícios, apresentação de artigos em congresso a publicação em periódicos. Com isso pode-se concluir que de fato houve um inserção continuadas do olhar investigativo acerca de Ensino de Química.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro e ao IFPI campus Picos por sempre se fazer presente nos projetos de pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEWEY, J. Pedagogia de Projetos. Revista Guia Prático para o Ensino Fundamental I. Editora Escala. Edição 96. 2012.


MOREIA, K. C. et al. O Ensino de Química por Meio de Atividades
Experimentais: A Realidade do Ensino nas Escolas. S/D. Disponível em: ˂www.unesp.br/prograd/ENNEP˃. Acessado em: 21/05/2012.